Encaminhar o título original: 2025 Abraçando a Autenticidade: Informação Real, Usuários Reais, Criação Real e Conexões Reais
Parece que todos estão animados para 2025, impulsionados pelas tendências de mercado e pelos tópicos quentes. Equipes de projetos, investidores de varejo, KOLs, VCs - todos estão se preparando para grandes movimentos.
Também faço parte disso, mas comecei a ser cauteloso. Quando todos estão se esforçando ao máximo, como posso evitar me deixar levar pelo momento?
Olhando para trás em 2024, espero que em 2025, tudo com que me envolver e criar seja genuíno e adicione valor real à indústria.
Este ano, as eleições nos Estados Unidos realmente me fizeram perceber isso. Se você apenas segue o Polymarket, sempre pensará que Trump está ganhando, mas as flutuações durante a campanha podem te pegar de surpresa.
Se você só confiar em certos meios de comunicação partidários, você pode pensar que Harris ainda tem chance. Mas uma vez que você se voltar para o Twitter, verá que a plataforma está cheia de postagens prevendo uma vitória de Trump.
A informação não é inherentemente certa ou errada, mas cada fonte tem suas limitações.
Portanto, ao avaliar o zumbido ou a reputação de um projeto com base apenas no Twitter, também é importante verificar os dados da cadeia, as discussões da comunidade e interagir com os outros.
Amplie suas fontes para obter uma gama mais diversificada de sinais.
Este ano, a discussão em torno da AI16z realmente me chamou a atenção, e acabei acompanhando desde o início.
Houve aspectos positivos e negativos. Por exemplo, no início, as observações francas do fundador fizeram muitas pessoas se preocuparem com seus investimentos, e KOLs proeminentes como Ansem e Him espalharam abertamente FUD sobre AI16z.
Em relação ao debate sobre a capitalização de eliza/Eliza, diferentes KOLs têm opiniões muito diferentes.
Durante o debate sobre a capitalização de "Eliza" vs "eliza," diferentes KOLs tinham opiniões bastante divergentes. É normal ter opiniões diferentes ou criticar um projeto, mas quando essas opiniões perdem sua base lógica e se tornam emocionais ou inflexíveis, elas se tornam tendenciosas.
Durante este período, se você apenas seguisse aqueles que eram otimistas em relação à AI16z, você poderia pensar que os problemas do projeto eram irrelevantes, mas você também teria que lidar com a pressão da venda.
Da mesma forma, se você seguiu apenas os KOLs que continuam FUD'ing AI16z, não importa o quanto o projeto tenha melhorado, você só obteria informações negativas, perdendo oportunidades de retornos massivos.
KOLs não estão certos nem errados; eles são apenas casulos de informação.
A qualidade varia, mas como são indivíduos, muitas vezes têm opiniões fixas ou até mesmo tendências. Portanto, ao pesquisar um projeto, não ignore aqueles ao seu redor que realmente fizeram uma pesquisa aprofundada sobre o projeto.
Muitos dos meus amigos compartilharam no Twitter que mais de 80% dos 'boatos' que ouvem acabam fazendo-os perder dinheiro.
Eu não sou diferente. Não estou compartilhando essa 'fofoca' com más intenções - é só que todos nós fazemos parte do mesmo jogo.
Você não sabe se a informação é real (se realmente vai subir);
Você não sabe sua eficácia (para onde irá);
Você não sabe quantos outros já ouviram isso (o ponto de compra está baixo o suficiente);
.....
As chances de essa informação ser distorcida são tão altas que, quando chegar até você, provavelmente se transformará em "notícias que fazem perder dinheiro".
Seja seguidores do Twitter, visitas ao site ou participação em AMA, o tráfego falso está crescendo e alimentando toda uma indústria de serviços de "venda de tráfego".
Vejo isso mais claramente no meu próprio trabalho.
Muitas pessoas não familiarizadas com a indústria usam ferramentas de terceiros para avaliar se um veículo de mídia vale a pena trabalhar com base em seu tráfego.
Isso levou à prática generalizada de 'comprar tráfego' para gerar 'negócios', uma tendência observada em todas as indústrias.
Mas "tráfego comprado" não traz influência real.
O "negócio" gerado a partir desse tráfego muitas vezes não leva a resultados significativos.
Neste ciclo:
Plataformas compram tráfego para impulsionar sua influência aparente;
As equipes de projetos precisam desse tráfego atrativo para provar que seu trabalho está causando impacto;
As plataformas competem entre si, aumentando o custo de compra de tráfego;
O tráfego cresce, os resultados de nível superficial melhoram e a indústria entra em um falso boom, com apenas a riqueza realmente se deslocando para os "provedores de serviços de tráfego".
Eu chamo esse fenômeno de "TráfegoDoente". Uma vez que você é pego nele, é difícil escapar.
Como podemos avaliar a verdadeira influência?
Interaja com pessoas reais, conecte-se com várias figuras da indústria e pergunte a elas suas opiniões sobre questões-chave, se elas viram conteúdo específico e quais são suas opiniões.
É por isso também que participei de tantos eventos no ano passado. Somente ao conhecer e trocar ideias com diferentes pessoas pessoalmente, pude entender como os outros nos percebem, o que está sendo discutido atualmente, a atmosfera geral da comunidade e o conteúdo que os usuários estão realmente interessados.
A autêntica influência e o feedback real são o que nos guiarão para um ciclo positivo.
Durante o meu tempo na publicidade, fui fortemente influenciado por uma ideia:
Todos compartilham certos traços básicos, então não importa o que você esteja fazendo, se for algo que realmente te move e em que você acredita profundamente, sempre haverá alguém, em algum lugar do mundo, que sente da mesma maneira.
É como ouvir música—“música de nicho” pode parecer um conceito relativo, mas sempre terá uma audiência.
Portanto, do ponto de vista do mercado, as perguntas-chave são simples:
1) Você está fazendo algo que realmente o excita e ressoa com você?
2) Você espalhou o suficiente?
Para o Web3, mesmo que nosso mercado esteja crescendo, a boa notícia é que nosso tráfego ainda é concentrado. Podemos facilmente rastrear onde os usuários estão localizados, quais plataformas sociais eles usam e quem são nossos concorrentes.
O Membro Leal deve ser atraído por um dos seus “conceitos extremos, ideias, atitudes”, etc. Uma vez que você os encontre, eles virão até você e começarão a formar uma comunidade.
Você não precisa de um grande número de pessoas. Algumas dezenas de usuários engajados podem ter um impacto muito maior do que dezenas de milhares. Portanto, em vez de se preocupar com o baixo tráfego, devemos nos concentrar em saber se o que estamos fazendo pode realmente atrair pessoas.
Este ano, além da agitação em torno de agentes de IA e conceitos semelhantes, a IA como ferramenta impulsionou significativamente nossa produtividade. Mas uma crítica comum é que o conteúdo parece excessivamente “gerado por IA.”
Se você percebe ou não, você vai começar a notar:
o conteúdo que você vê se tornando mais homogêneo; estruturas e raciocínio lógico se tornando mais semelhantes; as fontes de referência se tornando cada vez mais semelhantes; e o conteúdo da pesquisa crescendo em número (porque agora é mais fácil de produzir).
Sei que algumas plataformas de conteúdo têm usado IA em segundo plano para gerar conteúdo, expandir seus bancos de dados, realizar SEO e lucrar com o tráfego.
Mas, eventualmente, os usuários irão experimentar fadiga com isso.
Então, quando a IA for amplamente utilizada como ferramenta criativa, que tipo de conteúdo se destacará? Eu acho que existem dois elementos-chave:
Concentre-se em ideias. Tenha sua própria perspectiva sobre o conteúdo que você cria, saia dos quadros tradicionais e aborde as coisas de novos ângulos.
Criar algo novo. As pessoas sempre são atraídas por coisas que nunca viram antes. A criatividade não precisa seguir a lógica; é uma combinação livre de ideias, algo 'nunca visto antes'.
Devemos nos concentrar mais em criar novo conteúdo em vez de simplesmente organizar o material existente.
Relacionamentos saudáveis e de longo prazo devem ser mutuamente benéficos, e não exploração unilateral.
Pessoas que não apreciam o valor do seu trabalho vão continuar pedindo “favores”;
Aqueles que são mesquinhos com os outros ou com suas comunidades não estarão dispostos a compartilhar as recompensas por suas contribuições.
À medida que 2025 se aproxima e todos parecem prontos para fazer grandes movimentos, não quero ser o único que 'apenas recebe' e não retribui.
Este ano, meu cachorro ficou muito doente, e quando passei muito tempo cuidando dela, percebi que sempre tirei valor emocional dela sem considerar suas necessidades básicas, como alimentá-la a tempo, enquanto satisfazia minhas próprias necessidades emocionais.
O tempo de muitas pessoas é valioso este ano. Não tenha medo de pedir ajuda, mas lembre-se, não pegue sem retribuir.
As conexões reais são construídas com base em benefício mútuo.
Uma vez que você se compromete com algo, não há como voltar atrás - esta deve ser nossa atitude em relação ao que fazemos este ano.
Comprometa-se completamente com as coisas em que você acredita, não se disperse demais e não assuma que sempre haverá outra chance.
Esta é minha reflexão sobre 2024 e minhas esperanças para 2025.
Por fim, quero agradecer a todos os parceiros que escolheram trabalhar com a Techflow em 2024. Vamos trabalhar duro juntos em 2025 para criar coisas mais significativas e criativas.
Para aqueles que leram até aqui, desejo a vocês um próspero 2025 nas coisas em que acreditam.
Feliz Ano Novo! 🎉
مشاركة
المحتوى
Encaminhar o título original: 2025 Abraçando a Autenticidade: Informação Real, Usuários Reais, Criação Real e Conexões Reais
Parece que todos estão animados para 2025, impulsionados pelas tendências de mercado e pelos tópicos quentes. Equipes de projetos, investidores de varejo, KOLs, VCs - todos estão se preparando para grandes movimentos.
Também faço parte disso, mas comecei a ser cauteloso. Quando todos estão se esforçando ao máximo, como posso evitar me deixar levar pelo momento?
Olhando para trás em 2024, espero que em 2025, tudo com que me envolver e criar seja genuíno e adicione valor real à indústria.
Este ano, as eleições nos Estados Unidos realmente me fizeram perceber isso. Se você apenas segue o Polymarket, sempre pensará que Trump está ganhando, mas as flutuações durante a campanha podem te pegar de surpresa.
Se você só confiar em certos meios de comunicação partidários, você pode pensar que Harris ainda tem chance. Mas uma vez que você se voltar para o Twitter, verá que a plataforma está cheia de postagens prevendo uma vitória de Trump.
A informação não é inherentemente certa ou errada, mas cada fonte tem suas limitações.
Portanto, ao avaliar o zumbido ou a reputação de um projeto com base apenas no Twitter, também é importante verificar os dados da cadeia, as discussões da comunidade e interagir com os outros.
Amplie suas fontes para obter uma gama mais diversificada de sinais.
Este ano, a discussão em torno da AI16z realmente me chamou a atenção, e acabei acompanhando desde o início.
Houve aspectos positivos e negativos. Por exemplo, no início, as observações francas do fundador fizeram muitas pessoas se preocuparem com seus investimentos, e KOLs proeminentes como Ansem e Him espalharam abertamente FUD sobre AI16z.
Em relação ao debate sobre a capitalização de eliza/Eliza, diferentes KOLs têm opiniões muito diferentes.
Durante o debate sobre a capitalização de "Eliza" vs "eliza," diferentes KOLs tinham opiniões bastante divergentes. É normal ter opiniões diferentes ou criticar um projeto, mas quando essas opiniões perdem sua base lógica e se tornam emocionais ou inflexíveis, elas se tornam tendenciosas.
Durante este período, se você apenas seguisse aqueles que eram otimistas em relação à AI16z, você poderia pensar que os problemas do projeto eram irrelevantes, mas você também teria que lidar com a pressão da venda.
Da mesma forma, se você seguiu apenas os KOLs que continuam FUD'ing AI16z, não importa o quanto o projeto tenha melhorado, você só obteria informações negativas, perdendo oportunidades de retornos massivos.
KOLs não estão certos nem errados; eles são apenas casulos de informação.
A qualidade varia, mas como são indivíduos, muitas vezes têm opiniões fixas ou até mesmo tendências. Portanto, ao pesquisar um projeto, não ignore aqueles ao seu redor que realmente fizeram uma pesquisa aprofundada sobre o projeto.
Muitos dos meus amigos compartilharam no Twitter que mais de 80% dos 'boatos' que ouvem acabam fazendo-os perder dinheiro.
Eu não sou diferente. Não estou compartilhando essa 'fofoca' com más intenções - é só que todos nós fazemos parte do mesmo jogo.
Você não sabe se a informação é real (se realmente vai subir);
Você não sabe sua eficácia (para onde irá);
Você não sabe quantos outros já ouviram isso (o ponto de compra está baixo o suficiente);
.....
As chances de essa informação ser distorcida são tão altas que, quando chegar até você, provavelmente se transformará em "notícias que fazem perder dinheiro".
Seja seguidores do Twitter, visitas ao site ou participação em AMA, o tráfego falso está crescendo e alimentando toda uma indústria de serviços de "venda de tráfego".
Vejo isso mais claramente no meu próprio trabalho.
Muitas pessoas não familiarizadas com a indústria usam ferramentas de terceiros para avaliar se um veículo de mídia vale a pena trabalhar com base em seu tráfego.
Isso levou à prática generalizada de 'comprar tráfego' para gerar 'negócios', uma tendência observada em todas as indústrias.
Mas "tráfego comprado" não traz influência real.
O "negócio" gerado a partir desse tráfego muitas vezes não leva a resultados significativos.
Neste ciclo:
Plataformas compram tráfego para impulsionar sua influência aparente;
As equipes de projetos precisam desse tráfego atrativo para provar que seu trabalho está causando impacto;
As plataformas competem entre si, aumentando o custo de compra de tráfego;
O tráfego cresce, os resultados de nível superficial melhoram e a indústria entra em um falso boom, com apenas a riqueza realmente se deslocando para os "provedores de serviços de tráfego".
Eu chamo esse fenômeno de "TráfegoDoente". Uma vez que você é pego nele, é difícil escapar.
Como podemos avaliar a verdadeira influência?
Interaja com pessoas reais, conecte-se com várias figuras da indústria e pergunte a elas suas opiniões sobre questões-chave, se elas viram conteúdo específico e quais são suas opiniões.
É por isso também que participei de tantos eventos no ano passado. Somente ao conhecer e trocar ideias com diferentes pessoas pessoalmente, pude entender como os outros nos percebem, o que está sendo discutido atualmente, a atmosfera geral da comunidade e o conteúdo que os usuários estão realmente interessados.
A autêntica influência e o feedback real são o que nos guiarão para um ciclo positivo.
Durante o meu tempo na publicidade, fui fortemente influenciado por uma ideia:
Todos compartilham certos traços básicos, então não importa o que você esteja fazendo, se for algo que realmente te move e em que você acredita profundamente, sempre haverá alguém, em algum lugar do mundo, que sente da mesma maneira.
É como ouvir música—“música de nicho” pode parecer um conceito relativo, mas sempre terá uma audiência.
Portanto, do ponto de vista do mercado, as perguntas-chave são simples:
1) Você está fazendo algo que realmente o excita e ressoa com você?
2) Você espalhou o suficiente?
Para o Web3, mesmo que nosso mercado esteja crescendo, a boa notícia é que nosso tráfego ainda é concentrado. Podemos facilmente rastrear onde os usuários estão localizados, quais plataformas sociais eles usam e quem são nossos concorrentes.
O Membro Leal deve ser atraído por um dos seus “conceitos extremos, ideias, atitudes”, etc. Uma vez que você os encontre, eles virão até você e começarão a formar uma comunidade.
Você não precisa de um grande número de pessoas. Algumas dezenas de usuários engajados podem ter um impacto muito maior do que dezenas de milhares. Portanto, em vez de se preocupar com o baixo tráfego, devemos nos concentrar em saber se o que estamos fazendo pode realmente atrair pessoas.
Este ano, além da agitação em torno de agentes de IA e conceitos semelhantes, a IA como ferramenta impulsionou significativamente nossa produtividade. Mas uma crítica comum é que o conteúdo parece excessivamente “gerado por IA.”
Se você percebe ou não, você vai começar a notar:
o conteúdo que você vê se tornando mais homogêneo; estruturas e raciocínio lógico se tornando mais semelhantes; as fontes de referência se tornando cada vez mais semelhantes; e o conteúdo da pesquisa crescendo em número (porque agora é mais fácil de produzir).
Sei que algumas plataformas de conteúdo têm usado IA em segundo plano para gerar conteúdo, expandir seus bancos de dados, realizar SEO e lucrar com o tráfego.
Mas, eventualmente, os usuários irão experimentar fadiga com isso.
Então, quando a IA for amplamente utilizada como ferramenta criativa, que tipo de conteúdo se destacará? Eu acho que existem dois elementos-chave:
Concentre-se em ideias. Tenha sua própria perspectiva sobre o conteúdo que você cria, saia dos quadros tradicionais e aborde as coisas de novos ângulos.
Criar algo novo. As pessoas sempre são atraídas por coisas que nunca viram antes. A criatividade não precisa seguir a lógica; é uma combinação livre de ideias, algo 'nunca visto antes'.
Devemos nos concentrar mais em criar novo conteúdo em vez de simplesmente organizar o material existente.
Relacionamentos saudáveis e de longo prazo devem ser mutuamente benéficos, e não exploração unilateral.
Pessoas que não apreciam o valor do seu trabalho vão continuar pedindo “favores”;
Aqueles que são mesquinhos com os outros ou com suas comunidades não estarão dispostos a compartilhar as recompensas por suas contribuições.
À medida que 2025 se aproxima e todos parecem prontos para fazer grandes movimentos, não quero ser o único que 'apenas recebe' e não retribui.
Este ano, meu cachorro ficou muito doente, e quando passei muito tempo cuidando dela, percebi que sempre tirei valor emocional dela sem considerar suas necessidades básicas, como alimentá-la a tempo, enquanto satisfazia minhas próprias necessidades emocionais.
O tempo de muitas pessoas é valioso este ano. Não tenha medo de pedir ajuda, mas lembre-se, não pegue sem retribuir.
As conexões reais são construídas com base em benefício mútuo.
Uma vez que você se compromete com algo, não há como voltar atrás - esta deve ser nossa atitude em relação ao que fazemos este ano.
Comprometa-se completamente com as coisas em que você acredita, não se disperse demais e não assuma que sempre haverá outra chance.
Esta é minha reflexão sobre 2024 e minhas esperanças para 2025.
Por fim, quero agradecer a todos os parceiros que escolheram trabalhar com a Techflow em 2024. Vamos trabalhar duro juntos em 2025 para criar coisas mais significativas e criativas.
Para aqueles que leram até aqui, desejo a vocês um próspero 2025 nas coisas em que acreditam.
Feliz Ano Novo! 🎉