Este relatório centra-se nos principais desenvolvimentos da indústria blockchain de 3 a 10 de abril de 2025. Destaques incluem: o lançamento da mainnet da Shardeum agendado para 15 de abril; o TVL da Solana atingindo o seu nível mais alto desde 2023 com uma forte quota de mercado DEX; o lançamento oficial da mainnet da Lens Chain do Lens Protocol; o lançamento da Mantra de um fundo de 108 milhões de dólares para acelerar a tokenização de ativos do mundo real (RWA) e o desenvolvimento de projetos DeFi; a taxa de hash do Bitcoin ultrapassando 1 Zetahash pela primeira vez, marcando um salto de infraestrutura de 1000 vezes; e o lançamento planeado da Babylon da sua blockchain L1 Babylon Genesis em 10 de abril.
A Mainnet da Shardeum vai ser lançada a 15/4
Shardeum, uma blockchain de camada 1 shardada, compatível com EVM, será oficialmente lançada na sua mainnet em 15 de abril de 2025. O projeto foi iniciado em 2022 pelo co-fundador da WazirX, Nischal Shetty, e pelo engenheiro Omar Syed. Apresenta sharding de estado dinâmico e um mecanismo de consenso híbrido PoS + quorum, com o objetivo de escalabilidade linear, baixas taxas de gás e operação de nós sem permissão, com uma forte ênfase na descentralização e desenvolvimento impulsionado pela comunidade.
O token nativo, SHM, será lançado com um fornecimento inicial de 249 milhões — metade da quantidade originalmente planejada — exclusivamente alocada para recompensas de nós. A emissão futura de tokens será ajustada dinamicamente com base na participação no staking e na segurança da rede. O lançamento coincidirá com sua TGE e airdrop, distribuindo 5,5166 milhões de SHM (2,22% do fornecimento inicial). O registro para o airdrop encerrou em 21 de março. A Shardeum concluiu múltiplas fases de testnet e garantiu mais de $23 milhões em financiamento de investidores, incluindo Jane Street e Spartan Group.[1]
O TVL da Solana atinge o nível mais alto desde 2023, a quota de mercado da DEX permanece forte
Solana tem mostrado contínua força on-chain apesar de uma queda de cerca de 19% no preço do SOL de 31 de março a 7 de abril. O valor total bloqueado (TVL) da rede atingiu 53,8 milhões de SOL — o mais alto desde meados de 2022 — equivalente a cerca de $6,5 bilhões e ultrapassando a BNB Chain em aproximadamente $780 milhões. Sua participação de mercado na exchange descentralizada (DEX) subiu para 24%, solidificando a posição da Solana como o segundo maior ecossistema DeFi após a Ethereum. Principais DApps como Jito, Jupiter e Kamino têm impulsionado influxos de capital sustentados na rede.
No entanto, esta forte atividade on-chain não se traduziu em ganhos de preço para o SOL. Em 4 de abril, uma desbloqueio de aproximadamente 1,79 milhões de SOL introduziu mais de $200 milhões em pressão de venda potencial, ainda mais agravada pelos primeiros detentores que estão a lucrar. Além disso, a diminuição da euforia em torno das moedas meme como WIF, POPcat e BOME — todas elas com declínios semanais de mais de 20% — tem pesado na atividade de curto prazo dos utilizadores. A fraqueza do mercado em geral, com a diminuição do apetite pelo risco e a queda dos preços dos principais ativos, também tem exercido pressão sobre o sentimento em relação ao SOL.
No entanto, a Solana continua a receber reconhecimento positivo pela sua infraestrutura, experiência do utilizador e envolvimento dos programadores. Embora persistam preocupações em torno dos mecanismos MEV, a comunidade mantém-se proativa na exploração de estratégias de otimização. No geral, a Solana mantém uma posição forte como uma plataforma DeFi competitiva, com mais desenvolvimentos que valem a pena acompanhar.[2]
Protocolo de Lentes A Mainnet da Lens Chain é oficialmente lançada
O Lens Protocol lançou a sua mainnet a 4 de abril. A Lens Chain aproveita a camada de disponibilidade de dados da Avail e a tecnologia ZKsync para melhorar a escalabilidade e a segurança da rede. Além disso, também utiliza a stablecoin GHO para taxas de gás, permitindo transações eficientes, rápidas e sem taxas de gás. A mainnet do Lens Protocol inclui três componentes de infraestrutura chave para suportar aplicações sociais descentralizadas: Em primeiro lugar, o Protocolo Social oferece funcionalidades sociais pré-construídas como contas, publicações e grupos. Estas funcionalidades são modulares e flexíveis, permitindo aos programadores integrá-las como funções autónomas em aplicações existentes. Em segundo lugar, o Grove fornece um sistema de armazenamento com permissão on-chain que garante aos utilizadores o controlo sobre o seu conteúdo e a segurança dos seus dados. Em terceiro lugar, o Painel do Programador apresenta uma interface intuitiva para os programadores integrarem rapidamente módulos sociais, sem necessidade de conhecimentos de programação especializados.
O lançamento da mainnet do Protocolo Lens marca uma atualização significativa da plataforma que aprimora a infraestrutura SocialFi. Ao integrar a tecnologia hyperchain da zkSync e a camada de disponibilidade de dados da Avail, a Lens Chain oferece transações eficientes on-chain, armazenamento permanente e exclusão flexível de conteúdo, atendendo a diversas necessidades de gerenciamento de dados para aplicações sociais descentralizadas em grande escala. Isso coloca a Lens à frente de concorrentes como o Farcaster, que atualmente armazena apenas perfis de usuário on-chain e ainda não lançou completamente sua mainnet. As vantagens da Lens em segurança, escalabilidade e funcionalidades a posicionam para influenciar significativamente o futuro cenário SocialFi. Com 650.000 perfis de usuário e 28 milhões de conexões sociais, a Lens ainda está atrás das plataformas sociais tradicionais, mas sua visão de mídia social baseada em blockchain está se tornando realidade. A resposta positiva da comunidade ao lançamento da mainnet sugere um potencial crescimento nos investimentos em SocialFi e novos influxos de capital de mercado.
Mantra Lança Fundo de $108M para Acelerar a Tokenização de Ativos do Mundo Real e o Crescimento do DeFi
A blockchain pública Mantra anunciou o lançamento de um fundo de ecossistema de $108 milhões - o Fundo de Ecossistema Mantra (MEF) - com o objetivo de apoiar startups na tokenização de ativos do mundo real (RWA) e nos setores de finanças descentralizadas (DeFi). O fundo seguirá uma abordagem de "braços abertos", acolhendo projetos de alto potencial de todas as etapas e de todo o mundo.
Projetado especificamente para casos de uso de RWA, a Mantra planeja alocar o fundo ao longo dos próximos quatro anos, obtendo e investindo em projetos globais promissores focados em RWA, aplicações DeFi e infraestrutura de suporte. A iniciativa é apoiada por várias instituições proeminentes, incluindo Laser Digital, Shorooq, Brevan Howard Digital, Valor Capital, Three Point Capital e Amber Group. Notavelmente, a Mantra é a primeira plataforma DeFi a receber uma licença de Prestador de Serviços de Ativos Virtuais (VASP) da Autoridade Regulatória de Ativos Virtuais de Dubai (VARA). Com clareza regulatória e forte apoio financeiro, a Mantra está se posicionando rapidamente como um dos principais players no espaço global de infraestrutura RWA.
Taxa de Hash do Bitcoin Ultrapassa 1 Zetahash pela Primeira Vez, Marcando um Salto de Infraestrutura de 1.000x
A rede Bitcoin oficialmente ultrapassou 1 Zetahash por segundo (ZH/s) em taxa de hash - um marco histórico que a estabelece como uma das redes de supercomputação mais poderosas do mundo. Isso marca um aumento de 1.000 vezes na potência computacional ao longo dos últimos 16 anos, refletindo o enorme crescimento da infraestrutura desde a criação do Bitcoin.
De acordo com mempool.space, a taxa de hash do Bitcoin atingiu o pico de 1,025 ZH/s em 5 de abril, enquanto o BTC Frame registou 1,02 ZH/s no dia anterior. O Coinwarz reportou um valor ainda maior de 1,1 ZH/s na altura do bloco 890.915.
Estas variações decorrem de diferentes métodos de estimativa usados pelas plataformas, incluindo diferenças na contagem de blocos atrasados, janelas de ajuste de dificuldade e seleção de nós. No entanto, o marco é amplamente visto como um aprimoramento significativo da descentralização e segurança da rede do Bitcoin. Desde que atingiu pela primeira vez 1 exahash por segundo (EH/s) em 2016, a taxa de hash da rede do Bitcoin cresceu mil vezes. Hoje, a taxa de hash do Bitcoin é muito superior à de outras redes de prova de trabalho — a Litecoin, por exemplo, está apenas em 2,49 Petahash por segundo, menos de 1/40.000 da do Bitcoin.
Por trás deste aumento estão grandes empresas de mineração e inovação contínua de hardware. A MARA Holdings, agora operando mais de 50 EH/s, é a maior mineradora de Bitcoin única, enquanto pools como a Foundry USA e a AntPool dominam a distribuição de mineração. Empresas listadas publicamente como a Riot Platforms, Core Scientific, CleanSpark, Hut 8 Mining e TeraWulf também estão aumentando as implantações de hashrate para garantir a rede.
Babilônia Lança Blockchain L1 'Babilônia Genesis' em 10 de abril
Em 10 de abril, a Fundação Babilônia lançou oficialmente a mainnet Babylon Genesis, uma blockchain de Camada 1 construída com o Cosmos SDK, marcando a primeira implementação de staking nativo de Bitcoin em uma mainnet ao vivo. A rede introduz um mecanismo de staking duplo: Os validadores na Babylon Genesis aceitam staking em tokens BABY, enquanto os provedores de finalidade fazem staking em Bitcoin. Um mecanismo de penalização está em vigor para penalizar comportamentos maliciosos. O token BABY tem uma taxa de inflação anual de 8%, com 4% distribuídos para os stakers de BABY e os outros 4% para os stakers de Bitcoin. As transferências de tokens e as funções de staking foram ativadas no lançamento, com suporte de várias carteiras, custodiantes e exchanges. Notavelmente, a Gate.io listou Babylon (BABY) para negociação spot em 10 de abril às 18:00 (UTC+8).
Nas primeiras duas semanas, o staking de Bitcoin será limitado a uma fase Cap-1 (aproximadamente 1.000 BTC) para garantir a estabilidade e segurança da rede durante o lançamento inicial. Após isso, o sistema estará aberto a todos os stakers iniciais e novos. Babylon tem como objetivo expandir a utilidade do Bitcoin além do “pagamento” e da “reserva de valor” para o “staking”. O lançamento do Babylon Genesis marca a segunda fase do roadmap de três fases do projeto. A primeira fase, concluída no final de 2024, viu 57.000 BTC staked. A fase final se concentrará em capacitar outras redes a alavancar a segurança do staking de Bitcoin — formando um ecossistema mais amplo e seguro com Bitcoin.
Aviso
Os utilizadores devem ter cautela ao participar, estar cientes dos riscos e realizar uma pesquisa aprofundada antes de se envolver. Gate.io não garante o desenvolvimento futuro dos projetos.
Referências:
Investigação Gate
Gate Research é uma plataforma abrangente de pesquisa em blockchain e criptomoedas que fornece conteúdo detalhado. Isso inclui análise técnica, insights sobre tópicos relevantes, revisões de mercado, pesquisa setorial, previsões de tendências e análise de políticas macroeconômicas.
Clique aquivisitar agora
Aviso legal
Investir no mercado de criptomoedas envolve alto risco, e é recomendável que os usuários conduzam pesquisas independentes e compreendam completamente a natureza dos ativos e produtos que adquirem antes de tomarem quaisquer decisões de investimento. Gate.io não é responsável por quaisquer perdas ou danos causados por tais decisões de investimento.
مشاركة
المحتوى
Este relatório centra-se nos principais desenvolvimentos da indústria blockchain de 3 a 10 de abril de 2025. Destaques incluem: o lançamento da mainnet da Shardeum agendado para 15 de abril; o TVL da Solana atingindo o seu nível mais alto desde 2023 com uma forte quota de mercado DEX; o lançamento oficial da mainnet da Lens Chain do Lens Protocol; o lançamento da Mantra de um fundo de 108 milhões de dólares para acelerar a tokenização de ativos do mundo real (RWA) e o desenvolvimento de projetos DeFi; a taxa de hash do Bitcoin ultrapassando 1 Zetahash pela primeira vez, marcando um salto de infraestrutura de 1000 vezes; e o lançamento planeado da Babylon da sua blockchain L1 Babylon Genesis em 10 de abril.
A Mainnet da Shardeum vai ser lançada a 15/4
Shardeum, uma blockchain de camada 1 shardada, compatível com EVM, será oficialmente lançada na sua mainnet em 15 de abril de 2025. O projeto foi iniciado em 2022 pelo co-fundador da WazirX, Nischal Shetty, e pelo engenheiro Omar Syed. Apresenta sharding de estado dinâmico e um mecanismo de consenso híbrido PoS + quorum, com o objetivo de escalabilidade linear, baixas taxas de gás e operação de nós sem permissão, com uma forte ênfase na descentralização e desenvolvimento impulsionado pela comunidade.
O token nativo, SHM, será lançado com um fornecimento inicial de 249 milhões — metade da quantidade originalmente planejada — exclusivamente alocada para recompensas de nós. A emissão futura de tokens será ajustada dinamicamente com base na participação no staking e na segurança da rede. O lançamento coincidirá com sua TGE e airdrop, distribuindo 5,5166 milhões de SHM (2,22% do fornecimento inicial). O registro para o airdrop encerrou em 21 de março. A Shardeum concluiu múltiplas fases de testnet e garantiu mais de $23 milhões em financiamento de investidores, incluindo Jane Street e Spartan Group.[1]
O TVL da Solana atinge o nível mais alto desde 2023, a quota de mercado da DEX permanece forte
Solana tem mostrado contínua força on-chain apesar de uma queda de cerca de 19% no preço do SOL de 31 de março a 7 de abril. O valor total bloqueado (TVL) da rede atingiu 53,8 milhões de SOL — o mais alto desde meados de 2022 — equivalente a cerca de $6,5 bilhões e ultrapassando a BNB Chain em aproximadamente $780 milhões. Sua participação de mercado na exchange descentralizada (DEX) subiu para 24%, solidificando a posição da Solana como o segundo maior ecossistema DeFi após a Ethereum. Principais DApps como Jito, Jupiter e Kamino têm impulsionado influxos de capital sustentados na rede.
No entanto, esta forte atividade on-chain não se traduziu em ganhos de preço para o SOL. Em 4 de abril, uma desbloqueio de aproximadamente 1,79 milhões de SOL introduziu mais de $200 milhões em pressão de venda potencial, ainda mais agravada pelos primeiros detentores que estão a lucrar. Além disso, a diminuição da euforia em torno das moedas meme como WIF, POPcat e BOME — todas elas com declínios semanais de mais de 20% — tem pesado na atividade de curto prazo dos utilizadores. A fraqueza do mercado em geral, com a diminuição do apetite pelo risco e a queda dos preços dos principais ativos, também tem exercido pressão sobre o sentimento em relação ao SOL.
No entanto, a Solana continua a receber reconhecimento positivo pela sua infraestrutura, experiência do utilizador e envolvimento dos programadores. Embora persistam preocupações em torno dos mecanismos MEV, a comunidade mantém-se proativa na exploração de estratégias de otimização. No geral, a Solana mantém uma posição forte como uma plataforma DeFi competitiva, com mais desenvolvimentos que valem a pena acompanhar.[2]
Protocolo de Lentes A Mainnet da Lens Chain é oficialmente lançada
O Lens Protocol lançou a sua mainnet a 4 de abril. A Lens Chain aproveita a camada de disponibilidade de dados da Avail e a tecnologia ZKsync para melhorar a escalabilidade e a segurança da rede. Além disso, também utiliza a stablecoin GHO para taxas de gás, permitindo transações eficientes, rápidas e sem taxas de gás. A mainnet do Lens Protocol inclui três componentes de infraestrutura chave para suportar aplicações sociais descentralizadas: Em primeiro lugar, o Protocolo Social oferece funcionalidades sociais pré-construídas como contas, publicações e grupos. Estas funcionalidades são modulares e flexíveis, permitindo aos programadores integrá-las como funções autónomas em aplicações existentes. Em segundo lugar, o Grove fornece um sistema de armazenamento com permissão on-chain que garante aos utilizadores o controlo sobre o seu conteúdo e a segurança dos seus dados. Em terceiro lugar, o Painel do Programador apresenta uma interface intuitiva para os programadores integrarem rapidamente módulos sociais, sem necessidade de conhecimentos de programação especializados.
O lançamento da mainnet do Protocolo Lens marca uma atualização significativa da plataforma que aprimora a infraestrutura SocialFi. Ao integrar a tecnologia hyperchain da zkSync e a camada de disponibilidade de dados da Avail, a Lens Chain oferece transações eficientes on-chain, armazenamento permanente e exclusão flexível de conteúdo, atendendo a diversas necessidades de gerenciamento de dados para aplicações sociais descentralizadas em grande escala. Isso coloca a Lens à frente de concorrentes como o Farcaster, que atualmente armazena apenas perfis de usuário on-chain e ainda não lançou completamente sua mainnet. As vantagens da Lens em segurança, escalabilidade e funcionalidades a posicionam para influenciar significativamente o futuro cenário SocialFi. Com 650.000 perfis de usuário e 28 milhões de conexões sociais, a Lens ainda está atrás das plataformas sociais tradicionais, mas sua visão de mídia social baseada em blockchain está se tornando realidade. A resposta positiva da comunidade ao lançamento da mainnet sugere um potencial crescimento nos investimentos em SocialFi e novos influxos de capital de mercado.
Mantra Lança Fundo de $108M para Acelerar a Tokenização de Ativos do Mundo Real e o Crescimento do DeFi
A blockchain pública Mantra anunciou o lançamento de um fundo de ecossistema de $108 milhões - o Fundo de Ecossistema Mantra (MEF) - com o objetivo de apoiar startups na tokenização de ativos do mundo real (RWA) e nos setores de finanças descentralizadas (DeFi). O fundo seguirá uma abordagem de "braços abertos", acolhendo projetos de alto potencial de todas as etapas e de todo o mundo.
Projetado especificamente para casos de uso de RWA, a Mantra planeja alocar o fundo ao longo dos próximos quatro anos, obtendo e investindo em projetos globais promissores focados em RWA, aplicações DeFi e infraestrutura de suporte. A iniciativa é apoiada por várias instituições proeminentes, incluindo Laser Digital, Shorooq, Brevan Howard Digital, Valor Capital, Three Point Capital e Amber Group. Notavelmente, a Mantra é a primeira plataforma DeFi a receber uma licença de Prestador de Serviços de Ativos Virtuais (VASP) da Autoridade Regulatória de Ativos Virtuais de Dubai (VARA). Com clareza regulatória e forte apoio financeiro, a Mantra está se posicionando rapidamente como um dos principais players no espaço global de infraestrutura RWA.
Taxa de Hash do Bitcoin Ultrapassa 1 Zetahash pela Primeira Vez, Marcando um Salto de Infraestrutura de 1.000x
A rede Bitcoin oficialmente ultrapassou 1 Zetahash por segundo (ZH/s) em taxa de hash - um marco histórico que a estabelece como uma das redes de supercomputação mais poderosas do mundo. Isso marca um aumento de 1.000 vezes na potência computacional ao longo dos últimos 16 anos, refletindo o enorme crescimento da infraestrutura desde a criação do Bitcoin.
De acordo com mempool.space, a taxa de hash do Bitcoin atingiu o pico de 1,025 ZH/s em 5 de abril, enquanto o BTC Frame registou 1,02 ZH/s no dia anterior. O Coinwarz reportou um valor ainda maior de 1,1 ZH/s na altura do bloco 890.915.
Estas variações decorrem de diferentes métodos de estimativa usados pelas plataformas, incluindo diferenças na contagem de blocos atrasados, janelas de ajuste de dificuldade e seleção de nós. No entanto, o marco é amplamente visto como um aprimoramento significativo da descentralização e segurança da rede do Bitcoin. Desde que atingiu pela primeira vez 1 exahash por segundo (EH/s) em 2016, a taxa de hash da rede do Bitcoin cresceu mil vezes. Hoje, a taxa de hash do Bitcoin é muito superior à de outras redes de prova de trabalho — a Litecoin, por exemplo, está apenas em 2,49 Petahash por segundo, menos de 1/40.000 da do Bitcoin.
Por trás deste aumento estão grandes empresas de mineração e inovação contínua de hardware. A MARA Holdings, agora operando mais de 50 EH/s, é a maior mineradora de Bitcoin única, enquanto pools como a Foundry USA e a AntPool dominam a distribuição de mineração. Empresas listadas publicamente como a Riot Platforms, Core Scientific, CleanSpark, Hut 8 Mining e TeraWulf também estão aumentando as implantações de hashrate para garantir a rede.
Babilônia Lança Blockchain L1 'Babilônia Genesis' em 10 de abril
Em 10 de abril, a Fundação Babilônia lançou oficialmente a mainnet Babylon Genesis, uma blockchain de Camada 1 construída com o Cosmos SDK, marcando a primeira implementação de staking nativo de Bitcoin em uma mainnet ao vivo. A rede introduz um mecanismo de staking duplo: Os validadores na Babylon Genesis aceitam staking em tokens BABY, enquanto os provedores de finalidade fazem staking em Bitcoin. Um mecanismo de penalização está em vigor para penalizar comportamentos maliciosos. O token BABY tem uma taxa de inflação anual de 8%, com 4% distribuídos para os stakers de BABY e os outros 4% para os stakers de Bitcoin. As transferências de tokens e as funções de staking foram ativadas no lançamento, com suporte de várias carteiras, custodiantes e exchanges. Notavelmente, a Gate.io listou Babylon (BABY) para negociação spot em 10 de abril às 18:00 (UTC+8).
Nas primeiras duas semanas, o staking de Bitcoin será limitado a uma fase Cap-1 (aproximadamente 1.000 BTC) para garantir a estabilidade e segurança da rede durante o lançamento inicial. Após isso, o sistema estará aberto a todos os stakers iniciais e novos. Babylon tem como objetivo expandir a utilidade do Bitcoin além do “pagamento” e da “reserva de valor” para o “staking”. O lançamento do Babylon Genesis marca a segunda fase do roadmap de três fases do projeto. A primeira fase, concluída no final de 2024, viu 57.000 BTC staked. A fase final se concentrará em capacitar outras redes a alavancar a segurança do staking de Bitcoin — formando um ecossistema mais amplo e seguro com Bitcoin.
Aviso
Os utilizadores devem ter cautela ao participar, estar cientes dos riscos e realizar uma pesquisa aprofundada antes de se envolver. Gate.io não garante o desenvolvimento futuro dos projetos.
Referências:
Investigação Gate
Gate Research é uma plataforma abrangente de pesquisa em blockchain e criptomoedas que fornece conteúdo detalhado. Isso inclui análise técnica, insights sobre tópicos relevantes, revisões de mercado, pesquisa setorial, previsões de tendências e análise de políticas macroeconômicas.
Clique aquivisitar agora
Aviso legal
Investir no mercado de criptomoedas envolve alto risco, e é recomendável que os usuários conduzam pesquisas independentes e compreendam completamente a natureza dos ativos e produtos que adquirem antes de tomarem quaisquer decisões de investimento. Gate.io não é responsável por quaisquer perdas ou danos causados por tais decisões de investimento.