O staking Ethereum e seus derivados relacionados são, sem dúvida, os tópicos mais quentes no último ano ou dois. De Beacon Chain a The Merge a Shanghai Advanced, de LST a DVT a Restaking e LSTfi, testemunhamos o surgimento e o rápido desenvolvimento de staking e faixas relacionadas. Investigando os fatores determinantes por trás dele, não é difícil descobrir que seu desenvolvimento se originou da mudança de paradigma do Ethereum staking. Portanto, também devemos pensar em como o paradigma de staking do Ethereum evoluirá a longo prazo e como isso afetará as trilhas relacionadas e os principais players.
Num artigo intitulado
Vitalik chama o padrão de estaca atual do Ethereum de estaca em dois níveis. Neste modelo de estaca, existem duas camadas de participantes: Operadores de nó e Delegados.
Atualmente, a principal forma dos delegadores participarem na estaca é através dos serviços fornecidos pelos prestadores de serviços de estaca, como Lido e Rocket Pool.
Vitalik acredita que o modelo de dupla camada de garantia trouxe dois problemas, nomeadamente o risco de centralização da trilha de garantia e o fardo desnecessário na camada de consenso.
Conhecimentos adicionais de fundo:
Slot (intervalo de tempo): refere-se ao tempo necessário para que um novo bloco seja incluído no consenso. Um slot no Ethereum é de cerca de 12s. Em cada slot, a rede seleciona aleatoriamente um validador como proponente de bloco, que é responsável por criar novos blocos e enviá-los para outros nós na rede. Além disso, em cada slot, um comitê de validadores é selecionado aleatoriamente para determinar a validade do bloco proposto através de seu voto. Ou seja, todos os validadores não precisam participar do trabalho de verificação de um determinado slot. Apenas os validadores do comitê selecionado podem participar normalmente. 2/3 dos votos do comitê podem tornar o status do slot válido. Cada slot não requer que todos os validadores participem, o que facilita a gestão da carga da rede.
Época (período): refere-se a um período de tempo contendo 32 slots. Uma época no Ethereum é aproximadamente 6.4min. Em uma época, um validador só pode participar de um comitê, e todos os validadores ativos na rede precisam fornecer prova para provar seu status “ativo” nesta época. O primeiro slot de cada época (normalmente) também é chamado de um checkpoint (ponto de verificação).
Finalidade: A “finalidade” de uma transação na rede distribuída significa que a transação se torna uma parte distrital do bloco e não pode ser alterada a menos que uma grande quantidade de ETH seja destruída, provocando o retrocesso da blockchain. Ethereum gerencia a finalidade através de blocos de “ponto de verificação”. Se um par de pontos de verificação (o primeiro slot dos epochs adjacentes) obtiver mais de 2/3 do total de ETH votado, então esse par de pontos de verificação será atualizado. O mais recente dos dois pontos de verificação se torna o estado “razoável” e o ponto de verificação mais antigo é atualizado para o estado “finalizado” a partir do estado razoável obtido no epoch anterior. Em média, as transações do usuário estarão em um bloco no meio de um epoch, a meio epoch do próximo ponto de verificação, indicando que as transações são finalizadas em 2.5 epochs, cerca de 16 minutos (após 0.5 epochs, o próximo ponto de verificação é alcançado; Após outro epoch, o próximo ponto de verificação obterá um estado razoável; após outro epoch, o próximo ponto de verificação obterá o estado final). Idealmente, o 22º slot de um epoch alcançaria a plausibilidade do ponto de verificação para esse epoch. Portanto, o tempo médio de finalização da transação é de 14 minutos (16+32+22 slots).
Finalidade de Um Único Slot (SSF, finalidade de um único slot): A finalidade é alcançada imediatamente após cada slot produzir um bloco. O tempo atual que o Ethereum leva para finalizar blocos é muito longo. A maioria dos utilizadores não quer esperar cerca de 15 minutos para finalizar transações, o que restringe o desenvolvimento de aplicações que pretendem alcançar um alto débito de transações. Além disso, o atraso entre a proposta de bloco e a finalização também cria oportunidades para reorganizações a curto prazo, que os atacantes podem explorar para censurar certos blocos ou realizar extrações de MEV. O mecanismo para lidar com blocos de atualização por fases também é bastante complexo e é uma das partes mais vulneráveis do código-base do Ethereum a pequenos bugs. Estes problemas podem ser todos resolvidos ao reduzir o tempo de finalização para um único slot. O SSF está no ramo The Merge no roteiro do Ethereum (referência: https://twitter.com/VitalikButerin/status/1588669782471368704/photo/1) , é um dos objetivos de longo prazo da Ethereum. No entanto, os funcionários da Ethereum não esperam que o SSF seja lançado dentro de alguns anos e exigirá grandes atualizações, como Árvores Verkle e Danksharding, como trabalho preparatório.
Vitalik apontou que os atuais delegados não estão desempenhando seu papel devido e acredita que ambos os problemas acima podem ser resolvidos dando aos delegados mais direitos e obrigações. As duas principais maneiras de resolver o problema são expandir os poderes de seleção de delegados e a participação no consenso.
Expandir os poderes de seleção de delegados significa expandir as opções dos delegantes, dando-lhes uma posição mais proativa na seleção de prestadores de serviços de estaca e operadores de nós. Atualmente, este método realmente existe parcialmente, porque os delegados que detêm stETH ou rETH podem retirar o dinheiro diretamente e depois comprometê-lo a outras pools de estaca. No entanto, existem muitas limitações, como a incapacidade de escolher diretamente um operador e retiradas insuficientes. Flexível etc.
Vitalik mencionou três maneiras de expandir as opções dos delegadores:
Sobre a barra:
O que é o slash: O consenso do Ethereum requer um certo mecanismo de incentivo para que os validadores atuem ativamente. Para participar no consenso do Ethereum, os validadores precisam de apostar uma certa quantidade de ETH antecipadamente. Se um validador se comportar de forma inadequada, o seu ETH apostado pode ser cortado. Existem dois tipos principais de comportamento considerados desonestos: propor vários blocos num slot (ambiguidade) e submeter votos conflituosos.
Porque reduzir a quantidade de cortes pode reduzir os riscos enfrentados pelos delegados: Na estrutura de duas camadas atual, os delegados apenas fornecem ETH prometido, e o comportamento do verificador é na realidade o comportamento do operador do nó, então quando o operador age mal, os delegados serão punidos em seu lugar. Projetos como Rocket Pool exigem que os operadores de nó contribuam com uma certa quantidade de ETH prometido para reduzir o problema da agência. Se a quantidade de ETH que pode ser cortada for reduzida ao nível do Ethereum na medida em que a parte do operador de nó possa cobri-la, então os delegados podem eliminar o risco de corte, e o provedor de serviços de promessa também pode permitir aos delegados retirar dinheiro a qualquer momento sem ter que reservar uma certa quantidade de liquidez.
A participação no consenso permite que os delegados participem no consenso Ethereum de forma mais leve, sem adicionar uma carga adicional ao consenso Ethereum. Vitalik admitiu que muitos delegados não querem fazer isso. Eles apenas querem manter os LSTs da forma mais simples, mas ele também acredita que haverá delegados que participarão ativamente no consenso. Vitalik fornece duas soluções de implementação: integração nativa do Ethereum e integração de projeto de terceiros, que serão discutidas uma a uma abaixo.
No nível do protocolo Ethereum, os validadores são primeiro divididos em dois tipos: validadores complexos (níveis de penalização de alta complexidade) e validadores simples (níveis de baixa complexidade), cada um dos quais realiza tarefas diferentes para garantir o desempenho e a descentralização do Ethereum.
fonte:@vbuterin/estaca_2023_10"">https://notes.ethereum.org/@vbuterin/staking_2023_10
A integração de projetos de terceiros refere-se à realização da participação dos delegadores no consenso do Ethereum principalmente através da atualização do próprio pool de estaca. A ideia principal é introduzir a assinatura conjunta dos delegadores e verificadores no processo de votação de consenso para refletir os desejos do grupo de delegadores. Aqui estão três opções propostas por Vitalik:
Vitalik acredita que, se a solução acima for adotada corretamente, ajustes no design de prova de participação podem alcançar dois pássaros com uma cajadada (reduzir a centralização de promessas e reduzir a carga de consenso do Ethereum):
Embora as soluções acima estejam em diferentes níveis de abstração, incluindo a otimização das eleições intra-pool, o reforço da competição entre pools e a integração nativa do Ethereum, os seus objetivos são resolver os problemas atuais da centralização do compromisso do Ethereum e da carga de consenso. Vitalik acredita que as soluções de implementação específicas devem ser cuidadosamente consideradas antes de serem adotadas, e que a solução ótima ainda deve alcançar os objetivos desejados, minimizando as alterações no protocolo.
Refer to@StakingRewardsA divisão da Gate.io do ecossistema de estacas Ethereum. De baixo para cima, pode ser dividido em camada de verificação, camada de estaca, camada de ponte, camada de infraestrutura DeFi e camada de produto estruturado superior. As relações lógicas internas e os valores respectivos podem ser resumidos da seguinte forma:
Fonte:https://twitter.com/StakingRewards/status/1711409661734219886/photo/1
No ecossistema de Estaca, a camada de estaca desempenha um papel central na ligação entre o passado e o próximo: introduzindo mais ações de estaca no Ethereum e fornecendo liquidez ao sistema DeFi através de LST. A posição central da camada de penhor permite que suas próprias mudanças causem alterações em todo o ecossistema de penhor, por isso vamos focar na análise do impacto das soluções relevantes nos projetos da camada de penhor. A trilha de estaca neste artigo irá referir-se principalmente à camada de estaca.
Os ângulos de implementação das soluções acima são diferentes, mas todas terão um impacto na pista de estaca. A seguir, analisaremos o impacto de diferentes soluções e inferiremos a viabilidade de adotar as soluções correspondentes.
A seguir, uma breve análise do impacto potencial das três opções mencionadas por Vitalik para expandir as opções dos delegantes.
A ideia básica da participação do Consenso é permitir que mais validadores simples participem do consenso. A diferença entre as duas soluções é se é implementada através da integração nativa do Ethereum ou dentro de um projeto de terceiros.
De acordo com a ideia de Vitalik, a solução de integração nativa do Ethereum dividirá diretamente a rede em dois grupos: validadores complexos e validadores simples. O limite de garantia para os validadores complexos será aumentado para 2048 ETH, e o número de validadores é limitado a 10.000. Eles precisam permanecer online em tempo real e ser responsáveis pelo trabalho principal de verificação e cálculo; enquanto a verificação simples requer apenas o uso do seu próprio equipamento para executar um cliente leve. Participam no consenso num momento específico e apenas realizam tarefas leves, como votação.
Nota: 2048 ETH é o exemplo dado por Vitalik no artigo original, mas é mais provável que se torne o número adotado nos planos subsequentes. Combinando a explicação de Vitalik no artigo
Origem: @vbuterin/single_slot_finality"">https://notes.ethereum.org/@vbuterin/single_slot_finality
Fonte: https://etherscan.io/chart/ethersupplygrowth
Fonte: https://www.validatorqueue.com/
fonte: https://vitalik.ca/general/2021/12/06/endgame.html
Conteúdo relacionado ao Verge, fonte:https://twitter.com/VitalikButerin/status/1588669782471368704
Vitalik também propôs um plano de implementação que é apenas implementado através da estaca pool sem o suporte nativo do Ethereum. O núcleo é dividir a chave privada do verificador em duas partes, P e Q, respetivamente, e dá-las ao nó de verificação e ao utilizador, permitindo que os utilizadores participem no consenso através da assinatura conjunta de P e Q.
Vitalik não expressou explicitamente sua preferência por uma solução específica em seu artigo, mas ainda podemos inferir o que pode acontecer analisando o efeito e impacto da solução e combinando informações de artigos anteriores de Vitalik e do roteiro do Ethereum.
Nas muitas palestras e artigos de Vitalik, podemos ver uma ideia central: o Ethereum deve permanecer neutro e minimalista. Embora muitas funcionalidades (como a abstração de contas, serviços de estaca de liquidez, contas privadas, etc.) tenham melhorado a competitividade do Ethereum, o Ethereum não escolheu integrar diretamente todas as funcionalidades, mas deixou algumas funções para projetos de terceiros construírem. Muitos projetos de terceiros também responderam bem às proposições deixadas pelo Ethereum e encontraram sua própria posição de mercado. No entanto, à medida que o próprio Ethereum continua a evoluir, os problemas e oportunidades enfrentados pelos projetos de terceiros também estão mudando. Para esses participantes, isso não é apenas um teste de adaptabilidade, mas também um momento para pensar profundamente sobre o futuro e antecipar e aproveitar as oportunidades de fim de jogo.
Na análise deste artigo, tentámos fazer uma dedução abrangente sobre as variáveis que os projetos atuais relacionados com a estaca track podem enfrentar no futuro com base nas suposições de Vitalik. Embora Vitalik tenha delineado o possível fim do Ethereum num artigo relacionado, o futuro permanece incerto, uma vez que os planos atuais podem mudar em resposta às novas exigências do mercado e avanços tecnológicos. Neste cenário em constante mudança, apenas os jogadores com pensamento de fim de jogo e a capacidade de capturar bónus atuais podem manter-se à frente na corrida a longo prazo.
O staking Ethereum e seus derivados relacionados são, sem dúvida, os tópicos mais quentes no último ano ou dois. De Beacon Chain a The Merge a Shanghai Advanced, de LST a DVT a Restaking e LSTfi, testemunhamos o surgimento e o rápido desenvolvimento de staking e faixas relacionadas. Investigando os fatores determinantes por trás dele, não é difícil descobrir que seu desenvolvimento se originou da mudança de paradigma do Ethereum staking. Portanto, também devemos pensar em como o paradigma de staking do Ethereum evoluirá a longo prazo e como isso afetará as trilhas relacionadas e os principais players.
Num artigo intitulado
Vitalik chama o padrão de estaca atual do Ethereum de estaca em dois níveis. Neste modelo de estaca, existem duas camadas de participantes: Operadores de nó e Delegados.
Atualmente, a principal forma dos delegadores participarem na estaca é através dos serviços fornecidos pelos prestadores de serviços de estaca, como Lido e Rocket Pool.
Vitalik acredita que o modelo de dupla camada de garantia trouxe dois problemas, nomeadamente o risco de centralização da trilha de garantia e o fardo desnecessário na camada de consenso.
Conhecimentos adicionais de fundo:
Slot (intervalo de tempo): refere-se ao tempo necessário para que um novo bloco seja incluído no consenso. Um slot no Ethereum é de cerca de 12s. Em cada slot, a rede seleciona aleatoriamente um validador como proponente de bloco, que é responsável por criar novos blocos e enviá-los para outros nós na rede. Além disso, em cada slot, um comitê de validadores é selecionado aleatoriamente para determinar a validade do bloco proposto através de seu voto. Ou seja, todos os validadores não precisam participar do trabalho de verificação de um determinado slot. Apenas os validadores do comitê selecionado podem participar normalmente. 2/3 dos votos do comitê podem tornar o status do slot válido. Cada slot não requer que todos os validadores participem, o que facilita a gestão da carga da rede.
Época (período): refere-se a um período de tempo contendo 32 slots. Uma época no Ethereum é aproximadamente 6.4min. Em uma época, um validador só pode participar de um comitê, e todos os validadores ativos na rede precisam fornecer prova para provar seu status “ativo” nesta época. O primeiro slot de cada época (normalmente) também é chamado de um checkpoint (ponto de verificação).
Finalidade: A “finalidade” de uma transação na rede distribuída significa que a transação se torna uma parte distrital do bloco e não pode ser alterada a menos que uma grande quantidade de ETH seja destruída, provocando o retrocesso da blockchain. Ethereum gerencia a finalidade através de blocos de “ponto de verificação”. Se um par de pontos de verificação (o primeiro slot dos epochs adjacentes) obtiver mais de 2/3 do total de ETH votado, então esse par de pontos de verificação será atualizado. O mais recente dos dois pontos de verificação se torna o estado “razoável” e o ponto de verificação mais antigo é atualizado para o estado “finalizado” a partir do estado razoável obtido no epoch anterior. Em média, as transações do usuário estarão em um bloco no meio de um epoch, a meio epoch do próximo ponto de verificação, indicando que as transações são finalizadas em 2.5 epochs, cerca de 16 minutos (após 0.5 epochs, o próximo ponto de verificação é alcançado; Após outro epoch, o próximo ponto de verificação obterá um estado razoável; após outro epoch, o próximo ponto de verificação obterá o estado final). Idealmente, o 22º slot de um epoch alcançaria a plausibilidade do ponto de verificação para esse epoch. Portanto, o tempo médio de finalização da transação é de 14 minutos (16+32+22 slots).
Finalidade de Um Único Slot (SSF, finalidade de um único slot): A finalidade é alcançada imediatamente após cada slot produzir um bloco. O tempo atual que o Ethereum leva para finalizar blocos é muito longo. A maioria dos utilizadores não quer esperar cerca de 15 minutos para finalizar transações, o que restringe o desenvolvimento de aplicações que pretendem alcançar um alto débito de transações. Além disso, o atraso entre a proposta de bloco e a finalização também cria oportunidades para reorganizações a curto prazo, que os atacantes podem explorar para censurar certos blocos ou realizar extrações de MEV. O mecanismo para lidar com blocos de atualização por fases também é bastante complexo e é uma das partes mais vulneráveis do código-base do Ethereum a pequenos bugs. Estes problemas podem ser todos resolvidos ao reduzir o tempo de finalização para um único slot. O SSF está no ramo The Merge no roteiro do Ethereum (referência: https://twitter.com/VitalikButerin/status/1588669782471368704/photo/1) , é um dos objetivos de longo prazo da Ethereum. No entanto, os funcionários da Ethereum não esperam que o SSF seja lançado dentro de alguns anos e exigirá grandes atualizações, como Árvores Verkle e Danksharding, como trabalho preparatório.
Vitalik apontou que os atuais delegados não estão desempenhando seu papel devido e acredita que ambos os problemas acima podem ser resolvidos dando aos delegados mais direitos e obrigações. As duas principais maneiras de resolver o problema são expandir os poderes de seleção de delegados e a participação no consenso.
Expandir os poderes de seleção de delegados significa expandir as opções dos delegantes, dando-lhes uma posição mais proativa na seleção de prestadores de serviços de estaca e operadores de nós. Atualmente, este método realmente existe parcialmente, porque os delegados que detêm stETH ou rETH podem retirar o dinheiro diretamente e depois comprometê-lo a outras pools de estaca. No entanto, existem muitas limitações, como a incapacidade de escolher diretamente um operador e retiradas insuficientes. Flexível etc.
Vitalik mencionou três maneiras de expandir as opções dos delegadores:
Sobre a barra:
O que é o slash: O consenso do Ethereum requer um certo mecanismo de incentivo para que os validadores atuem ativamente. Para participar no consenso do Ethereum, os validadores precisam de apostar uma certa quantidade de ETH antecipadamente. Se um validador se comportar de forma inadequada, o seu ETH apostado pode ser cortado. Existem dois tipos principais de comportamento considerados desonestos: propor vários blocos num slot (ambiguidade) e submeter votos conflituosos.
Porque reduzir a quantidade de cortes pode reduzir os riscos enfrentados pelos delegados: Na estrutura de duas camadas atual, os delegados apenas fornecem ETH prometido, e o comportamento do verificador é na realidade o comportamento do operador do nó, então quando o operador age mal, os delegados serão punidos em seu lugar. Projetos como Rocket Pool exigem que os operadores de nó contribuam com uma certa quantidade de ETH prometido para reduzir o problema da agência. Se a quantidade de ETH que pode ser cortada for reduzida ao nível do Ethereum na medida em que a parte do operador de nó possa cobri-la, então os delegados podem eliminar o risco de corte, e o provedor de serviços de promessa também pode permitir aos delegados retirar dinheiro a qualquer momento sem ter que reservar uma certa quantidade de liquidez.
A participação no consenso permite que os delegados participem no consenso Ethereum de forma mais leve, sem adicionar uma carga adicional ao consenso Ethereum. Vitalik admitiu que muitos delegados não querem fazer isso. Eles apenas querem manter os LSTs da forma mais simples, mas ele também acredita que haverá delegados que participarão ativamente no consenso. Vitalik fornece duas soluções de implementação: integração nativa do Ethereum e integração de projeto de terceiros, que serão discutidas uma a uma abaixo.
No nível do protocolo Ethereum, os validadores são primeiro divididos em dois tipos: validadores complexos (níveis de penalização de alta complexidade) e validadores simples (níveis de baixa complexidade), cada um dos quais realiza tarefas diferentes para garantir o desempenho e a descentralização do Ethereum.
fonte:@vbuterin/estaca_2023_10"">https://notes.ethereum.org/@vbuterin/staking_2023_10
A integração de projetos de terceiros refere-se à realização da participação dos delegadores no consenso do Ethereum principalmente através da atualização do próprio pool de estaca. A ideia principal é introduzir a assinatura conjunta dos delegadores e verificadores no processo de votação de consenso para refletir os desejos do grupo de delegadores. Aqui estão três opções propostas por Vitalik:
Vitalik acredita que, se a solução acima for adotada corretamente, ajustes no design de prova de participação podem alcançar dois pássaros com uma cajadada (reduzir a centralização de promessas e reduzir a carga de consenso do Ethereum):
Embora as soluções acima estejam em diferentes níveis de abstração, incluindo a otimização das eleições intra-pool, o reforço da competição entre pools e a integração nativa do Ethereum, os seus objetivos são resolver os problemas atuais da centralização do compromisso do Ethereum e da carga de consenso. Vitalik acredita que as soluções de implementação específicas devem ser cuidadosamente consideradas antes de serem adotadas, e que a solução ótima ainda deve alcançar os objetivos desejados, minimizando as alterações no protocolo.
Refer to@StakingRewardsA divisão da Gate.io do ecossistema de estacas Ethereum. De baixo para cima, pode ser dividido em camada de verificação, camada de estaca, camada de ponte, camada de infraestrutura DeFi e camada de produto estruturado superior. As relações lógicas internas e os valores respectivos podem ser resumidos da seguinte forma:
Fonte:https://twitter.com/StakingRewards/status/1711409661734219886/photo/1
No ecossistema de Estaca, a camada de estaca desempenha um papel central na ligação entre o passado e o próximo: introduzindo mais ações de estaca no Ethereum e fornecendo liquidez ao sistema DeFi através de LST. A posição central da camada de penhor permite que suas próprias mudanças causem alterações em todo o ecossistema de penhor, por isso vamos focar na análise do impacto das soluções relevantes nos projetos da camada de penhor. A trilha de estaca neste artigo irá referir-se principalmente à camada de estaca.
Os ângulos de implementação das soluções acima são diferentes, mas todas terão um impacto na pista de estaca. A seguir, analisaremos o impacto de diferentes soluções e inferiremos a viabilidade de adotar as soluções correspondentes.
A seguir, uma breve análise do impacto potencial das três opções mencionadas por Vitalik para expandir as opções dos delegantes.
A ideia básica da participação do Consenso é permitir que mais validadores simples participem do consenso. A diferença entre as duas soluções é se é implementada através da integração nativa do Ethereum ou dentro de um projeto de terceiros.
De acordo com a ideia de Vitalik, a solução de integração nativa do Ethereum dividirá diretamente a rede em dois grupos: validadores complexos e validadores simples. O limite de garantia para os validadores complexos será aumentado para 2048 ETH, e o número de validadores é limitado a 10.000. Eles precisam permanecer online em tempo real e ser responsáveis pelo trabalho principal de verificação e cálculo; enquanto a verificação simples requer apenas o uso do seu próprio equipamento para executar um cliente leve. Participam no consenso num momento específico e apenas realizam tarefas leves, como votação.
Nota: 2048 ETH é o exemplo dado por Vitalik no artigo original, mas é mais provável que se torne o número adotado nos planos subsequentes. Combinando a explicação de Vitalik no artigo
Origem: @vbuterin/single_slot_finality"">https://notes.ethereum.org/@vbuterin/single_slot_finality
Fonte: https://etherscan.io/chart/ethersupplygrowth
Fonte: https://www.validatorqueue.com/
fonte: https://vitalik.ca/general/2021/12/06/endgame.html
Conteúdo relacionado ao Verge, fonte:https://twitter.com/VitalikButerin/status/1588669782471368704
Vitalik também propôs um plano de implementação que é apenas implementado através da estaca pool sem o suporte nativo do Ethereum. O núcleo é dividir a chave privada do verificador em duas partes, P e Q, respetivamente, e dá-las ao nó de verificação e ao utilizador, permitindo que os utilizadores participem no consenso através da assinatura conjunta de P e Q.
Vitalik não expressou explicitamente sua preferência por uma solução específica em seu artigo, mas ainda podemos inferir o que pode acontecer analisando o efeito e impacto da solução e combinando informações de artigos anteriores de Vitalik e do roteiro do Ethereum.
Nas muitas palestras e artigos de Vitalik, podemos ver uma ideia central: o Ethereum deve permanecer neutro e minimalista. Embora muitas funcionalidades (como a abstração de contas, serviços de estaca de liquidez, contas privadas, etc.) tenham melhorado a competitividade do Ethereum, o Ethereum não escolheu integrar diretamente todas as funcionalidades, mas deixou algumas funções para projetos de terceiros construírem. Muitos projetos de terceiros também responderam bem às proposições deixadas pelo Ethereum e encontraram sua própria posição de mercado. No entanto, à medida que o próprio Ethereum continua a evoluir, os problemas e oportunidades enfrentados pelos projetos de terceiros também estão mudando. Para esses participantes, isso não é apenas um teste de adaptabilidade, mas também um momento para pensar profundamente sobre o futuro e antecipar e aproveitar as oportunidades de fim de jogo.
Na análise deste artigo, tentámos fazer uma dedução abrangente sobre as variáveis que os projetos atuais relacionados com a estaca track podem enfrentar no futuro com base nas suposições de Vitalik. Embora Vitalik tenha delineado o possível fim do Ethereum num artigo relacionado, o futuro permanece incerto, uma vez que os planos atuais podem mudar em resposta às novas exigências do mercado e avanços tecnológicos. Neste cenário em constante mudança, apenas os jogadores com pensamento de fim de jogo e a capacidade de capturar bónus atuais podem manter-se à frente na corrida a longo prazo.