A internet é uma parte essencial do nosso dia a dia, mas antes de se generalizar, apenas alguns utilizadores sabiam dela e utilizavam-na em conformidade. A tecnologia blockchain encontra-se na mesma posição e pretende atingir o mesmo estatuto que a Web2 e ser útil no dia a dia. Account Abstraction é um projeto que pode garantir a adoção em massa da criptomoeda. Este artigo discute esta nova tecnologia, como funciona e casos de abstração de contas.
Para compreender totalmente a ideia por trás da abstração em conta e o seu potencial benefício para o ecossistema Ethereum e a indústria das criptomoedas, precisamos entender os diferentes tipos de contas que temos em Ethereum e como a abstração de contas visa melhorar as coisas.
Em primeiro lugar, a Ethereum tem dois tipos de contas:
Estas contas são controladas e geridas por utilizadores fora do ecossistema da blockchain. São geridos através de pares lees público-privados e o utilizador que detém a chave privada pode usar os ativos armazenados na EOA.
Os EOAS usam 12, 18 ou 24 seqüências de palavras chamadas frases de sementes. Estas palavras são geradas quando um utilizador está a configurar a carteira. A EOA usa esta frase semente para gerar uma chave privada que o utilizador usa para assinar transações.
A frase semente é a chave das carteiras e os utilizadores devem salvaguardar as suas frases de sementes para os proteger contra hacks e roubos. Se a chave privada eventualmente for perdida, a frase semente é a única maneira que o usuário pode ter acesso para regerar a chave privada, abrindo as portas aos ativos armazenados.
Os EOA são uma parte essencial do design do sistema Ethereum. Os EOAs alimentam a rede e só podem passar por uma transição de estado quando um EOA inicia uma transação e usa o ETH para pagar taxas gasolinas. Embora os EOA sejam essenciais para o ecossistema Ethereum, são limitados nos recursos e flexibilidade.
Os EOAs podem desempenhar duas funções básicas:
Estas funções, por mais essenciais para o ecossistema Ethereum, não estão isentos das suas falhas. Algumas dessas falhas incluem:
As frases de sementes são a única segurança ligada aos EOAs. Então, quando os utilizadores perdem as chaves particulares e a frase semente, perdem o acesso aos seus ativos armazenados, uma vez que não há opção de recuperação no caso de tais coisas acontecerem.
Os proprietários de EOAs devem assinar cada transação manualmente, não deixando espaço para a automatização ou personalização das transações.
O ETH é o símbolo utilizado para pagar taxas de gás na rede Ethereum e os proprietários de EOAs devem ter um saldo de EOs devem ter a ETH à sua disposição para cobrir a taxa gasolineira de qualquer transação. Não podem usar outro token para fazer esses pagamentos.
O ecossistema não é adequado para utilizadores que estão apenas a entrar no sistema, levando a uma experiência de utilização globalmente fraca.
São contratos inteligentes a funcionar como carteiras criptográficas. Permite aos utilizadores codificar várias lógicas nos contratos inteligentes, tornando as transações personalizáveis, com a vantagem adicional de adicionar outras funcionalidades às contas.
No entanto, as contas contratuais não podem funcionar por si próprias. Não podem iniciar transações e só executar determinadas ações quando as transações de uma EOA acionam o código do contrato inteligente. As contas contratuais também não têm chaves particulares nem frases semente.
Para operar uma conta com contrato, os utilizadores têm de possuir um EOA com um saldo ETH, tornando mais fácil para os utilizadores gerirem uma conta contratual do que operar uma EOA independente.
Fonte: Metamask
Os EOA mostraram a sua vulnerabilidade ao longo dos anos. A sua maior desvantagem é o processo longo e cansativo necessário ao iniciar uma transação e a falta de segurança e serviços de recuperação de conta se o utilizador perder a sua chave privada.
A abstração de conta é uma proposta de paradigma de sistema de blockchain que permite aos utilizadores utilizarem carteiras com contratos inteligentes em vez dos EOAs habituais. Esta proposta sugere a eliminação dos EOAs na realização de transações.
A abstração de conta desbloqueia várias possibilidades: transações sem sinal, carteiras co-propriedade, sinal de pacote, whitelist smart contracts, controlo da taxa de saída e recuperação fácil da carteira quando se perdem chaves privadas. Estas adições tornarão a web3 mais segura, mais rápida e flexível para os utilizadores.
A abstração da conta remonta à criação da Ethereum. Ao longo dos anos, muitas abordagens de abstração de contas na blockchain foram testadas. Vieram as Propostas de Melhoramento da Ethereum, EIP-86, e EIP-2938. Estas versões falharam na aplicação prática e estão atualmente inativas.
EIP-3074 é outra proposta de abstração de conta que propõe o uso de transações patrocinadas em vez de tentar converter contratos inteligentes em EOAs. Permitiu que os utilizadores dessem o controlo dos seus EOA a um contrato inteligente, permitindo aos desenvolvedores uma plataforma fluida para construir novos modelos transacionais para EOA. Os utilizadores podem utilizar as vantagens decorrentes da abstração da conta sem terem de usar um contrato.
Em 2021, Vitalik Buterin, o fundador da Ethereum, e outros profissionais de blockchain proeminentes lançaram uma proposta sobre a abstração de conta, que visa melhorar a experiência do utilizador, reforçar a segurança das carteiras e muito mais. Esta nova proposta, EIP-4337, mostra como a abstração de conta pode ser alcançada confiando numa infraestrutura de camada alta em vez de mudanças na camada de consenso. Já está vivo na rede principal há algum tempo, e agora os desenvolvedores estão concentrados no desenvolvimento de carteiras que suportam a EIP-4337, tornando-o compatível com o EVM.
O que a abstração de conta faz é mesclar contas externas e contas contratuais em apenas uma conta. Pode mover diferentes funções de ambas as contas, tais como verificação de assinaturas e pagamento de gás, fora dos protocolos principais da Máquina Virtual Ethereum (EVM).
A combinação destas duas contas chama-se smart contracts ou carteiras de conta abstraídas. Os contratos inteligentes agem de maneira totalmente diferente dos EoAs usando UserOperations em vez de enviarem transações regulares como os EOAs fazem. As operações do utilizador representam as operações realizadas em nome do utilizador.
O objeto UserOperation inclui vários elementos de dados que especificam o tipo de transação, o limite do token e a taxa gasolineira em várias fases da transação. As contas inteligentes enviam UserOperations para uma área de espera comum chamada mempool, que alberga UserOperations.
Estas Operações de utilizador são agrupadas por pacotes, que funcionam de forma semelhante aos nós que verificam as transações regulares. Eles também usam a mesma lógica que os nós de mineração e validador para organizar transações numa ordem que gere mais valor. O pacote que detém o UserOperations é enviado através de um ponto de entrada onde cada usuário separado é verificado usando funções diferentes.
Um exemplo de como funciona a abstração de conta é a sua implementação em Argent Wallet. A Argent é uma carteira com contratos inteligentes que proporciona aos utilizadores uma experiência perfeita, eficiente e segura. A Argent tem sido pioneira nos principais recursos relacionados à abstração de contas, como recuperação social, chamadas múltiplas ou monitoramento de fraude em cadeia.
A abstração da conta foi apresentada pela primeira vez como a mais recente solução da Ethereum para a segurança de wallets. Vários especialistas populares em blockchain, incluindo o fundador da Ethereum, escreveram a proposta de abstração da conta e esta proposta estava equipada com certos objetivos que a abstração de contas pretendia atingir.
Alguns dos objetivos incluem:
A maioria dos projetos de criptomoedas tem como objetivo melhorar a experiência do utilizador e tornar mais fácil para os utilizadores aderirem ao ecossistema e utilizarem as várias plataformas perfeitamente. A abstração da conta torna isso possível das seguintes maneiras:
A Account Abstraction converte a EOA em contratos inteligentes com a lógica usada para definir os requisitos para a conclusão de uma transação. Isso significa o signatário que autoriza transações com uma chave privada e a conta pode ser separada, levando a várias possibilidades de uso da conta.
A Abstração de Conta pode permitir que a EOA realize várias ações, tais como usar chaves diferentes ou nenhuma chave para autorizar transações. Também pode mudar o signatário da conta em semanas alternadas.
Isso torna as coisas mais fáceis para os usuários modificarem e usarem as suas contas como quiserem. Os utilizadores não têm mais de se preocupar em fazer backup da sua chave privada devido à introdução da recuperação social, dar-lhes uma conta mais flexível e acomodatícia, levando a uma experiência melhor para o utilizador enquanto utilizam a plataforma e os seus serviços.
A abstração de conta tem vários usos, sendo um deles o aumento da segurança das carteiras. Os EOA estão equipados com várias limitações que restringem os utilizadores não familiarizados com a blockchain. Algumas limitações incluem:
Estas limitações são desafios que o utilizador comum que procura participar na blockchain e nos espaços web3. Estas limitações impedem os utilizadores de segurar as suas carteiras e salvaguardar as suas transações, levando a erros que podem comprometer a segurança dos fundos nas contas.
A maioria dos utilizadores é nova sobre como funcionam as contas e as transações criptográficas. Como resultado, tendem a cometer erros dispendiosos que podem levá-los a perder fundos. A abstração de conta dá aos utilizadores uma plataforma mais fácil de utilizar, facilitando a navegação e a compreensão como funciona, tornando mais fácil proteger as suas contas com segurança.
A abstração da conta corrige isso dando aos usuários o poder de definir regras transacionais claras que ditam as atividades transacionais de uma carteira ao implementar uma lógica programável. A lógica pode ser vista como uma camada na carteira antes de as atividades serem realizadas.
A abstração de conta, como qualquer inovação, tem as suas pequenas falhas. Embora tenha vários benefícios e possa melhorar muito a experiência dos utilizadores em áreas de segurança e experiência do utilizador, estes contratos inteligentes ainda vêm com desvantagens, tais como:
A abstração de contas facilita as interações entre os utilizadores e as contas com contratos inteligentes sem usar endereços Ethereum e chaves privadas. Isso dá aos usuários alguns casos de uso com aplicativos existentes. As plataformas decorrentes da abstração de conta vão afetar várias áreas e melhorar o sistema blockchain com características chave como:
Com a abstração de conta, os utilizadores podem criar contas utilizando métodos familiares em vez do processo normal de geração e gestão adequada dos pares de chaves criptográficas. Isso facilita muito a entrada de novos usuários no sistema de blockchain.
Com os EOAs, os utilizadores têm de iniciar e iniciar cada transação manualmente e não há como automatizar esse processo. Com contratos inteligentes, os utilizadores podem selecionar e definir determinados parâmetros, como limites de gastos, limites de gás, acesso a certos tokens e muito mais.
Outro recurso importante para a abstração de contas é usar tokens ERC-20 para qualquer transação de plataforma. Isso apagaria a necessidade de os utilizadores segurarem, trocarem e gastarem o saldo ETH para concluir as suas transações.
A abstração de conta permite que os utilizadores partilhem diferentes níveis de acesso à carteira com vários utilizadores. Os utilizadores podem definir uma multiassinatura onde dois ou mais utilizadores devem assinar para que uma transação seja executada.
Visto que os utilizadores, com o auxílio de uma abstração de conta, podem agora controlar as suas contas livremente, podem definir as suas contas para fazerem pagamentos regulares em vez de repetirem a mesma transação repetidamente.
As contas inteligentes não exigem frases semente para a segurança, ou seja, os proprietários de contas podem atribuir vários dispositivos, outros utilizadores ou serviços de terceiros como guardiões. Isto ajuda nas situações em que os utilizadores perdem as suas credenciais. Os Guardiões podem assinar uma transação para atribuir novas credenciais para ter acesso à conta inteligente.
As possibilidades com a abstração de conta são várias e, uma vez totalmente incorporada no ecossistema blockchain, os utilizadores e desenvolvedores beneficiarão muito das suas diferentes implementações.
مشاركة
المحتوى
A internet é uma parte essencial do nosso dia a dia, mas antes de se generalizar, apenas alguns utilizadores sabiam dela e utilizavam-na em conformidade. A tecnologia blockchain encontra-se na mesma posição e pretende atingir o mesmo estatuto que a Web2 e ser útil no dia a dia. Account Abstraction é um projeto que pode garantir a adoção em massa da criptomoeda. Este artigo discute esta nova tecnologia, como funciona e casos de abstração de contas.
Para compreender totalmente a ideia por trás da abstração em conta e o seu potencial benefício para o ecossistema Ethereum e a indústria das criptomoedas, precisamos entender os diferentes tipos de contas que temos em Ethereum e como a abstração de contas visa melhorar as coisas.
Em primeiro lugar, a Ethereum tem dois tipos de contas:
Estas contas são controladas e geridas por utilizadores fora do ecossistema da blockchain. São geridos através de pares lees público-privados e o utilizador que detém a chave privada pode usar os ativos armazenados na EOA.
Os EOAS usam 12, 18 ou 24 seqüências de palavras chamadas frases de sementes. Estas palavras são geradas quando um utilizador está a configurar a carteira. A EOA usa esta frase semente para gerar uma chave privada que o utilizador usa para assinar transações.
A frase semente é a chave das carteiras e os utilizadores devem salvaguardar as suas frases de sementes para os proteger contra hacks e roubos. Se a chave privada eventualmente for perdida, a frase semente é a única maneira que o usuário pode ter acesso para regerar a chave privada, abrindo as portas aos ativos armazenados.
Os EOA são uma parte essencial do design do sistema Ethereum. Os EOAs alimentam a rede e só podem passar por uma transição de estado quando um EOA inicia uma transação e usa o ETH para pagar taxas gasolinas. Embora os EOA sejam essenciais para o ecossistema Ethereum, são limitados nos recursos e flexibilidade.
Os EOAs podem desempenhar duas funções básicas:
Estas funções, por mais essenciais para o ecossistema Ethereum, não estão isentos das suas falhas. Algumas dessas falhas incluem:
As frases de sementes são a única segurança ligada aos EOAs. Então, quando os utilizadores perdem as chaves particulares e a frase semente, perdem o acesso aos seus ativos armazenados, uma vez que não há opção de recuperação no caso de tais coisas acontecerem.
Os proprietários de EOAs devem assinar cada transação manualmente, não deixando espaço para a automatização ou personalização das transações.
O ETH é o símbolo utilizado para pagar taxas de gás na rede Ethereum e os proprietários de EOAs devem ter um saldo de EOs devem ter a ETH à sua disposição para cobrir a taxa gasolineira de qualquer transação. Não podem usar outro token para fazer esses pagamentos.
O ecossistema não é adequado para utilizadores que estão apenas a entrar no sistema, levando a uma experiência de utilização globalmente fraca.
São contratos inteligentes a funcionar como carteiras criptográficas. Permite aos utilizadores codificar várias lógicas nos contratos inteligentes, tornando as transações personalizáveis, com a vantagem adicional de adicionar outras funcionalidades às contas.
No entanto, as contas contratuais não podem funcionar por si próprias. Não podem iniciar transações e só executar determinadas ações quando as transações de uma EOA acionam o código do contrato inteligente. As contas contratuais também não têm chaves particulares nem frases semente.
Para operar uma conta com contrato, os utilizadores têm de possuir um EOA com um saldo ETH, tornando mais fácil para os utilizadores gerirem uma conta contratual do que operar uma EOA independente.
Fonte: Metamask
Os EOA mostraram a sua vulnerabilidade ao longo dos anos. A sua maior desvantagem é o processo longo e cansativo necessário ao iniciar uma transação e a falta de segurança e serviços de recuperação de conta se o utilizador perder a sua chave privada.
A abstração de conta é uma proposta de paradigma de sistema de blockchain que permite aos utilizadores utilizarem carteiras com contratos inteligentes em vez dos EOAs habituais. Esta proposta sugere a eliminação dos EOAs na realização de transações.
A abstração de conta desbloqueia várias possibilidades: transações sem sinal, carteiras co-propriedade, sinal de pacote, whitelist smart contracts, controlo da taxa de saída e recuperação fácil da carteira quando se perdem chaves privadas. Estas adições tornarão a web3 mais segura, mais rápida e flexível para os utilizadores.
A abstração da conta remonta à criação da Ethereum. Ao longo dos anos, muitas abordagens de abstração de contas na blockchain foram testadas. Vieram as Propostas de Melhoramento da Ethereum, EIP-86, e EIP-2938. Estas versões falharam na aplicação prática e estão atualmente inativas.
EIP-3074 é outra proposta de abstração de conta que propõe o uso de transações patrocinadas em vez de tentar converter contratos inteligentes em EOAs. Permitiu que os utilizadores dessem o controlo dos seus EOA a um contrato inteligente, permitindo aos desenvolvedores uma plataforma fluida para construir novos modelos transacionais para EOA. Os utilizadores podem utilizar as vantagens decorrentes da abstração da conta sem terem de usar um contrato.
Em 2021, Vitalik Buterin, o fundador da Ethereum, e outros profissionais de blockchain proeminentes lançaram uma proposta sobre a abstração de conta, que visa melhorar a experiência do utilizador, reforçar a segurança das carteiras e muito mais. Esta nova proposta, EIP-4337, mostra como a abstração de conta pode ser alcançada confiando numa infraestrutura de camada alta em vez de mudanças na camada de consenso. Já está vivo na rede principal há algum tempo, e agora os desenvolvedores estão concentrados no desenvolvimento de carteiras que suportam a EIP-4337, tornando-o compatível com o EVM.
O que a abstração de conta faz é mesclar contas externas e contas contratuais em apenas uma conta. Pode mover diferentes funções de ambas as contas, tais como verificação de assinaturas e pagamento de gás, fora dos protocolos principais da Máquina Virtual Ethereum (EVM).
A combinação destas duas contas chama-se smart contracts ou carteiras de conta abstraídas. Os contratos inteligentes agem de maneira totalmente diferente dos EoAs usando UserOperations em vez de enviarem transações regulares como os EOAs fazem. As operações do utilizador representam as operações realizadas em nome do utilizador.
O objeto UserOperation inclui vários elementos de dados que especificam o tipo de transação, o limite do token e a taxa gasolineira em várias fases da transação. As contas inteligentes enviam UserOperations para uma área de espera comum chamada mempool, que alberga UserOperations.
Estas Operações de utilizador são agrupadas por pacotes, que funcionam de forma semelhante aos nós que verificam as transações regulares. Eles também usam a mesma lógica que os nós de mineração e validador para organizar transações numa ordem que gere mais valor. O pacote que detém o UserOperations é enviado através de um ponto de entrada onde cada usuário separado é verificado usando funções diferentes.
Um exemplo de como funciona a abstração de conta é a sua implementação em Argent Wallet. A Argent é uma carteira com contratos inteligentes que proporciona aos utilizadores uma experiência perfeita, eficiente e segura. A Argent tem sido pioneira nos principais recursos relacionados à abstração de contas, como recuperação social, chamadas múltiplas ou monitoramento de fraude em cadeia.
A abstração da conta foi apresentada pela primeira vez como a mais recente solução da Ethereum para a segurança de wallets. Vários especialistas populares em blockchain, incluindo o fundador da Ethereum, escreveram a proposta de abstração da conta e esta proposta estava equipada com certos objetivos que a abstração de contas pretendia atingir.
Alguns dos objetivos incluem:
A maioria dos projetos de criptomoedas tem como objetivo melhorar a experiência do utilizador e tornar mais fácil para os utilizadores aderirem ao ecossistema e utilizarem as várias plataformas perfeitamente. A abstração da conta torna isso possível das seguintes maneiras:
A Account Abstraction converte a EOA em contratos inteligentes com a lógica usada para definir os requisitos para a conclusão de uma transação. Isso significa o signatário que autoriza transações com uma chave privada e a conta pode ser separada, levando a várias possibilidades de uso da conta.
A Abstração de Conta pode permitir que a EOA realize várias ações, tais como usar chaves diferentes ou nenhuma chave para autorizar transações. Também pode mudar o signatário da conta em semanas alternadas.
Isso torna as coisas mais fáceis para os usuários modificarem e usarem as suas contas como quiserem. Os utilizadores não têm mais de se preocupar em fazer backup da sua chave privada devido à introdução da recuperação social, dar-lhes uma conta mais flexível e acomodatícia, levando a uma experiência melhor para o utilizador enquanto utilizam a plataforma e os seus serviços.
A abstração de conta tem vários usos, sendo um deles o aumento da segurança das carteiras. Os EOA estão equipados com várias limitações que restringem os utilizadores não familiarizados com a blockchain. Algumas limitações incluem:
Estas limitações são desafios que o utilizador comum que procura participar na blockchain e nos espaços web3. Estas limitações impedem os utilizadores de segurar as suas carteiras e salvaguardar as suas transações, levando a erros que podem comprometer a segurança dos fundos nas contas.
A maioria dos utilizadores é nova sobre como funcionam as contas e as transações criptográficas. Como resultado, tendem a cometer erros dispendiosos que podem levá-los a perder fundos. A abstração de conta dá aos utilizadores uma plataforma mais fácil de utilizar, facilitando a navegação e a compreensão como funciona, tornando mais fácil proteger as suas contas com segurança.
A abstração da conta corrige isso dando aos usuários o poder de definir regras transacionais claras que ditam as atividades transacionais de uma carteira ao implementar uma lógica programável. A lógica pode ser vista como uma camada na carteira antes de as atividades serem realizadas.
A abstração de conta, como qualquer inovação, tem as suas pequenas falhas. Embora tenha vários benefícios e possa melhorar muito a experiência dos utilizadores em áreas de segurança e experiência do utilizador, estes contratos inteligentes ainda vêm com desvantagens, tais como:
A abstração de contas facilita as interações entre os utilizadores e as contas com contratos inteligentes sem usar endereços Ethereum e chaves privadas. Isso dá aos usuários alguns casos de uso com aplicativos existentes. As plataformas decorrentes da abstração de conta vão afetar várias áreas e melhorar o sistema blockchain com características chave como:
Com a abstração de conta, os utilizadores podem criar contas utilizando métodos familiares em vez do processo normal de geração e gestão adequada dos pares de chaves criptográficas. Isso facilita muito a entrada de novos usuários no sistema de blockchain.
Com os EOAs, os utilizadores têm de iniciar e iniciar cada transação manualmente e não há como automatizar esse processo. Com contratos inteligentes, os utilizadores podem selecionar e definir determinados parâmetros, como limites de gastos, limites de gás, acesso a certos tokens e muito mais.
Outro recurso importante para a abstração de contas é usar tokens ERC-20 para qualquer transação de plataforma. Isso apagaria a necessidade de os utilizadores segurarem, trocarem e gastarem o saldo ETH para concluir as suas transações.
A abstração de conta permite que os utilizadores partilhem diferentes níveis de acesso à carteira com vários utilizadores. Os utilizadores podem definir uma multiassinatura onde dois ou mais utilizadores devem assinar para que uma transação seja executada.
Visto que os utilizadores, com o auxílio de uma abstração de conta, podem agora controlar as suas contas livremente, podem definir as suas contas para fazerem pagamentos regulares em vez de repetirem a mesma transação repetidamente.
As contas inteligentes não exigem frases semente para a segurança, ou seja, os proprietários de contas podem atribuir vários dispositivos, outros utilizadores ou serviços de terceiros como guardiões. Isto ajuda nas situações em que os utilizadores perdem as suas credenciais. Os Guardiões podem assinar uma transação para atribuir novas credenciais para ter acesso à conta inteligente.
As possibilidades com a abstração de conta são várias e, uma vez totalmente incorporada no ecossistema blockchain, os utilizadores e desenvolvedores beneficiarão muito das suas diferentes implementações.