Acreditamos que Web3 não é apenas sobre Bitcoin ou finanças cripto; representa a internet de valor, uma atualização evolutiva da Web2. Como uma mudança fundamental no armazenamento de dados e métodos de pagamento, a chegada da Web3 não será tão visivelmente distinta quanto a transição da internet para PC para internet móvel. Em vez disso, "chegará silenciosamente, como o vento da primavera que alimenta tudo tranquilamente". Então, o que é esse "vento"? Acreditamos que é a criação em larga escala de dados do usuário e ativos de dados on-chain, já que a experiência superior do usuário da Web3 gira em torno dos dados do usuário.
O núcleo do Web3 é a “Propriedade” - propriedade. Para o Web3 ser verdadeiramente Web3 e não apenas finanças cripto, os usuários devem ser proprietários de seus ativos de dados, não apenas de ativos financeiros. A propriedade do usuário de seus dados é a base para experiências de serviço melhores e serviços personalizados. A internet evolui de satisfazer necessidades para experiências personalizadas e, finalmente, para serviços personalizados. A IA fornece a produtividade para serviços personalizados, mas a coordenação de valor em larga escala para esses serviços só pode ser suportada pelo Web3.
Anteriormente, assisti a uma palestra do Professor Zeng Ming sobre as etapas de desenvolvimento da IA, que foi muito esclarecedora (disponível na conta oficial do WeChat da Zeng Ming Academy). O professor mencionou que o mesmo modelo poderia ser aplicado para entender o desenvolvimento da Web3, o que achei muito inspirador. Ao longo dos últimos anos, nossas observações, experiências e estratégias têm se alinhado de forma mais clara após compreender essas etapas de desenvolvimento. Esse modelo não apenas validou nossa abordagem, mas também reduziu grande parte da ansiedade associada.
O professor também forneceu uma definição para aplicativos nativos (Killer Apps):
Utilizar plenamente as vantagens tecnológicas únicas das novas tecnologias;
Entregar inovações revolucionárias na experiência do usuário;
Explorar novos modelos de negócios;
Ofereça serviços super 2C que impulsionam o crescimento exponencial em bases de usuários massivas.
Seguindo este padrão, o Yahoo, que foi a público em 1996, foi a primeira aplicação nativa da internet de primeira geração, enquanto o Web3 ainda não alcançou o estágio de aplicativos nativos. Por que é tão desafiador para aplicativos Web3 não financeiros surgirem? A razão pode ser simples: ainda não temos usuários Web3 não financeiros suficientes. Nenhuma aplicação nativa inicial na história da internet surgiu do nada - todas passaram por um longo período de popularização, até mesmo promoção de base, antes de se tornarem aplicativos matadores. Sem os anos de promoção de usuários da internet da AOL, o Yahoo não teria existido. Da mesma forma, Alibaba, Tencent e Ctrip passaram por processos prolongados de acumulação de usuários.
Acreditamos que o desenvolvimento do Web3 tem uma dualidade: o vanguarda do Web3 - a cripto finança - está progredindo muito mais rápido, com endereços ativos atingindo aproximadamente 600 milhões, equivalente ao número de usuários da internet em 1999. Isso explica por que já vemos aplicativos financeiros nativos como USDT, carteiras e DeFi. No entanto, o núcleo do Web3 - a internet de próxima geração - está longe de alcançar a popularização do usuário. Somente quando grandes quantidades de ativos de dados do usuário e serviços em torno desses ativos de dados aparecerem on-chain, os usuários escolherão ativamente usar carteiras para interagir com a internet e os produtos Web3, marcando a verdadeira chegada do Web3.
Para que qualquer tecnologia se integre no sistema económico mainstream, ela deve depender de aplicações comerciais como portadoras. Na fase atual de desenvolvimento do Web3, precisamos de aplicações comerciais em várias indústrias para aproveitar as principais características tecnológicas do Web3 para os seus próprios fins comerciais. Ao criar e emitir grandes quantidades de ativos de dados na cadeia, eles podem desenvolver novos modelos de negócios na Internet. Ao fazer isso, eles vão gerar um enorme valor comercial e se tornar a primeira geração de aplicações nativas do Web3.
Todo o comércio na internet gira em torno de dados, seja centralizado ou descentralizado. As aplicações comerciais do Web3 focam em dApps descentralizados de dados. Os ativos de dados mencionados incluem identidades de usuários, níveis de associação, ingressos de estreias de filmes, ingressos de concertos, destaques de musicais, o primeiro lote de cartões de crowdfunding para a estreia de um cantor, o 5000º like no álbum de fotos de Akari Sato, "Fan Xian's Smile" emitido em tempo real durante uma cena específica de Joy of Life, e vários tipos de credenciais de presença. Esses ativos utilizarão NFTs como portadores de dados, com seu conteúdo original armazenado em infraestruturas de armazenamento descentralizadas como Greenfield.
Resumimos cinco características tecnológicas principais do Web3: 1) Identificação unificada em toda a rede 2) Internet de Valor: Integração da internet e redes bancárias em uma 3) Tudo pode ser tokenizado: Finanças e dados 4) Estabelecimento de dados abrangentes 'ao vivo' em várias regiões e plataformas 5) Alcance direto do usuário em ambos os níveis informativo e de valor
As aplicações empresariais Web3 construídas em torno dessas características tecnológicas terão as seguintes cinco características:
1) Dados Universais: Dados multiplataforma e cross-regionais. Os dados podem ser tokenizados, negociados e autorizados para modelos de AI, possibilitando serviços inteligentes ao usuário. As operações de dados on-chain se tornarão altamente significativas.
2) Entregar a Coisa Certa à Pessoa Certa: Conexão direta entre criadores de conteúdo/produtos e consumidores, permitindo experiências e preços diferenciados.
3) Valor Diretamente Conectado: Redes financeiras incorporadas permitem a transferência de valor de pessoa para pessoa como informações. A liquidação e compensação são integradas, e a distribuição de valor pode ser automatizada e oportuna por meio de contratos inteligentes.
4) Incentivos eficazes: Com um modelo de negócios sustentável e saudável, os projetos podem emitir NFTs e tokens de ecossistema para alcançar o início frio e acelerar o crescimento do ecossistema.
5) Novos Modelos Organizacionais: Os interesses das equipes de start-ups, acionistas, partes interessadas da indústria, usuários e fãs podem ser unificados por meio de tokens, reformulando as estruturas organizacionais em várias indústrias. As estruturas tradicionais de empresas já não são a única opção.
Acreditamos que tais aplicações empresariais Web3 estão alinhadas com o estágio atual de desenvolvimento e representam casos de uso verdadeiramente valiosos do Web3. O negócio de internet e conteúdo da China se globalizando proporcionou o timing perfeito para equipes de negócios do Web3. Usar Hong Kong como base também oferece vantagens geográficas. O Web3 serve como a melhor infraestrutura para negócios globais, exportando padrões com sistemas financeiros incorporados e funcionalidade auto-suficiente.
O nosso caminho de crescimento idealizado para uma aplicação de negócios Web3 direcionada para o mercado global poderia ser o seguinte:
1) Construir um sistema de conta de usuário ou fã globalmente unificado e totalmente funcional usando Web3.
2) Conduzir negócios usando NFTs e tokens como transportadores, com NFTs servindo como várias tags de dados.
3) Aproveitar ao máximo o tráfego público ao usar ferramentas Web3 e várias carteiras Web2/Web3 para construir um sistema de domínio privado.
4) Estabelecer rapidamente um sistema abrangente e atualizado em tempo real de dados de domínio privado, utilizando análise de dados e feedback para desenvolver melhor o negócio.
5) Alcance publicidade de dados inter e intra-indústria cruzada na cadeia, oferecendo segmentação precisa e econômica.
6) Fornecer aos utilizadores serviços personalizados e inteligentes com base nos seus ativos de dados, proporcionando uma experiência de produto muito superior à Web2.
7) Melhorar a aderência do produto, alcançar uma disseminação e retenção eficazes e formar um ciclo de crescimento de dados auto-reforçador.
Este caminho de crescimento é especialmente adequado para indústrias como bilhética, cinema e conteúdo cultural, criação de entretenimento e desenvolvimento colaborativo de PI. Sem um sistema de membros e fãs baseado em Web3, a economia de conteúdo e a economia de PI não podem desenrolar-se de forma eficaz. A Web3 destaca-se ao capacitar criadores para maximizar o valor funcional, gerando um valor emocional e de ativos significativo para os fãs, apoiando a incubação e co-criação de IP e facilitando a distribuição de valor em toda a cadeia.
Já começamos a investir ativamente nesses campos. Além disso, estamos investindo na infraestrutura de negócios Web3 necessária para suportar tais aplicações, incluindo cadeias de dados, tokens inteligentes, pagamentos, stablecoins, recursos humanos e serviços de folha de pagamento global. Recebemos equipes empreendedoras excepcionais para se aproximarem de nós. Você só precisa se concentrar na lógica do seu negócio - podemos organizar equipes técnicas para lidar com o resto.
Num momento em que a tecnologia lidera o desenvolvimento de aplicações, esta é a fase mais imaginativa e rica em oportunidades para a inovação empresarial. Ao discutir este caminho com CZ, ele enfatizou que a capacidade de execução é outro fator chave. Portanto, valorizamos muito os antecedentes e habilidades das equipas, e esperamos colaborar especialmente com detentores e líderes de recursos Web2 para impulsionar em conjunto a implementação de negócios Web3.
Juntamente com as equipas do projeto, analisámos que o núcleo de todos os negócios na Internet reside nos dados. Quem ajudar os utilizadores a criar mais dados detém o fosso do negócio futuro. Por que motivo empresas como Alibaba, ByteDance e Tencent são tão rentáveis? Se a ByteDance e a Tencent abrissem os seus dados de utilizadores e tráfego, como competiríamos? Os padrões que usamos para avaliar as aplicações empresariais da Web3 são:
1) O projeto definiu claramente por que está ajudando os usuários a criar ativos de dados on-chain? Como estar on-chain fortalece o próprio negócio?
2) Quantos ativos de dados podem ser criados?
3) Como os dados podem ser aplicados e analisados para fornecer aos usuários uma experiência mais envolvente (por exemplo, incentivos de retenção e upgrade)?
4) Como pode ser realizado o valor dos dados? Como pode ser conectado a modelos de IA para reduzir custos e aumentar a eficiência?
Web2 atingiu seus limites competitivos e precisamos de tráfego de dados melhor e mais econômico. Com os dados abertos on-chain do Web3, equipes de aplicativos podem colaborar para compartilhar dados e impulsionar o crescimento mútuo dos negócios. Encorajamos e promovemos ativamente a união de equipes de projetos. Dados abertos, negócios abertos!
As aplicações de negócios Web3 não são a transformação blockchain de anos atrás, nem simplesmente adicionando Web3 às indústrias tradicionais. Em vez disso, eles representam a primeira geração de aplicativos nativos da Web3 criados em torno de ativos de dados on-chain. Eu nem mencionei incentivos de tokens, o núcleo de transformações de blockchain anteriores, porque os tokens foram usados em excesso. Embora os incentivos de token pareçam gratuitos, eles vêm com um custo — os tokens emitidos devem eventualmente ser contabilizados. Não há almoço grátis nos negócios. Como o modelo comercial inicial da Didi, em última análise, exigiu coordenação entre o projeto e os VCs para parar. Atrasos na regulamentação financeira de criptomoedas da Web3, uso excessivo de economia de tokens e criação prematura de valor distraíram a indústria. O talento e o capital têm sido excessivamente consumidos por várias inovações financeiras verdadeiras e falsas. A Web3 deve voltar à sua essência de valor e lógica comercial básica: pode gerar lucro? Pode proporcionar aos utilizadores da Internet uma melhor experiência? Quando um aplicativo de negócios Web3 tem usuários reais e endereços de carteira, só então as economias de token devem ser introduzidas. Isso garante que os detentores de tokens não sejam apenas especuladores ou caçadores de recompensas. Com uma base de negócios robusta, a arma final da Web3 – a economia de tokens – pode prosperar. Priorizar ativos de dados antes de ativos financeiros garante um desenvolvimento mais saudável. Eu compartilhei com CZ minha esperança de que cada token de aplicativo de negócios tenha a base de valor sólida e a necessidade de tokens de câmbio como o BNB.
A infraestrutura da Web3 está agora suficientemente avançada para competir com a Web2 na aquisição de dados do utilizador. Para que a Web3 substitua definitivamente a Web2, deve reter mais dados do utilizador. Como disse o fundador da Datadance Chain, Geoffrey, "A agregação de ativos de conteúdo online criou aplicativos matadores para o PC e para a internet móvel; a criação de ativos de dados on-chain pode dar origem a utilizadores-chave para aplicações nativas da Web3." A internet está a evoluir da agregação de ativos de conteúdo online para a emissão de ativos de dados on-chain.
O Sr. Liang Xinjun perguntou por que a IA se desenvolveu mais rápido do que a Web3 nos últimos anos. Minha resposta foi que a Web3, sendo intrinsecamente ligada às finanças, faz com que as startups sintam que estão trabalhando em Wall Street ou em Vegas - cheias de distrações e tentações. A IA, por outro lado, parece um empreendimento baseado em campus, permitindo maior foco. O Sr. Liang observou que a Web3 e a IA estão intrinsecamente interconectadas. A Web3 também deve se concentrar na lógica comercial e resolver problemas empresariais - um sentimento com o qual concordo fortemente. Embora a IA esteja atualmente à frente, a Web3 deve alcançar. Se os ativos de dados gerados pela IA forem emitidos na cadeia em vez de serem isolados nas ilhas de dados da Web2, eles podem formar um ciclo de crescimento de valor comercial auto-reforçador. O futuro de uma economia digital baseada em Web3 e IA é emocionante. A visão do Professor Zeng de uma explosão nos negócios inteligentes na próxima década deriva precisamente da combinação de Web3, IA e tecnologias XR.
Web3 é para os negócios da internet o que o Bitcoin é para as finanças. O Ethereum está perto de completar o seu décimo aniversário, e o comércio Web3 está apenas começando. Participar na co-construção dos negócios Web3 hoje oferece oportunidades comparáveis à compra de $100 em Bitcoin nos primeiros dias.
Compartir
Acreditamos que Web3 não é apenas sobre Bitcoin ou finanças cripto; representa a internet de valor, uma atualização evolutiva da Web2. Como uma mudança fundamental no armazenamento de dados e métodos de pagamento, a chegada da Web3 não será tão visivelmente distinta quanto a transição da internet para PC para internet móvel. Em vez disso, "chegará silenciosamente, como o vento da primavera que alimenta tudo tranquilamente". Então, o que é esse "vento"? Acreditamos que é a criação em larga escala de dados do usuário e ativos de dados on-chain, já que a experiência superior do usuário da Web3 gira em torno dos dados do usuário.
O núcleo do Web3 é a “Propriedade” - propriedade. Para o Web3 ser verdadeiramente Web3 e não apenas finanças cripto, os usuários devem ser proprietários de seus ativos de dados, não apenas de ativos financeiros. A propriedade do usuário de seus dados é a base para experiências de serviço melhores e serviços personalizados. A internet evolui de satisfazer necessidades para experiências personalizadas e, finalmente, para serviços personalizados. A IA fornece a produtividade para serviços personalizados, mas a coordenação de valor em larga escala para esses serviços só pode ser suportada pelo Web3.
Anteriormente, assisti a uma palestra do Professor Zeng Ming sobre as etapas de desenvolvimento da IA, que foi muito esclarecedora (disponível na conta oficial do WeChat da Zeng Ming Academy). O professor mencionou que o mesmo modelo poderia ser aplicado para entender o desenvolvimento da Web3, o que achei muito inspirador. Ao longo dos últimos anos, nossas observações, experiências e estratégias têm se alinhado de forma mais clara após compreender essas etapas de desenvolvimento. Esse modelo não apenas validou nossa abordagem, mas também reduziu grande parte da ansiedade associada.
O professor também forneceu uma definição para aplicativos nativos (Killer Apps):
Utilizar plenamente as vantagens tecnológicas únicas das novas tecnologias;
Entregar inovações revolucionárias na experiência do usuário;
Explorar novos modelos de negócios;
Ofereça serviços super 2C que impulsionam o crescimento exponencial em bases de usuários massivas.
Seguindo este padrão, o Yahoo, que foi a público em 1996, foi a primeira aplicação nativa da internet de primeira geração, enquanto o Web3 ainda não alcançou o estágio de aplicativos nativos. Por que é tão desafiador para aplicativos Web3 não financeiros surgirem? A razão pode ser simples: ainda não temos usuários Web3 não financeiros suficientes. Nenhuma aplicação nativa inicial na história da internet surgiu do nada - todas passaram por um longo período de popularização, até mesmo promoção de base, antes de se tornarem aplicativos matadores. Sem os anos de promoção de usuários da internet da AOL, o Yahoo não teria existido. Da mesma forma, Alibaba, Tencent e Ctrip passaram por processos prolongados de acumulação de usuários.
Acreditamos que o desenvolvimento do Web3 tem uma dualidade: o vanguarda do Web3 - a cripto finança - está progredindo muito mais rápido, com endereços ativos atingindo aproximadamente 600 milhões, equivalente ao número de usuários da internet em 1999. Isso explica por que já vemos aplicativos financeiros nativos como USDT, carteiras e DeFi. No entanto, o núcleo do Web3 - a internet de próxima geração - está longe de alcançar a popularização do usuário. Somente quando grandes quantidades de ativos de dados do usuário e serviços em torno desses ativos de dados aparecerem on-chain, os usuários escolherão ativamente usar carteiras para interagir com a internet e os produtos Web3, marcando a verdadeira chegada do Web3.
Para que qualquer tecnologia se integre no sistema económico mainstream, ela deve depender de aplicações comerciais como portadoras. Na fase atual de desenvolvimento do Web3, precisamos de aplicações comerciais em várias indústrias para aproveitar as principais características tecnológicas do Web3 para os seus próprios fins comerciais. Ao criar e emitir grandes quantidades de ativos de dados na cadeia, eles podem desenvolver novos modelos de negócios na Internet. Ao fazer isso, eles vão gerar um enorme valor comercial e se tornar a primeira geração de aplicações nativas do Web3.
Todo o comércio na internet gira em torno de dados, seja centralizado ou descentralizado. As aplicações comerciais do Web3 focam em dApps descentralizados de dados. Os ativos de dados mencionados incluem identidades de usuários, níveis de associação, ingressos de estreias de filmes, ingressos de concertos, destaques de musicais, o primeiro lote de cartões de crowdfunding para a estreia de um cantor, o 5000º like no álbum de fotos de Akari Sato, "Fan Xian's Smile" emitido em tempo real durante uma cena específica de Joy of Life, e vários tipos de credenciais de presença. Esses ativos utilizarão NFTs como portadores de dados, com seu conteúdo original armazenado em infraestruturas de armazenamento descentralizadas como Greenfield.
Resumimos cinco características tecnológicas principais do Web3: 1) Identificação unificada em toda a rede 2) Internet de Valor: Integração da internet e redes bancárias em uma 3) Tudo pode ser tokenizado: Finanças e dados 4) Estabelecimento de dados abrangentes 'ao vivo' em várias regiões e plataformas 5) Alcance direto do usuário em ambos os níveis informativo e de valor
As aplicações empresariais Web3 construídas em torno dessas características tecnológicas terão as seguintes cinco características:
1) Dados Universais: Dados multiplataforma e cross-regionais. Os dados podem ser tokenizados, negociados e autorizados para modelos de AI, possibilitando serviços inteligentes ao usuário. As operações de dados on-chain se tornarão altamente significativas.
2) Entregar a Coisa Certa à Pessoa Certa: Conexão direta entre criadores de conteúdo/produtos e consumidores, permitindo experiências e preços diferenciados.
3) Valor Diretamente Conectado: Redes financeiras incorporadas permitem a transferência de valor de pessoa para pessoa como informações. A liquidação e compensação são integradas, e a distribuição de valor pode ser automatizada e oportuna por meio de contratos inteligentes.
4) Incentivos eficazes: Com um modelo de negócios sustentável e saudável, os projetos podem emitir NFTs e tokens de ecossistema para alcançar o início frio e acelerar o crescimento do ecossistema.
5) Novos Modelos Organizacionais: Os interesses das equipes de start-ups, acionistas, partes interessadas da indústria, usuários e fãs podem ser unificados por meio de tokens, reformulando as estruturas organizacionais em várias indústrias. As estruturas tradicionais de empresas já não são a única opção.
Acreditamos que tais aplicações empresariais Web3 estão alinhadas com o estágio atual de desenvolvimento e representam casos de uso verdadeiramente valiosos do Web3. O negócio de internet e conteúdo da China se globalizando proporcionou o timing perfeito para equipes de negócios do Web3. Usar Hong Kong como base também oferece vantagens geográficas. O Web3 serve como a melhor infraestrutura para negócios globais, exportando padrões com sistemas financeiros incorporados e funcionalidade auto-suficiente.
O nosso caminho de crescimento idealizado para uma aplicação de negócios Web3 direcionada para o mercado global poderia ser o seguinte:
1) Construir um sistema de conta de usuário ou fã globalmente unificado e totalmente funcional usando Web3.
2) Conduzir negócios usando NFTs e tokens como transportadores, com NFTs servindo como várias tags de dados.
3) Aproveitar ao máximo o tráfego público ao usar ferramentas Web3 e várias carteiras Web2/Web3 para construir um sistema de domínio privado.
4) Estabelecer rapidamente um sistema abrangente e atualizado em tempo real de dados de domínio privado, utilizando análise de dados e feedback para desenvolver melhor o negócio.
5) Alcance publicidade de dados inter e intra-indústria cruzada na cadeia, oferecendo segmentação precisa e econômica.
6) Fornecer aos utilizadores serviços personalizados e inteligentes com base nos seus ativos de dados, proporcionando uma experiência de produto muito superior à Web2.
7) Melhorar a aderência do produto, alcançar uma disseminação e retenção eficazes e formar um ciclo de crescimento de dados auto-reforçador.
Este caminho de crescimento é especialmente adequado para indústrias como bilhética, cinema e conteúdo cultural, criação de entretenimento e desenvolvimento colaborativo de PI. Sem um sistema de membros e fãs baseado em Web3, a economia de conteúdo e a economia de PI não podem desenrolar-se de forma eficaz. A Web3 destaca-se ao capacitar criadores para maximizar o valor funcional, gerando um valor emocional e de ativos significativo para os fãs, apoiando a incubação e co-criação de IP e facilitando a distribuição de valor em toda a cadeia.
Já começamos a investir ativamente nesses campos. Além disso, estamos investindo na infraestrutura de negócios Web3 necessária para suportar tais aplicações, incluindo cadeias de dados, tokens inteligentes, pagamentos, stablecoins, recursos humanos e serviços de folha de pagamento global. Recebemos equipes empreendedoras excepcionais para se aproximarem de nós. Você só precisa se concentrar na lógica do seu negócio - podemos organizar equipes técnicas para lidar com o resto.
Num momento em que a tecnologia lidera o desenvolvimento de aplicações, esta é a fase mais imaginativa e rica em oportunidades para a inovação empresarial. Ao discutir este caminho com CZ, ele enfatizou que a capacidade de execução é outro fator chave. Portanto, valorizamos muito os antecedentes e habilidades das equipas, e esperamos colaborar especialmente com detentores e líderes de recursos Web2 para impulsionar em conjunto a implementação de negócios Web3.
Juntamente com as equipas do projeto, analisámos que o núcleo de todos os negócios na Internet reside nos dados. Quem ajudar os utilizadores a criar mais dados detém o fosso do negócio futuro. Por que motivo empresas como Alibaba, ByteDance e Tencent são tão rentáveis? Se a ByteDance e a Tencent abrissem os seus dados de utilizadores e tráfego, como competiríamos? Os padrões que usamos para avaliar as aplicações empresariais da Web3 são:
1) O projeto definiu claramente por que está ajudando os usuários a criar ativos de dados on-chain? Como estar on-chain fortalece o próprio negócio?
2) Quantos ativos de dados podem ser criados?
3) Como os dados podem ser aplicados e analisados para fornecer aos usuários uma experiência mais envolvente (por exemplo, incentivos de retenção e upgrade)?
4) Como pode ser realizado o valor dos dados? Como pode ser conectado a modelos de IA para reduzir custos e aumentar a eficiência?
Web2 atingiu seus limites competitivos e precisamos de tráfego de dados melhor e mais econômico. Com os dados abertos on-chain do Web3, equipes de aplicativos podem colaborar para compartilhar dados e impulsionar o crescimento mútuo dos negócios. Encorajamos e promovemos ativamente a união de equipes de projetos. Dados abertos, negócios abertos!
As aplicações de negócios Web3 não são a transformação blockchain de anos atrás, nem simplesmente adicionando Web3 às indústrias tradicionais. Em vez disso, eles representam a primeira geração de aplicativos nativos da Web3 criados em torno de ativos de dados on-chain. Eu nem mencionei incentivos de tokens, o núcleo de transformações de blockchain anteriores, porque os tokens foram usados em excesso. Embora os incentivos de token pareçam gratuitos, eles vêm com um custo — os tokens emitidos devem eventualmente ser contabilizados. Não há almoço grátis nos negócios. Como o modelo comercial inicial da Didi, em última análise, exigiu coordenação entre o projeto e os VCs para parar. Atrasos na regulamentação financeira de criptomoedas da Web3, uso excessivo de economia de tokens e criação prematura de valor distraíram a indústria. O talento e o capital têm sido excessivamente consumidos por várias inovações financeiras verdadeiras e falsas. A Web3 deve voltar à sua essência de valor e lógica comercial básica: pode gerar lucro? Pode proporcionar aos utilizadores da Internet uma melhor experiência? Quando um aplicativo de negócios Web3 tem usuários reais e endereços de carteira, só então as economias de token devem ser introduzidas. Isso garante que os detentores de tokens não sejam apenas especuladores ou caçadores de recompensas. Com uma base de negócios robusta, a arma final da Web3 – a economia de tokens – pode prosperar. Priorizar ativos de dados antes de ativos financeiros garante um desenvolvimento mais saudável. Eu compartilhei com CZ minha esperança de que cada token de aplicativo de negócios tenha a base de valor sólida e a necessidade de tokens de câmbio como o BNB.
A infraestrutura da Web3 está agora suficientemente avançada para competir com a Web2 na aquisição de dados do utilizador. Para que a Web3 substitua definitivamente a Web2, deve reter mais dados do utilizador. Como disse o fundador da Datadance Chain, Geoffrey, "A agregação de ativos de conteúdo online criou aplicativos matadores para o PC e para a internet móvel; a criação de ativos de dados on-chain pode dar origem a utilizadores-chave para aplicações nativas da Web3." A internet está a evoluir da agregação de ativos de conteúdo online para a emissão de ativos de dados on-chain.
O Sr. Liang Xinjun perguntou por que a IA se desenvolveu mais rápido do que a Web3 nos últimos anos. Minha resposta foi que a Web3, sendo intrinsecamente ligada às finanças, faz com que as startups sintam que estão trabalhando em Wall Street ou em Vegas - cheias de distrações e tentações. A IA, por outro lado, parece um empreendimento baseado em campus, permitindo maior foco. O Sr. Liang observou que a Web3 e a IA estão intrinsecamente interconectadas. A Web3 também deve se concentrar na lógica comercial e resolver problemas empresariais - um sentimento com o qual concordo fortemente. Embora a IA esteja atualmente à frente, a Web3 deve alcançar. Se os ativos de dados gerados pela IA forem emitidos na cadeia em vez de serem isolados nas ilhas de dados da Web2, eles podem formar um ciclo de crescimento de valor comercial auto-reforçador. O futuro de uma economia digital baseada em Web3 e IA é emocionante. A visão do Professor Zeng de uma explosão nos negócios inteligentes na próxima década deriva precisamente da combinação de Web3, IA e tecnologias XR.
Web3 é para os negócios da internet o que o Bitcoin é para as finanças. O Ethereum está perto de completar o seu décimo aniversário, e o comércio Web3 está apenas começando. Participar na co-construção dos negócios Web3 hoje oferece oportunidades comparáveis à compra de $100 em Bitcoin nos primeiros dias.