Sabia que o Bitcoin já foi avaliado em $0.048? Exato! Isso foi muito antes de qualquer corrida de touros de cripto ter acontecido. Isso implica que se tivesse comprado $1 em BTC em 2010 sem vender, o seu investimento de $1 valeria hoje $1.7 milhões! Mas deixe-me adivinhar—provavelmente não comprou Bitcoin em 2010.
Mas você também sabia que a maior parte do movimento de preço positivo do Bitcoin acontece durante uma alta de cripto? Então, o que é uma alta de cripto e como a alta de cripto em 2020/2021 se compara à de 2024/2025?
Um touro cripto é um período de significativa valorização de preços no ciclo de uma criptomoeda. Esta enorme valorização de preços muitas vezes se espalha pela maioria das criptomoedas, mas é mais notável no Bitcoin, o maior ativo cripto por capitalização de mercado.
Historicamente, a maioria dos ciclos de alta da cripto começam meses depois Halving do Bitcoin, isto é, quando as recompensas de mineração do Bitcoin são reduzidas pela metade. A correlação teórica entre o halving do Bitcoin e o surgimento de uma corrida de touros está em sintonia com o princípio econômico da oferta e da procura.
À medida que o fornecimento de um ativo diminui, o seu preço poderá aumentar como resultado da escassez esperada. Múltiplos ciclos de alta deram origem a uma apreciação explosiva no preço do Bitcoin.
Fonte: TradingView
Alguns fatores de mercado que contribuíram para o crescimento do mercado de criptomoedas em 2020 e 2021 incluem a redução pela metade do Bitcoin, a defesa cripto de Elon Musk e o pico de interesse dos investidores de varejo em memecoins, metaverso e tokens play-to-earn.
O halving do Bitcoin de 2020 ocorreu em 11 de maio. Nos meses seguintes, o preço do Bitcoin subiu significativamente. O Bitcoin subiu cerca de 12% na semana após o halving, e a moeda principal registou uma valorização de mais de 650% um ano após o evento de halving.
O halving do Bitcoin reduziu sua taxa de mineração, fazendo com que os mineradores extraiam metade da quantidade de BTC que antes recebiam da mineração. Para os mineradores manterem sua margem de lucro, o preço do Bitcoin tem que se valorizar em pelo menos 2x. Por isso, o halving é sempre visto como um gatilho para a valorização dos preços.
O halving teve também um efeito positivo em outras criptomoedas. Altcoins como Ethereum, Cardano, Solana e Litecoin dispararam em valor meses após o halving do Bitcoin. Notavelmente, no entanto, o preço do XRP lutou em 2020 devido ao processo da SEC contra a Ripple. No geral, o mercado geral de criptomoedas experimentou uma enorme disparada em valor e capitalização.
Em 29 de janeiro de 2021, o ecossistema de cripto ficou extático quando Elon Musk, o homem mais rico do mundo na época, atualizou sua biografia do X (anteriormente Twitter). Ele simplesmente usou a palavra "Bitcoin" juntamente com seu símbolo em sua biografia e tweetou uma mensagem enigmática"Olhando para trás, era inevitável."
Após seu tweet, o preço do Bitcoin subiu 20%. Algumas semanas depois, Musk anunciou que sua empresa Tesla começaria a aceitar pagamentos em Bitcoin, e todos os BTC recebidos pela Tesla não seriam convertidos em USD. O apoio aberto de Musk ao Bitcoin atraiu mais investidores de varejo e institucionais para o ecossistema cripto.
Curiosamente, a adoção do Bitcoin foi apenas o início das aventuras cripto de Elon Musk em 2021. O bilionário americano também adicionou Dogecoin à sua biografia, postou inúmeros memes de cães e expressou abertamente seu apoio ao memecoin. Embora a Dogecoin exista desde 2013 e tenha sido vista principalmente como uma moeda sem valor fundamental, dadas as circunstâncias de sua criação, o apoio de Musk ao DOGE mudou esse estigma em pouco tempo.
Dogecoin registou um ganho de 800% alguns dias após o primeiro tweet notável de Elon Musk sobre Doge. Este aumento explosivo teve um impacto positivo noutras moedas com tema de cão. Shiba Inu foi o primeiro a seguir a tendência de Doge na valorização do preço e, pouco depois, foram lançadas várias mememoedas com tema de cão.
Enquanto o Dogecoin liderou a loucura das memecoins, várias outras memecoins atraíram investidores de varejo e cruzeiros para o ecossistema cripto. Os investidores novatos foram impulsionados pelo medo de perder (FOMO), e os criadores de moedas capitalizaram esse medo. Novas moedas como Safemoon, Safestar, PIG e Freedom coin chamaram a atenção dos novatos.
Novos investidores foram atraídos para essas moedas de memes devido ao seu baixo limite de mercado, baixo valor e potencial para altos retornos. Além disso, a maioria desses projetos foi acompanhada por hype de influenciadores de cripto. Em março e abril de 2021, a maioria dessas novas moedas de memes lançadas viu ganhos acima de 1000%. No entanto, esses ganhos foram de curta duração, pois surgiram da euforia da febre temporária das moedas de memes.
As criptomoedas play-to-earn e os projetos de metaverso trouxeram um "sabor único" ao mercado de cripto em 2021. A ideia de jogar para ganhar tokens cripto que poderiam ser convertidos em dinheiro real foi recebida com êxtase no ecossistema cripto.
O jogo Axie Infinity foi o principal projeto cripto P2E em 2021. Os jogadores tiveram que lutar contra monstros ou outros jogadores para ganhar o token SLP, que poderia então ser convertido em dinheiro. Isso atraiu vários jogadores para o ecossistema cripto.
Os projetos de Metaverso tinham um modelo diferente. Eles incentivavam os usuários a desenvolver imóveis digitais. Essas versões digitais de imóveis poderiam então valorizar-se ou ser revendidas a outros usuários.
Tanto os jogos play-to-earn como os projetos de metaverso como o Decentraland e o Sandbox abriram uma nova forma de ganhar no espaço blockchain. Embora esses projetos tenham ganhado uma tração sem precedentes, ambos os modelos acabaram por ser insustentáveis.
2021 foi o ano dos "assassinos do Ethereum." O Ethereum sempre foi a principal altcoin, mas parecia que Ether seria derrubado no ciclo de alta de 2020/21. Criptomoedas relativamente mais novas como Luna, Solana e Avalanche rapidamente ganharam mais tração.
A subida na adoção destes projetos de cripto deveu-se principalmente ao aumento da congestão de rede na rede Ethereum. As taxas de gás na rede Ethereum foram em média de $50 em 2021. Por outro lado, as taxas de gás nas redes Solana, Luna e Avalanche foram bem inferiores a $0.1 em média.
Os utilizadores do Ethereum esperavam que a fusão do Ethereum (que permitiu a transição de Prova de Trabalho para Prova de Participação) contribuísse para a redução das taxas de gás do Ether. No entanto, na altura, os detentores de Ether ainda estavam no escuro quanto a uma data específica para a fusão. Eventualmente, a fusão do Ethereum ocorreu em setembro de 2022, mas os assassinos do Ethereum já tinham roubado uma parte do foco da DeFi em 2021.
Muitos desenvolvedores e usuários finais migraram para os ecossistemas Solana, Luna e Avalanche, que trouxeram "dinheiro novo" ou investimento no mercado de altcoin em 2021. Os projetos "Ethereum Killer" particularmente cresceram entre setembro e novembro de 2021, com a maioria das moedas atingindo seu recorde histórico.
Fonte: TradingView
Como em todos os ciclos de alta, o ciclo de 2020/21 não durou para sempre. Os preços do Bitcoin, Ethereum e outras criptomoedas entraram em espiral descendente no final de 2021. Em dezembro de 2021, o preço do Bitcoin caiu 20%. A princípio, parecia um recuo normal. Com o tempo, revelou-se que era apenas o início de uma tendência de baixa cataclísmica.
Em 2022, o ecossistema cripto recebeu mais dificuldades. O Bitcoin teve um preço de abertura de $46,300 mas acabou o ano perto dos $16,500. Vários fatores contribuíram para esta espiral descendente. Em primeiro lugar, muitas criptomoedas já estavam sobrevalorizadas no final de 2021.
Além disso, uma série de negatividades contribuiu para a queda no valor do Bitcoin e altcoins. Por exemplo, o imbróglio com Luna e UST injetou um nível insalubre de medo no ecossistema cripto. Além disso, o crash da FTX, uma das maiores bolsas de cripto na época, foi o golpe final para o preço do FTT e, por extensão, para o preço da Solana. Isso também teve um efeito dominó em outras criptomoedas, já que traders de varejo e institucionais venderam maciçamente a maior parte de seus ativos cripto. Não foi até 2023 que o mercado cripto mostrou gradualmente sinais de recuperação.
Origem: TradingView
Alguns eventos significativos que ocorreram durante o mercado em alta de 2024/25 incluem a aprovação de ETFs de BTC e ETH spot pela SEC dos EUA, o quarto halving do Bitcoin, o surgimento de agentes de IA e o apoio do Presidente dos EUA às criptomoedas.
No dia 10 de janeiro de 2024, a Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos anunciou que havia aprovado a emissão de ETFs de Bitcoin à vista. Isso marcou um marco importante na história do Bitcoin. Embora o preço do Bitcoin não tenha se valorizado significativamente após a aprovação do ETF, os defensores das criptomoedas aceitaram essa aprovação como o início de pontos positivos no ecossistema cripto em 2024.
Em maio de 2024, apenas alguns meses após a aprovação dos ETFs spot de BTC, a SEC dos EUA aprovou novamente os ETFs spot de Ether. A aprovação dos ETFs de Bitcoin e Ether solidificou o status de ambas as criptomoedas como principais ativos digitais globalmente, especialmente para investidores de varejo e institucionais nos Estados Unidos.
O quarto halving do Bitcoin ocorreu em 20 de abril de 2024. Este recente halving reduziu as recompensas por bloco para 3.125 BTC por bloco. Os detentores de criptomoedas esperavam que os padrões históricos se repetissem. Curiosamente, cerca de oito meses após o quarto halving do Bitcoin, a moeda principal atingiu a marca dos $100.000, um marco que há muito era esperado. O próximo halving do Bitcoin ocorrerá em 2028.
A SEC dos EUA estabeleceu uma reputação como um dos principais antagonistas das criptomoedas nos últimos anos. Em dezembro de 2020, a SEC processou a Ripple por angariar $1.3 mil milhões através de uma oferta de títulos não registada. A batalha entre a SEC e a Ripple, que durou anos, colocou a organização dos EUA em destaque. No entanto, em 2023, a Comissão de Valores Mobiliários perdeu o seu processo contra a Ripple.
No futuro, a SEC investigou a Yuga Labs, a empresa por trás da coleção de NFT BAYC, e abriu um processo contra a Coinbase e a Kraken. A Coinbase e a Kraken foram acusadas de operar ilegalmente uma bolsa e vender títulos não registados.
Em março de 2025, a SEC retirou as acusações contra ambas as bolsas de cripto. Este conjunto recente de decisões tomadas pela SEC sugere uma potencial mudança regulatória na sua perceção das criptomoedas e organizações de cripto.
De acordo com dados de Coinmarketcap, mais de 400 criptomoedas estão diretamente ou indiretamente ligadas à inteligência artificial. Tokens de IA existem há alguns anos, mas foi apenas em 2024 que o primeiro conjunto de agentes de cripto IA foi lançado.
Os Agentes de IA têm características únicas que os distinguem das ferramentas regulares de inteligência artificial. Eles podem realizar autonomamente tarefas em nome de um usuário ou de outro sistema. Por exemplo, Dolos o Buly” é um agente de IA que pesquisa menções no X (anteriormente Twitter) e responde sarcasticamente ou humoristicamente a threads para maximizar o envolvimento.
Vários inovadores aproveitaram a tecnologia blockchain para criar agentes de IA e um token correspondente. Embora ainda esteja em seus estágios iniciais, essa inovação ganhou tração. A capitalização de mercado dos tokens de IA atingiu $70 bilhões em junho de 2024.
Após a vitória de Donald Trump nas eleições dos EUA no ano passado, os defensores da criptomoeda esperavam um ano favorável. Em suas campanhas de 2024, Trump afirmou taticamente que sua administração apoiaria a evolução da cripto.
O token Trump (TRUMP) foi lançado em janeiro de 2025. Os desenvolvedores promoveram o TRUMP como um criptoativo, celebrando o presidente dos EUA. O token TRUMP superou praticamente todas as criptomoedas naquela semana. Em 24 horas, o TRUMP subiu de US$ 6,2 para US$ 75,3. Sem dúvida, investidores e cruzadores obtiveram enormes lucros com a nova moeda.
O apoio do Presidente dos EUA às criptomoedas não diminuiu. Em 7 de março de 2025, Donald Trump assinou uma ordem executiva para os Estados estabelecerem uma reserva estratégica de Bitcoin. Embora essa ação não tenha impactado positivamente o preço do BTC, os investidores de criptomoedas estão mais confiantes em utilizar e investir em Bitcoin do que estavam há alguns anos.
Origem: Bitbo.io
A trajetória de preços do Bitcoin na corrida de alta de 2020/2021 é semelhante ao ciclo de 2024/25. Em primeiro lugar, o preço do BTC não disparou exponencialmente imediatamente após seu halving. O halving de 2020 foi no 11º dia de maio, mas só em novembro de 2020 é que a principal criptomoeda rompeu sua faixa de preço. O BTC foi avaliado em cerca de $13,700 no início de novembro de 2020, mas fechou o mês em torno de $18,900, registrando um aumento de 37,9% naquele mês. O Bitcoin fechou o ano sendo negociado em torno de $29,000.
Em 2024, o halving do Bitcoin ocorreu em 19 de abril. No entanto, só em novembro de 2024 é que o preço do BTC disparou. Tal como no ano do halving anterior, o BTC valorizou 37% em novembro de 2024.
Em segundo lugar, ocorreram correções significativas de preços durante os ciclos de alta de 2020/21 e 2024/25. Por exemplo, entre abril e julho de 2021, o valor do Bitcoin caiu mais de 50%. Eventualmente, a criptomoeda se recuperou e atingiu um valor recorde em novembro de 2021. Da mesma forma, a corrida de alta de 2024/25 foi acompanhada por uma significativa correção. Uma queda de preço de 30% é evidente quando comparamos o pico do BTC em dezembro de 2024 com o mínimo em março de 2025.
As enormes correções de preços experimentadas em ambos os ciclos revelam que os recuos são típicos mesmo em um mercado de alta.
Origem: Centro de Blockchain
Enquanto o Bitcoin atingiu novas máximas históricas em 2020/21 e 2024/25, a história tem sido bastante diferente para muitas altcoins. Apenas algumas das cinquenta principais criptomoedas, como Solana (SOL) e o token Gate (GT), atingiram novas máximas históricas no ciclo de 2024/25. Solana atingiu uma nova máxima histórica em 19 de janeiro de 2025. Este novo ATH foi auxiliado pela euforia em torno da moeda TRUMP, que foi lançada na rede Solana. Por outro lado, o token Gatetem mostrado constantemente força de alta em 2024 e 2025, apesar das recentes incertezas de mercado.
Ethereum negociou acima dos $4.000 em dezembro de 2024, mas atualmente negoceia em torno dos $1.800 em 30 de março de 2025. Isso coloca o ETH 62% abaixo de sua máxima histórica em novembro de 2021. Outros altcoins como Dogecoin, Cardano e Avalanche estão 77%, 78% e 86% abaixo de suas máximas históricas, respectivamente.
Além disso, o índice da temporada de altcoin, que mede o desempenho das 50 principais altcoins contra o Bitcoin, está atualmente em 22%. O índice subiu acima de 75% apenas na primeira semana de dezembro de 2024, e essa alta durou pouco.
Por outro lado, os dados do índice revelam a força das criptomoedas na corrida alcista anterior. Entre agosto e setembro de 2020, mais de 75% das criptomoedas superaram o Bitcoin.
Além disso, as criptomoedas fortaleceram entre março e junho de 2021, uma vez que o índice manteve um valor acima de 75% durante os 3 meses. Em resumo, as criptomoedas tiveram um desempenho melhor em 2020/2021 do que em 2024/2025.
Origem: TradingView
A imagem acima mostra o gráfico do BTC contra o USDT no período diário. O preço do Bitcoin formou o topo duplo, um famoso padrão de gráfico de baixa. O BTC também quebrou o decote, e o ativo de cripto parece estar a caminho da sua próxima zona de demanda. Isto fica um pouco abaixo da marca dos $70,000. Um bom volume de compra desta região poderia desencadear uma reversão de tendência e acender os touros novamente.
Vale a pena notar que muitos fatores fundamentais e técnicos podem afetar o preço de um ativo. A análise acima é apenas uma projeção de para onde o preço do Bitcoin poderia ser direcionado com base no padrão gráfico atual, e não deve ser tratado como aconselhamento financeiro.
株式
内容
Sabia que o Bitcoin já foi avaliado em $0.048? Exato! Isso foi muito antes de qualquer corrida de touros de cripto ter acontecido. Isso implica que se tivesse comprado $1 em BTC em 2010 sem vender, o seu investimento de $1 valeria hoje $1.7 milhões! Mas deixe-me adivinhar—provavelmente não comprou Bitcoin em 2010.
Mas você também sabia que a maior parte do movimento de preço positivo do Bitcoin acontece durante uma alta de cripto? Então, o que é uma alta de cripto e como a alta de cripto em 2020/2021 se compara à de 2024/2025?
Um touro cripto é um período de significativa valorização de preços no ciclo de uma criptomoeda. Esta enorme valorização de preços muitas vezes se espalha pela maioria das criptomoedas, mas é mais notável no Bitcoin, o maior ativo cripto por capitalização de mercado.
Historicamente, a maioria dos ciclos de alta da cripto começam meses depois Halving do Bitcoin, isto é, quando as recompensas de mineração do Bitcoin são reduzidas pela metade. A correlação teórica entre o halving do Bitcoin e o surgimento de uma corrida de touros está em sintonia com o princípio econômico da oferta e da procura.
À medida que o fornecimento de um ativo diminui, o seu preço poderá aumentar como resultado da escassez esperada. Múltiplos ciclos de alta deram origem a uma apreciação explosiva no preço do Bitcoin.
Fonte: TradingView
Alguns fatores de mercado que contribuíram para o crescimento do mercado de criptomoedas em 2020 e 2021 incluem a redução pela metade do Bitcoin, a defesa cripto de Elon Musk e o pico de interesse dos investidores de varejo em memecoins, metaverso e tokens play-to-earn.
O halving do Bitcoin de 2020 ocorreu em 11 de maio. Nos meses seguintes, o preço do Bitcoin subiu significativamente. O Bitcoin subiu cerca de 12% na semana após o halving, e a moeda principal registou uma valorização de mais de 650% um ano após o evento de halving.
O halving do Bitcoin reduziu sua taxa de mineração, fazendo com que os mineradores extraiam metade da quantidade de BTC que antes recebiam da mineração. Para os mineradores manterem sua margem de lucro, o preço do Bitcoin tem que se valorizar em pelo menos 2x. Por isso, o halving é sempre visto como um gatilho para a valorização dos preços.
O halving teve também um efeito positivo em outras criptomoedas. Altcoins como Ethereum, Cardano, Solana e Litecoin dispararam em valor meses após o halving do Bitcoin. Notavelmente, no entanto, o preço do XRP lutou em 2020 devido ao processo da SEC contra a Ripple. No geral, o mercado geral de criptomoedas experimentou uma enorme disparada em valor e capitalização.
Em 29 de janeiro de 2021, o ecossistema de cripto ficou extático quando Elon Musk, o homem mais rico do mundo na época, atualizou sua biografia do X (anteriormente Twitter). Ele simplesmente usou a palavra "Bitcoin" juntamente com seu símbolo em sua biografia e tweetou uma mensagem enigmática"Olhando para trás, era inevitável."
Após seu tweet, o preço do Bitcoin subiu 20%. Algumas semanas depois, Musk anunciou que sua empresa Tesla começaria a aceitar pagamentos em Bitcoin, e todos os BTC recebidos pela Tesla não seriam convertidos em USD. O apoio aberto de Musk ao Bitcoin atraiu mais investidores de varejo e institucionais para o ecossistema cripto.
Curiosamente, a adoção do Bitcoin foi apenas o início das aventuras cripto de Elon Musk em 2021. O bilionário americano também adicionou Dogecoin à sua biografia, postou inúmeros memes de cães e expressou abertamente seu apoio ao memecoin. Embora a Dogecoin exista desde 2013 e tenha sido vista principalmente como uma moeda sem valor fundamental, dadas as circunstâncias de sua criação, o apoio de Musk ao DOGE mudou esse estigma em pouco tempo.
Dogecoin registou um ganho de 800% alguns dias após o primeiro tweet notável de Elon Musk sobre Doge. Este aumento explosivo teve um impacto positivo noutras moedas com tema de cão. Shiba Inu foi o primeiro a seguir a tendência de Doge na valorização do preço e, pouco depois, foram lançadas várias mememoedas com tema de cão.
Enquanto o Dogecoin liderou a loucura das memecoins, várias outras memecoins atraíram investidores de varejo e cruzeiros para o ecossistema cripto. Os investidores novatos foram impulsionados pelo medo de perder (FOMO), e os criadores de moedas capitalizaram esse medo. Novas moedas como Safemoon, Safestar, PIG e Freedom coin chamaram a atenção dos novatos.
Novos investidores foram atraídos para essas moedas de memes devido ao seu baixo limite de mercado, baixo valor e potencial para altos retornos. Além disso, a maioria desses projetos foi acompanhada por hype de influenciadores de cripto. Em março e abril de 2021, a maioria dessas novas moedas de memes lançadas viu ganhos acima de 1000%. No entanto, esses ganhos foram de curta duração, pois surgiram da euforia da febre temporária das moedas de memes.
As criptomoedas play-to-earn e os projetos de metaverso trouxeram um "sabor único" ao mercado de cripto em 2021. A ideia de jogar para ganhar tokens cripto que poderiam ser convertidos em dinheiro real foi recebida com êxtase no ecossistema cripto.
O jogo Axie Infinity foi o principal projeto cripto P2E em 2021. Os jogadores tiveram que lutar contra monstros ou outros jogadores para ganhar o token SLP, que poderia então ser convertido em dinheiro. Isso atraiu vários jogadores para o ecossistema cripto.
Os projetos de Metaverso tinham um modelo diferente. Eles incentivavam os usuários a desenvolver imóveis digitais. Essas versões digitais de imóveis poderiam então valorizar-se ou ser revendidas a outros usuários.
Tanto os jogos play-to-earn como os projetos de metaverso como o Decentraland e o Sandbox abriram uma nova forma de ganhar no espaço blockchain. Embora esses projetos tenham ganhado uma tração sem precedentes, ambos os modelos acabaram por ser insustentáveis.
2021 foi o ano dos "assassinos do Ethereum." O Ethereum sempre foi a principal altcoin, mas parecia que Ether seria derrubado no ciclo de alta de 2020/21. Criptomoedas relativamente mais novas como Luna, Solana e Avalanche rapidamente ganharam mais tração.
A subida na adoção destes projetos de cripto deveu-se principalmente ao aumento da congestão de rede na rede Ethereum. As taxas de gás na rede Ethereum foram em média de $50 em 2021. Por outro lado, as taxas de gás nas redes Solana, Luna e Avalanche foram bem inferiores a $0.1 em média.
Os utilizadores do Ethereum esperavam que a fusão do Ethereum (que permitiu a transição de Prova de Trabalho para Prova de Participação) contribuísse para a redução das taxas de gás do Ether. No entanto, na altura, os detentores de Ether ainda estavam no escuro quanto a uma data específica para a fusão. Eventualmente, a fusão do Ethereum ocorreu em setembro de 2022, mas os assassinos do Ethereum já tinham roubado uma parte do foco da DeFi em 2021.
Muitos desenvolvedores e usuários finais migraram para os ecossistemas Solana, Luna e Avalanche, que trouxeram "dinheiro novo" ou investimento no mercado de altcoin em 2021. Os projetos "Ethereum Killer" particularmente cresceram entre setembro e novembro de 2021, com a maioria das moedas atingindo seu recorde histórico.
Fonte: TradingView
Como em todos os ciclos de alta, o ciclo de 2020/21 não durou para sempre. Os preços do Bitcoin, Ethereum e outras criptomoedas entraram em espiral descendente no final de 2021. Em dezembro de 2021, o preço do Bitcoin caiu 20%. A princípio, parecia um recuo normal. Com o tempo, revelou-se que era apenas o início de uma tendência de baixa cataclísmica.
Em 2022, o ecossistema cripto recebeu mais dificuldades. O Bitcoin teve um preço de abertura de $46,300 mas acabou o ano perto dos $16,500. Vários fatores contribuíram para esta espiral descendente. Em primeiro lugar, muitas criptomoedas já estavam sobrevalorizadas no final de 2021.
Além disso, uma série de negatividades contribuiu para a queda no valor do Bitcoin e altcoins. Por exemplo, o imbróglio com Luna e UST injetou um nível insalubre de medo no ecossistema cripto. Além disso, o crash da FTX, uma das maiores bolsas de cripto na época, foi o golpe final para o preço do FTT e, por extensão, para o preço da Solana. Isso também teve um efeito dominó em outras criptomoedas, já que traders de varejo e institucionais venderam maciçamente a maior parte de seus ativos cripto. Não foi até 2023 que o mercado cripto mostrou gradualmente sinais de recuperação.
Origem: TradingView
Alguns eventos significativos que ocorreram durante o mercado em alta de 2024/25 incluem a aprovação de ETFs de BTC e ETH spot pela SEC dos EUA, o quarto halving do Bitcoin, o surgimento de agentes de IA e o apoio do Presidente dos EUA às criptomoedas.
No dia 10 de janeiro de 2024, a Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos anunciou que havia aprovado a emissão de ETFs de Bitcoin à vista. Isso marcou um marco importante na história do Bitcoin. Embora o preço do Bitcoin não tenha se valorizado significativamente após a aprovação do ETF, os defensores das criptomoedas aceitaram essa aprovação como o início de pontos positivos no ecossistema cripto em 2024.
Em maio de 2024, apenas alguns meses após a aprovação dos ETFs spot de BTC, a SEC dos EUA aprovou novamente os ETFs spot de Ether. A aprovação dos ETFs de Bitcoin e Ether solidificou o status de ambas as criptomoedas como principais ativos digitais globalmente, especialmente para investidores de varejo e institucionais nos Estados Unidos.
O quarto halving do Bitcoin ocorreu em 20 de abril de 2024. Este recente halving reduziu as recompensas por bloco para 3.125 BTC por bloco. Os detentores de criptomoedas esperavam que os padrões históricos se repetissem. Curiosamente, cerca de oito meses após o quarto halving do Bitcoin, a moeda principal atingiu a marca dos $100.000, um marco que há muito era esperado. O próximo halving do Bitcoin ocorrerá em 2028.
A SEC dos EUA estabeleceu uma reputação como um dos principais antagonistas das criptomoedas nos últimos anos. Em dezembro de 2020, a SEC processou a Ripple por angariar $1.3 mil milhões através de uma oferta de títulos não registada. A batalha entre a SEC e a Ripple, que durou anos, colocou a organização dos EUA em destaque. No entanto, em 2023, a Comissão de Valores Mobiliários perdeu o seu processo contra a Ripple.
No futuro, a SEC investigou a Yuga Labs, a empresa por trás da coleção de NFT BAYC, e abriu um processo contra a Coinbase e a Kraken. A Coinbase e a Kraken foram acusadas de operar ilegalmente uma bolsa e vender títulos não registados.
Em março de 2025, a SEC retirou as acusações contra ambas as bolsas de cripto. Este conjunto recente de decisões tomadas pela SEC sugere uma potencial mudança regulatória na sua perceção das criptomoedas e organizações de cripto.
De acordo com dados de Coinmarketcap, mais de 400 criptomoedas estão diretamente ou indiretamente ligadas à inteligência artificial. Tokens de IA existem há alguns anos, mas foi apenas em 2024 que o primeiro conjunto de agentes de cripto IA foi lançado.
Os Agentes de IA têm características únicas que os distinguem das ferramentas regulares de inteligência artificial. Eles podem realizar autonomamente tarefas em nome de um usuário ou de outro sistema. Por exemplo, Dolos o Buly” é um agente de IA que pesquisa menções no X (anteriormente Twitter) e responde sarcasticamente ou humoristicamente a threads para maximizar o envolvimento.
Vários inovadores aproveitaram a tecnologia blockchain para criar agentes de IA e um token correspondente. Embora ainda esteja em seus estágios iniciais, essa inovação ganhou tração. A capitalização de mercado dos tokens de IA atingiu $70 bilhões em junho de 2024.
Após a vitória de Donald Trump nas eleições dos EUA no ano passado, os defensores da criptomoeda esperavam um ano favorável. Em suas campanhas de 2024, Trump afirmou taticamente que sua administração apoiaria a evolução da cripto.
O token Trump (TRUMP) foi lançado em janeiro de 2025. Os desenvolvedores promoveram o TRUMP como um criptoativo, celebrando o presidente dos EUA. O token TRUMP superou praticamente todas as criptomoedas naquela semana. Em 24 horas, o TRUMP subiu de US$ 6,2 para US$ 75,3. Sem dúvida, investidores e cruzadores obtiveram enormes lucros com a nova moeda.
O apoio do Presidente dos EUA às criptomoedas não diminuiu. Em 7 de março de 2025, Donald Trump assinou uma ordem executiva para os Estados estabelecerem uma reserva estratégica de Bitcoin. Embora essa ação não tenha impactado positivamente o preço do BTC, os investidores de criptomoedas estão mais confiantes em utilizar e investir em Bitcoin do que estavam há alguns anos.
Origem: Bitbo.io
A trajetória de preços do Bitcoin na corrida de alta de 2020/2021 é semelhante ao ciclo de 2024/25. Em primeiro lugar, o preço do BTC não disparou exponencialmente imediatamente após seu halving. O halving de 2020 foi no 11º dia de maio, mas só em novembro de 2020 é que a principal criptomoeda rompeu sua faixa de preço. O BTC foi avaliado em cerca de $13,700 no início de novembro de 2020, mas fechou o mês em torno de $18,900, registrando um aumento de 37,9% naquele mês. O Bitcoin fechou o ano sendo negociado em torno de $29,000.
Em 2024, o halving do Bitcoin ocorreu em 19 de abril. No entanto, só em novembro de 2024 é que o preço do BTC disparou. Tal como no ano do halving anterior, o BTC valorizou 37% em novembro de 2024.
Em segundo lugar, ocorreram correções significativas de preços durante os ciclos de alta de 2020/21 e 2024/25. Por exemplo, entre abril e julho de 2021, o valor do Bitcoin caiu mais de 50%. Eventualmente, a criptomoeda se recuperou e atingiu um valor recorde em novembro de 2021. Da mesma forma, a corrida de alta de 2024/25 foi acompanhada por uma significativa correção. Uma queda de preço de 30% é evidente quando comparamos o pico do BTC em dezembro de 2024 com o mínimo em março de 2025.
As enormes correções de preços experimentadas em ambos os ciclos revelam que os recuos são típicos mesmo em um mercado de alta.
Origem: Centro de Blockchain
Enquanto o Bitcoin atingiu novas máximas históricas em 2020/21 e 2024/25, a história tem sido bastante diferente para muitas altcoins. Apenas algumas das cinquenta principais criptomoedas, como Solana (SOL) e o token Gate (GT), atingiram novas máximas históricas no ciclo de 2024/25. Solana atingiu uma nova máxima histórica em 19 de janeiro de 2025. Este novo ATH foi auxiliado pela euforia em torno da moeda TRUMP, que foi lançada na rede Solana. Por outro lado, o token Gatetem mostrado constantemente força de alta em 2024 e 2025, apesar das recentes incertezas de mercado.
Ethereum negociou acima dos $4.000 em dezembro de 2024, mas atualmente negoceia em torno dos $1.800 em 30 de março de 2025. Isso coloca o ETH 62% abaixo de sua máxima histórica em novembro de 2021. Outros altcoins como Dogecoin, Cardano e Avalanche estão 77%, 78% e 86% abaixo de suas máximas históricas, respectivamente.
Além disso, o índice da temporada de altcoin, que mede o desempenho das 50 principais altcoins contra o Bitcoin, está atualmente em 22%. O índice subiu acima de 75% apenas na primeira semana de dezembro de 2024, e essa alta durou pouco.
Por outro lado, os dados do índice revelam a força das criptomoedas na corrida alcista anterior. Entre agosto e setembro de 2020, mais de 75% das criptomoedas superaram o Bitcoin.
Além disso, as criptomoedas fortaleceram entre março e junho de 2021, uma vez que o índice manteve um valor acima de 75% durante os 3 meses. Em resumo, as criptomoedas tiveram um desempenho melhor em 2020/2021 do que em 2024/2025.
Origem: TradingView
A imagem acima mostra o gráfico do BTC contra o USDT no período diário. O preço do Bitcoin formou o topo duplo, um famoso padrão de gráfico de baixa. O BTC também quebrou o decote, e o ativo de cripto parece estar a caminho da sua próxima zona de demanda. Isto fica um pouco abaixo da marca dos $70,000. Um bom volume de compra desta região poderia desencadear uma reversão de tendência e acender os touros novamente.
Vale a pena notar que muitos fatores fundamentais e técnicos podem afetar o preço de um ativo. A análise acima é apenas uma projeção de para onde o preço do Bitcoin poderia ser direcionado com base no padrão gráfico atual, e não deve ser tratado como aconselhamento financeiro.