A S&P Global Ratings atribuiu pela primeira vez uma classificação de crédito lixo à Strategy, com o risco de alta concentração a ser uma preocupação central.

De acordo com a Bloomberg, a Standard & Poor's Global Ratings classificou o rating de crédito da Strategy Inc. como lixo, devido a defeitos como a alta concentração em ativos de criptografia e uma baixa taxa de capitalização ajustada ao risco. A Standard & Poor's destacou o risco de liquidez dos títulos conversíveis e dos dividendos das ações preferenciais da empresa, e observou que os títulos conversíveis da Strategy podem vencer ao mesmo tempo que o preço do Bitcoin está sob pressão.

Atualmente, a classificação da empresa é B-, com uma perspetiva estável, e o valor justo dos Bitcoin que possui é de cerca de 74 bilhões de dólares, sendo que esses Bitcoins foram levantados através da emissão de dívida e ações.

A classificação de crédito da Strategy foi rebaixada, a alta concentração de ativos de criptografia levanta preocupações sobre o risco de default.

A S&P Global Ratings atribuiu recentemente a primeira classificação de crédito de nível lixo (Junk Level) à Strategy Inc. (anteriormente MicroStrategy), uma empresa liderada por Michael Saylor que se transformou de fabricante de software empresarial em acumuladora de Bitcoin. As principais fraquezas citadas pela S&P incluem: a alta concentração de ativos de criptografia, foco de negócios estreito, capital ajustado ao risco fraco e baixa liquidez em dólares. A empresa recebeu uma classificação de B-, seis níveis abaixo do grau de investimento, com perspectiva estável. Saylor apontou na plataforma X que esta é a primeira vez que uma empresa de custódia de Bitcoin recebe uma classificação de crédito. Esta classificação revela os riscos financeiros e os desafios de liquidez que estão ocultos no modelo de alocação de ativos corporativos em Bitcoin, sendo de grande importância para o setor financeiro de criptografia e investidores em Bitcoin.

Explicação da classificação S&P: O nível B- reflete o risco financeiro trazido pela volatilidade do Bitcoin

Os analistas de crédito da S&P rapidamente apontaram para uma posição de aproximadamente 74 bilhões de dólares em Bitcoin (BTC) de valor justo da Strategy. Esses Bitcoins foram acumulados principalmente através da emissão de dívida e receitas de ações. Apesar de a S&P reconhecer a abordagem “cautelosa” da Strategy na gestão de títulos conversíveis, expressou preocupações profundas sobre os riscos de liquidez existentes em seus arranjos de dívida.

Risco Central: Desajuste entre a enorme dívida em dólares e os ativos de criptografia

A Strategy acumulou quase 15 bilhões de dólares em títulos conversíveis e ações preferenciais, dos quais 5 bilhões de dólares em dívida conversível fora do dinheiro (Out-of-the-money convertible debt) começarão a vencer gradualmente em 2028. Além disso, até outubro de 2025, a empresa ainda precisará pagar mais de 640 milhões de dólares em dividendos de ações preferenciais anualmente.

A S&P destacou claramente que a estratégia apresenta um problema de “desvio de moeda (currency mismatch)”: apesar de a empresa possuir bilhões de dólares em ativos de Bitcoin, deve pagar o capital da dívida, juros e dividendos de ações preferenciais em dólares. Para arrecadar o caixa em dólares necessário para o pagamento de juros e dividendos, a empresa tem vendido ações ordinárias.

crise de pagamento ao vencimento: potencial incumprimento sob pressão de preço do BTC

Os analistas estão particularmente preocupados com o fato de que a dívida conversível da Strategy pode vencer ao mesmo tempo em que o preço do Bitcoin está sob pressão. A S&P alertou que, nesse cenário de pressão, a empresa pode ser forçada a liquidar seu Bitcoin a “preços deprimidos”, ou pode ter que reestruturar sua dívida conversível ou ações preferenciais, o que, segundo a S&P, “equivale a um default”. Isso soou o alarme para os investidores institucionais em Bitcoin, destacando o alto risco de comprar Bitcoin com dívida.


Contexto da transformação empresarial: O caminho da MicroStrategy para o Bitcoin da Strategy

A Strategy Inc. é uma empresa com sede em Tysons Corner, Virginia, cuja predecessora foi a MicroStrategy. Sob a liderança do cofundador Michael Saylor, a empresa completou, nos últimos cinco anos, uma notável transformação estratégica: de um fabricante tradicional de software empresarial, para o maior detentor de Bitcoin entre as empresas cotadas em bolsa do mundo.

A estratégia de Saylor é aproveitar os mercados de capitais (incluindo a emissão de Títulos conversíveis e ações) para levantar fundos e, em seguida, investir todo esse capital em Bitcoin. Até o início desta segunda-feira, a Strategy anunciou que comprou mais 43,4 milhões de dólares em Bitcoin nos últimos sete dias, aumentando seu total de holdings para 640.808 moedas, no valor de cerca de 73,7 bilhões de dólares. Essa ousada estratégia de alocação de ativos corporativos fez com que a trajetória das ações da Strategy estivesse altamente correlacionada com o preço do Bitcoin. Desde o início do ano, suas ações aumentaram 2%, enquanto o preço do Bitcoin subiu 22% no mesmo período.

Perspectivas de aumento de classificação e resposta do mercado: foco na melhoria da liquidez do dólar

A S&P acredita que a forte capacidade de acesso ao mercado de capitais da Strategy e a gestão prudente da estrutura de capital (como a ausência de dívidas com vencimento nos próximos 12 meses, principalmente financiando as operações através de capital próprio) compensam, em certa medida, os riscos mencionados acima.

A S&P apontou que a classificação da Strategy pode ser elevada, desde que a empresa consiga cumprir os seguintes pontos:

  1. Reduzir o uso de Títulos conversíveis.
  2. Aumentar a sua liquidez em dólares.
  3. Mesmo durante períodos de pressão no preço do Bitcoin, pode-se provar que possui uma forte capacidade de financiamento no mercado de capitais.

No entanto, a S&P continua a enfatizar: “Acreditamos que o Bitcoin apresenta riscos de mercado significativos e que não está correlacionado com os riscos de mercado tradicionais. Dado que a maior parte dos ativos da empresa está em Bitcoin e que a sua posição em Bitcoin pode continuar a crescer substancialmente, é muito provável que continuemos a considerar o capital como uma fraqueza.”

Apesar da reclassificação, as ações da Strategy subiram 2,3% na segunda-feira, fechando a 295,63 dólares por ação. O mercado pode já ter parcialmente absorvido o seu risco de ativos de criptografia, ou está à espera dos resultados financeiros do terceiro trimestre que a empresa irá anunciar esta quinta-feira.

Conclusão: Cuidado com a vulnerabilidade financeira do modelo “cofre de Bitcoin”

A S&P Global Ratings concedeu pela primeira vez uma classificação de lixo à Strategy, enviando um sinal claro para todas as empresas que alocam ativos de criptografia em Bitcoin: a alta volatilidade e a elevada concentração dos ativos de criptografia, combinadas com a exigência de pagamento rígido da dívida em dólares, trarão enormes riscos financeiros e de liquidez. Embora a Strategy tenha um forte apoio do mercado de capitais, a desajuste monetário e o potencial risco de liquidação forçada são os principais desafios que todos os modelos de tesouraria em Bitcoin precisam enfrentar. Esta classificação, sem dúvida, levará os reguladores e investidores no setor financeiro de criptografia a avaliar com mais cautela a exposição ao risco das empresas que detêm Bitcoin.

Você acha que a Strategy conseguirá gerenciar efetivamente a pressão de vencimento de sua enorme dívida após 2028, sem diluir a participação acionária dos acionistas ou realizar uma liquidação em grande escala dos ativos?

BTC-0.83%
Ver original
Esta página pode conter conteúdo de terceiros, que é fornecido apenas para fins informativos (não para representações/garantias) e não deve ser considerada como um endosso de suas opiniões pela Gate nem como aconselhamento financeiro ou profissional. Consulte a Isenção de responsabilidade para obter detalhes.
  • Recompensa
  • Comentário
  • Repostar
  • Compartilhar
Comentário
0/400
Sem comentários
  • Marcar
Negocie criptomoedas a qualquer hora e em qualquer lugar
qrCode
Escaneie o código para baixar o app da Gate
Comunidade
Português (Brasil)
  • 简体中文
  • English
  • Tiếng Việt
  • 繁體中文
  • Español
  • Русский
  • Français (Afrique)
  • Português (Portugal)
  • Bahasa Indonesia
  • 日本語
  • بالعربية
  • Українська
  • Português (Brasil)