2025.12.28 relatório diário



O mercado de fim de semana viu uma redução adicional na liquidez, e a taxa de troca também está a diminuir. O BTC tentou várias vezes ultrapassar os 90 mil dólares, mas foi sempre recuando.

Na próxima semana, não há muitos dados macroeconómicos importantes, apenas na quarta-feira haverá uma ata da reunião do Federal Reserve.

De acordo com as previsões da Chicago Mercantile Exchange, a maioria acredita que o Federal Reserve cortará as taxas de juro duas vezes em 2026, em março e julho, mantendo a taxa base em torno de 3%.

O relatório do Royal Bank of Canada (RBC) afirma que 3% é exatamente o nível atual de taxa neutra nos EUA.

Isto significa que, até o final de 2026, a política de aperto do Federal Reserve estará completamente encerrada.

No entanto, ao avaliar a política de taxas de juro, não se deve apenas olhar para quantas vezes irão cortar.

O mais importante é: o que ainda resta no arsenal do Federal Reserve?

Um é o corte de taxas. Uma taxa de 3% não é o limite inferior; se a economia precisar de estímulo, o Fed pode continuar a cortar as taxas a qualquer momento.

Outro é a nova forma de flexibilização quantitativa. O Federal Reserve já lançou o “Plano de Gestão de Reservas”, que equivale a uma injeção direcionada de fundos no mercado, com o último valor mensal de 40 bilhões de dólares.

Portanto, podemos ver que o Federal Reserve está bem equipado, calmo e confiante. Para o mercado de ações dos EUA, este é um ambiente de política relativamente favorável.

Se o Federal Reserve ficar nervoso, isso indica uma situação de emergência; manter a calma, na verdade, tem mais efeito dissuasor.

Um Federal Reserve que não libera tudo de uma vez consegue manter uma expectativa de afrouxamento por mais tempo, o que é um suporte real para o mercado.

Aumento na taxa de desemprego nos EUA afetará o corte de juros do Federal Reserve?

O presidente do Federal Reserve, Powell, já sugeriu várias vezes que o foco atual da política é “manter o emprego”, mesmo que isso signifique sacrificar parte da inflação.

Portanto, as mudanças no mercado de trabalho têm um grande impacto no mercado.

Atualmente, a taxa de desemprego mais recente atingiu 4,6%, o maior em quase quatro anos. Mas, ao analisar os dados, percebe-se que isso não foi causado por grandes demissões nas empresas.

A taxa de demissões nos EUA (1,2%) ainda está em níveis historicamente baixos. A subida na taxa de desemprego provavelmente se deve ao aumento no número de pessoas procurando emprego (aumento na oferta de mão-de-obra).

Além disso, com a restrição de imigração pelo Trump, a nova força de trabalho futura deve diminuir.

Portanto, esse aumento na taxa de desemprego é difícil de se sustentar por muito tempo. Atualmente, o mercado de trabalho nos EUA está na situação: as empresas não estão contratando, mas também não estão demitindo, permanecendo em um estado de observação contínua.

Com a prioridade do Federal Reserve de “manter o emprego”, o risco de emprego até 2026 não é tão grande, portanto, o impacto é limitado.

Com o Federal Reserve como garantia, é difícil uma queda drástica do mercado de ações

No mundo financeiro, existe um termo chamado “opção de venda do Federal Reserve”: significa que todos acreditam que, desde que o mercado de ações caia bastante, o Federal Reserve certamente intervirá para salvar o mercado.

Porque o Federal Reserve não tem escolha; o setor financeiro e a economia real estão demasiado ligados.

Se o mercado de ações cair 50%, não é apenas uma questão de investidores perderem dinheiro, mas também pode levar à redução dos fundos de pensão, à perda de confiança no consumo, à interrupção do financiamento empresarial, e a uma onda de desemprego em larga escala.

Esse custo é algo que qualquer governo não consegue suportar.

Especialmente em 2026, ano especial, com a troca de presidente do Federal Reserve em maio e as eleições intermediárias de Trump no final do ano.

Sob essa lógica política, nada representa melhor o desempenho do governo do que um mercado próspero.

Portanto, essa garantia implícita dá ao mercado confiança. Ela diz a todos os investidores: podem comprar com confiança, pois o espaço de queda já foi bloqueado pelas políticas.

Se o mercado realmente sofrer uma grande correção, isso não será um sinal de colapso, mas um prenúncio de uma grande injeção de liquidez do Federal Reserve, uma última oportunidade de entrar no mercado.
BTC0,62%
Ver original
post-image
Esta página pode conter conteúdo de terceiros, que é fornecido apenas para fins informativos (não para representações/garantias) e não deve ser considerada como um endosso de suas opiniões pela Gate nem como aconselhamento financeiro ou profissional. Consulte a Isenção de responsabilidade para obter detalhes.
  • Recompensa
  • Comentário
  • Repostar
  • Compartilhar
Comentário
0/400
Sem comentários
  • Marcar

Negocie criptomoedas a qualquer hora e em qualquer lugar
qrCode
Escaneie o código para baixar o app da Gate
Comunidade
Português (Brasil)
  • 简体中文
  • English
  • Tiếng Việt
  • 繁體中文
  • Español
  • Русский
  • Français (Afrique)
  • Português (Portugal)
  • Bahasa Indonesia
  • 日本語
  • بالعربية
  • Українська
  • Português (Brasil)