No mercado financeiro, seja negociação tradicional de ações ou negociação de criptomoedas, a venda a descoberto é um comportamento claramente definido e onipresente. Basicamente, vender a descoberto e comprar são contrapartes nas operações de mercado. Ao contrário da venda longa, a venda curta geralmente se refere ao processo de primeiro tomar empréstimos e depois vender e depois comprar para pagar mais tarde.
Nas vendas a descoberto, geralmente existem formadores de mercado servindo como uma plataforma intermediária de empréstimo, semelhante às operações de crédito. Usando esse modo de negociação, os investidores geralmente podem lucrar quando os preços continuam caindo.
Vamos tomar ações como um exemplo. Os investidores tomam ações emprestadas de uma corretora quando o preço das ações está alto e depois as vendem. Quando o preço das ações continua caindo, os investidores podem comprar ações no mercado e reembolsar a corretora, durante a qual os investidores ganharão o spread.
Após a leitura deste artigo, você conhecerá alguns casos de venda a descoberto no mercado financeiro tradicional, bem como diversos eventos típicos de venda a descoberto no mercado de criptomoedas.
Em geral, cada 'venda a descoberto' que aparece no mercado revela que algumas pessoas estão felizes e outras preocupadas. Afinal, por trás de cada evento está a redistribuição violenta dos fundos do mercado. Agora vamos aos incidentes de atiradores criados por operadores experientes.µ
“Vender é como desenterrar o coração e engoli-lo antes que ele pare de bater.” Dick Fuld, CEO do Lehman Brothers, um banco de investimentos, certa vez usou essa analogia.
O mercado de capital financeiro tradicional está em funcionamento há centenas de anos, desde então, eventos de venda a descoberto surgiram aqui e ali em seu desenvolvimento de longo prazo. Especialmente quando o mercado de ações se tornou um grande negócio, os incidentes de venda a descoberto ocorreram um após o outro.
Talvez, por um lado, toda venda a descoberto bem-sucedida seja um carnaval para os especuladores; por outro lado, a venda a descoberto nada mais é do que um veneno para os praticantes ou detentores de ativos vendidos a descoberto no mercado financeiro.
Do ponto de vista dos especialistas da indústria, o lado mais baixo é um “abutre necrófago” que está fazendo uma “caça cruel”. Muitas vezes aparece inadvertidamente e geralmente deixa as pessoas chocadas depois que desaparece.
(Fonte: jesselivermore.com)
Jesse Livermore vendeu ações a descoberto com sucesso em 1929, o que foi um típico evento de venda a descoberto na crise financeira da década de 1920. Tornou-se um dos maiores negócios na história do comércio financeiro.
Sua venda a descoberto demonstrou plenamente a sabedoria, paciência, coragem e dificuldades necessárias para transações financeiras. Provavelmente, apenas o caso em que Soros vendeu a libra britânica em 1992 pode rivalizar com esse incidente. Durante toda a transação, Soros obteve um lucro de $ 100 milhões em 9 dias, tornando-se uma das dez pessoas mais ricas do mundo na época.
Mesmo que Livermor fosse um operador financeiro tão experiente, chamado de avô dos especuladores a descoberto, esse é o registro mais brilhante que ele poderia fazer. Já há 20 anos, em 1929, ocorreu um incidente de venda a descoberto, o primeiro caso na história do desenvolvimento financeiro moderno. Como foi o primeiro, o trader deve ter sido o pioneiro das vendas a descoberto - Livermore.
Durante o crash do mercado de ações causado pela falta de liquidez em 1906-1907, Livermore triunfou no mercado baixista. Naquela época, ele notou a notícia de que a Northern Pacific e a Northern Railway emitiram novas ações, mas os acionistas poderiam pagar em parcelas.
Foi a primeira vez que tal notícia chegou a Wall Street. Livermore julgou que o mercado estava com poucos fundos. Poucos dias depois, outra grande empresa, a São Paulo, anunciou a emissão de novas ações, mas estipulou que o prazo de pagamento deveria ser antecipado às duas empresas acima. Livermore estava convencido de que havia um problema de falta de dinheiro, então ele fez decisivamente um grande número de pedidos curtos.
A partir do final de setembro de 1907, os mercados monetários ficaram mais tensos. No início de outubro, quando Livermore soube que os corretores estavam acumulando dinheiro e ninguém estava disposto a emprestá-lo, ele previu que o mercado de ações estava prestes a quebrar. Em 24 de outubro do mesmo ano, os mercados monetários dos Estados Unidos congelaram e nenhum banco central se dispôs a conceder empréstimos. Como resultado, o mercado de ações quebrou - um crash que rendeu a Livermore $ 1 milhão.
Posteriormente, Livermore previu com sucesso uma quebra do mercado em 1929, vendendo a descoberto todo o mercado de ações.
Livermore se tornou uma lenda viva por causa desses casos. Desde então, os investidores seguiram o exemplo e imitaram seus métodos de venda a descoberto. Muitos deles fizeram conquistas maiores do que Livermore.
Quando se trata de saber se um caso de venda a descoberto é típico ou não, as pessoas geralmente se concentram nas reviravoltas de um determinado evento de venda a descoberto e julgam se seu impacto é grande ou não.
Vale ressaltar que os incidentes de venda a descoberto não afetam apenas o mercado financeiro de ações de forma adversa. Pelo contrário, é porque um grande número de indivíduos ou instituições está envolvido em negócios de venda a descoberto que a emissão e negociação de várias ações tornaram-se gradualmente mais padronizadas.
Afinal, ser favorecido por vendedores a descoberto significa que existem certos problemas com uma determinada ação em si. Os últimos anos testemunharam o fato de que os notórios incidentes de venda a descoberto ocorrem principalmente em países em desenvolvimento tardio, onde o mercado financeiro é relativamente novo, ou ocorrem em capitais emergentes listadas em ações dos EUA.
Entre eles, uma série de incidentes de atiradores iniciados por Soros na década de 1990 são casos famosos do primeiro. A maioria dos leitores já ouviu falar deles.
O caso que citamos aqui é um dos incidentes típicos operados pela Muddy Waters ocorridos de 2010 a 2011. Uma série de eventos de venda a descoberto da Muddy Waters Research Company tocou com sucesso os nervos dos usuários na China e nos Estados Unidos, dois grandes países econômicos. Enquanto isso, os dois países lutam ferozmente nos ataques de venda a descoberto lançados por diferentes capitais emergentes. Até certo ponto, os incidentes de venda a descoberto executados pela Muddy Waters Research são bastante típicos.
(Fonte: wikipedia.org)
O papel principal do incidente - Muddy Waters Research Corporation dos Estados Unidos, foi criado no início de 2010 por Carson Bullock. No início de sua criação, a empresa declarou publicamente que limparia as sociedades por ações relacionadas à China e algumas empresas relacionadas aos Estados Unidos que tentavam pescar em águas turbulentas.
Então, como a Muddy Waters poderia obter lucro? Ele realiza pesquisas sobre as informações das empresas listadas e coopera com os investidores para reduzir as ações das empresas listadas e, em seguida, divulga relatórios de pesquisa negativos para reduzir o preço das ações. Ela inicia uma ação coletiva em nome de pequenos e médios acionistas por meio de advogados para reduzir ainda mais o preço das ações. Como resultado, a Muddy Waters, os operadores a descoberto e os advogados compartilham os lucros, enquanto as empresas listadas sofrem perdas.
Podemos dizer que a Muddy Waters Research colocou seus esforços para derrotar o capital listado em relatórios financeiros, preços de ações, etc., e realiza sistematicamente vendas a descoberto em virtude de opiniões públicas e meios legais.
Em 22 de novembro de 2011, a Focus Media, uma ação relacionada à China listada nos Estados Unidos, divulgou um relatório financeiro do terceiro trimestre, registrando excelente desempenho e um lucro líquido de US$ 62,2 milhões. No entanto, a Muddy Waters Research emitiu um relatório de pesquisa questionando seus ganhos, o que resultou em uma queda de 39,49% no preço de suas ações.
Muddy Waters tinha dúvidas sobre o relatório da Focus Media e acreditava que ele fazia uma declaração falsa sobre questões financeiras e questões de informações privilegiadas. Além disso, Muddy Waters posicionou as ações da Focus Media como uma “venda forte”.
Diante das dúvidas de Muddy Waters, a Focus Media deu uma resposta oficial em tempo hábil e explicou as dúvidas detalhadamente, ganhando assim a oportunidade em tempo e ganhando o apoio do Morgan Stanley, CLSA e outras instituições.
Embora dois escritórios de advocacia americanos tenham anunciado posteriormente que iniciariam uma investigação sobre a empresa em nome de todos os acionistas que compraram ações da Focus Media entre 30 de junho de 2009 e 20 de novembro de 2011. No entanto, o poderoso contra-ataque da Focus Media perturbou a operação de venda a descoberto de Muddy Waters, o que foi um raro fracasso.
Podemos dizer que essa operação de venda a descoberto foi um fracasso raro porque a Muddy Waters Research Company é uma instituição profissional de venda a descoberto que publicou um relatório de pesquisa de 30 páginas no início de sua criação visando a RINO Technology listada nos Estados Unidos. No relatório, cita uma série de evidências que apontam para a fraude da RINO, trazendo à tona seu relacionamento falsificado com o cliente, receita exagerada e uso de recursos arrecadados pela listagem para comprar imóveis de luxo. O preço das ações da RINO Technology caiu 15,07% no dia seguinte. A empresa foi suspensa diretamente no 8º dia e foi forçada a sair do mercado no 23º dia.
Após este incidente, a Muddy Waters Research tornou-se conhecida dos investidores chineses e tornou-se uma famosa instituição de venda a descoberto. Na subsequente ação de venda a descoberto contra a Focus Media, a Muddy Waters Research Company adotou o mesmo método, mas acabou sendo uma busca inútil.
Podemos tratar os dois casos de venda a descoberto lançados pela Muddy Waters Research como uma série. Embora não seja honesto, de fato soou o alarme para muitas empresas de ações relacionadas à China listadas nos Estados Unidos de que deveriam adotar uma abordagem mais honesta ao lidar com o mercado e os investidores.
Posteriormente, a Muddy Waters Research Company lançou muitas outras ações de venda a descoberto. Existem muitas instituições de venda a descoberto semelhantes no mercado hoje. Eles servem como supervisão disfarçada do capital de todas as partes e ajudam voluntariamente a otimizar o mercado.
Depois de conhecer alguns eventos de venda a descoberto no mercado financeiro tradicional, vamos dar uma olhada em alguns casos de venda a descoberto no mercado de criptomoedas.
Antes de começarmos a trabalhar, você precisa saber que a venda a descoberto no mercado de criptomoedas não é essencialmente diferente daquela nos mercados financeiros tradicionais. Mas eles não são exatamente iguais. No mercado de criptomoedas, aplicativos que suportam negociação de alta frequência e contratos inteligentes são comuns. Além disso, todo o mercado não possui um sistema regulatório padronizado semelhante ao mercado financeiro tradicional. Portanto, os investidores em criptomoedas são mais suscetíveis às mudanças de preço de várias criptomoedas e à influência da opinião pública. Além disso, os formadores de mercado, que existem há muito tempo no mercado, parecem tornar as vendas a descoberto mais frequentes no mercado de criptomoedas.
Após mais de dez anos de crescimento, o mercado de criptomoedas está inundado com uma grande quantidade de hot money, diversos investimentos e instituições de fundos no mercado financeiro tradicional, o que pode trazer algumas mudanças surpreendentes. Ao longo desses anos, os investidores também testemunharam tudo o que aconteceu no mercado de criptomoedas, desde a barbárie até um estado incivilizado.
Existem várias moedas tradicionais e altcoins no mercado. No entanto, é fácil entender que apenas as moedas mais bem classificadas podem ser vendidas. Afinal, a venda a descoberto de uma moeda sem uma grande quantidade de fundos de apoio não fará sentido.
Venda a descoberto nos primeiros dias
(Fonte: coindesk.com)
No início do mercado de criptomoedas, as pessoas ainda não haviam desenvolvido um consenso sobre o blockchain. A venda a descoberto foi voltada principalmente para o BTC. Além disso, o tamanho do mercado era pequeno. Não era grande e valioso o suficiente para sustentar a venda a descoberto.
Olhando para trás, o primeiro evento de venda a descoberto no mercado de criptomoedas ocorreu entre 2018 e 2020. As partes vendidas visavam o BTC, cujo preço estava subindo muito naquele momento.
O preço do BTC subiu de US$ 15.000 em três anos para um novo recorde histórico perto de US$ 30.000 em 2020. O mercado de criptomoedas era relativamente grande e o mercado de negociação de derivativos estava totalmente desenvolvido. Houve alguns eventos de venda a descoberto.
No entanto, devido ao anonimato da tecnologia blockchain, os operadores de venda a descoberto permaneceram desconhecidos e o paradeiro dos fundos não era tão aberto e claro quanto os eventos de venda a descoberto no mercado financeiro tradicional. A queda acentuada nos preços do BTC em fevereiro e novembro de 2018 foram raras oportunidades para os vendedores a descoberto. Alguns se beneficiaram generosamente no processo.
Muitos usuários de criptomoedas fizeram pedidos com alavancagem de 20x e até usaram ETH, EOS, BCH e outras moedas que eram mais voláteis na época. Mas os usuários em busca de emoção já haviam tentado várias alavancagens de 100 vezes.
Se analisarmos essa situação hoje, muitos usuários precisaram usar ações à vista para abrir posições vendidas. Grandes posições eram fáceis de liquidar. Pequenas posições pareciam render dinheiro, mas o valor líquido continuaria diminuindo. Neste caso, também foi necessário considerar a flutuação da taxa de câmbio da moeda legal. Afinal, quando diferentes moedas forem finalmente convertidas em diferentes moedas legais, isso acabaria sendo um déficit. Portanto, mesmo que fosse um mercado curto unilateral em andamento, os usuários precisavam continuar a cobrir suas posições, caso contrário ocorreriam situações semelhantes. Simplificando, se os usuários não calcularem claramente suas próprias posições e venderem a descoberto cegamente, é fácil sofrer perdas.
A tendência geral de alta de várias moedas tradicionais em todo o mercado de criptomoedas continuou até o primeiro semestre de 2022. Quando o mercado em geral estava passando por um processo de superaquecimento por um longo período, a maioria das partes vendidas não participava realmente da venda a descoberto. Pelo contrário, depois que todo o mercado estava em um estado frio em 2022, eventos de venda a descoberto visando diferentes moedas no mercado de criptografia surgiram um após o outro. Esse também é o estado normal do mercado em um inverno frio.
(Fonte: cybavo.com)
Nos últimos dois anos, o valor do mercado criptográfico atingiu trilhões de dólares após o grande desenvolvimento de todo o ecossistema criptográfico. O mercado agora é como um gigante. Imediatamente, subiu todo o caminho, mas rapidamente se transformou no mercado de baixa em que estamos hoje.
No primeiro e segundo trimestres de 2022, vários mercados financeiros foram de certa forma afetados pela subida das taxas de juro da Fed. Como resultado, o pânico dos investimentos envolveu o mercado. Certamente, o mercado criptográfico não foi exceção.
A tendência geral de queda atingiu fortemente a confiança do investidor no mercado de criptomoedas, e comentários pessimistas foram gradualmente galopantes. Os preços de várias moedas tradicionais começaram a cair ligeiramente. Depois disso, a batalha entre o mercado longo e o curto levou a uma queda no preço da UST que pode ser chamada de evento do cisne negro.
O núcleo do incidente gira em torno de LUNA e UST. Antes do início do incidente, a UST havia sido considerada uma bolha séria por muitos investidores devido a um grande número de emissões adicionais. Embora o modelo de token de dupla hélice fornecesse uma garantia para o mecanismo de ancoragem da UST ao dólar americano no estágio inicial, e os dois tokens pudessem ser consumidos e circulados em uma direção, a emissão contínua da UST enfraqueceu cada vez mais o valor de mercado da LUNA em o ecossistema Terra a um nível que não era suficiente para suprir toda a UST para manter o papel de stablecoin USD. Portanto, os usuários do ecossistema começaram a retirar seus fundos e a sair do mercado após um determinado nó de tempo, o que causou uma corrida e foi o início do colapso como um todo.
A UST precisa manter seu valor no papel, ou seja, ancorar um preço fixo de US$ 1. A avaliação do ecossistema Terra já ultrapassou dezenas de bilhões de dólares americanos no mercado, que é a falsa prosperidade causada pela emissão adicional de UST de longo prazo. Um grande número de investidores espera obter mais lucros mantendo a UST, o que gradualmente reduz a proporção de UST usada para queimar e moldar o LUNA. Com isso, o mercado mostra uma tendência de desconfiança no preço da UST.
Para mitigar esse declínio, a LFG introduziu o BTC para reservas ecológicas. No entanto, a LFG extraiu US$ 150 milhões de liquidez da UST do pool UST-3Crv para construir o pool 4Crv subsequente, o que reduziu a profundidade de capital do pool UST-3Crv para apenas cerca de US$ 700 milhões. Ou seja, os fundos preparados para lidar com os riscos de venda a descoberto diminuíram.
O lado baixinho que aproveitou esse momento para lucrar também aproveitou a chance. O bug apareceu no final de março de 2022, quando a LFG anunciou que começaria a comprar BTC e colocá-lo no cofre para ajudar a apoiar o UST. Então, a LFG começou a aumentar suas participações em BTC em 22 de março e, em 26 de março, tinha uma posição em BTC de mais de US$ 1 bilhão. Isso prenunciou o colapso subsequente da UST.
Em 1º de abril, a 4Crv anunciou a adição da UST. O lado vendido começou a aproveitar as brechas e começou a vender a descoberto. Primeiro, eles pegaram emprestado 100.000 BTC e trocaram 25% por UST. Ainda existem muitas especulações sobre o preço pelo qual os outros 75.000 BTC foram vendidos a descoberto, e sabe-se apenas que eles foram vendidos posteriormente. A LFG comprou 150.000 BTC entre 27 de março e 11 de abril, período em que o preço médio do BTC foi de US$ 42.000.
Imediatamente, o lado vendido aproveitou a oportunidade de 4Crv para movimentar a liquidez e usou uma certa quantidade de UST no pool UST-3Crv para consumir a liquidez do pool, causando uma certa proporção de desacoplamento (o ponto mais baixo foi 0,972). Eles criaram pânico no mercado. Então, a LFG começou a vender o BTC que possuía para defender a taxa de câmbio atrelada, o que colocou uma certa pressão de venda no BTC. Posteriormente, a ação do lado curto contra a UST começou oficialmente.
A Curve esgotou sua liquidez. Os Bears usaram parte de seus fundos restantes (cerca de US$ 650 milhões) para começar a vender na Binance. O pânico invadiu a mente de todos, o que causou uma verdadeira dissociação. Como resultado, os investidores se retiraram do mercado e a corrida começou a se espalhar.
Tanto o LFG quanto os shorts estavam vendendo BTC, o que acabou tornando a cadeia congestionada. Depois que a CEX suspendeu as retiradas da UST, os usuários entraram em pânico ainda mais ao se perguntarem quanto BTC teriam que vender para manter a paridade.
Por fim, o preço do BTC caiu 25% para US$ 31.300, de US$ 42.000 em 11 de abril. No final, o declínio do BTC acelerou, a UST quebrou completamente sua âncora e o lado vendido quebrou uma perna.
Nesse evento típico de venda a descoberto, ninguém pode prever com precisão o lucro final do lado vendido porque é provável que eles vendam LUNA a descoberto ao mesmo tempo. No entanto, se eles fechassem suas posições a um preço médio de $ 32.000, eles teriam ganho pelo menos $ 952 milhões com essa venda, enquanto o lado vendido não teria perdido mais de $ 20 milhões no contra-ataque de dumping da Curve. A séria dissociação da UST na Binance custou mais de US$ 100 milhões. Visto que isso não impede que o lado vendido finalmente obtenha um lucro total de cerca de US$ 800 milhões.
Olhando para todo o processo, podemos descobrir que o BTC é o núcleo desse incidente. Quando a LFG anunciou sua entrada no BTC, era fácil prever que eles continuariam a vender o BTC em troca da peg da UST para evitar a queda do preço do LUNA.
Antes da construção do 4Crv, a liquidez do 3Crv era muito baixa, o que fez com que o lado vendido esgotasse a liquidez com apenas US$ 350 milhões. Como resultado, o pânico em BTC e UST surgiu na mente dos usuários.
Esse incidente de venda a descoberto impactou diretamente todo o mercado de criptomoedas. Para manter o preço da UST, a LFG vendeu quase todos os seus ativos ao mercado à vista. Isso fez com que o preço do BTC caísse, o que, por sua vez, fez com que todas as outras moedas do mercado caíssem. E despertou pânico entre todos os investidores.
No geral, a campanha de venda a descoberto contra a LUNA e a UST foi uma venda a descoberto maliciosa e premeditada. Claro, isso tem muito a ver com o próprio projeto econômico do LFG. O sistema de token de dupla hélice parece estável e a âncora de preço também é baseada na moeda principal do BTC. No entanto, sob a premissa de que o mercado ainda não foi regulamentado e associado aos atributos criptográficos exclusivos dos investidores em blockchain, o projeto com tal design só pode adotar uma medida defensiva passiva em face do lado curto que finalmente levaria a vantagem da fraqueza da liquidez. Isso levaria a uma reação em cadeia que acabou causando uma queda que afetou todo o mercado de criptomoedas.
Muitos investidores se juntaram ao exército de vendas a descoberto e obtiveram lucros no incidente. Não podemos comentar sobre seu comportamento porque a venda a descoberto é um método de investimento razoável no mercado. O que é inegável é que este incidente tem um impacto significativo e é de fato um golpe frontal para todo o mercado de criptomoedas.
(Fonte: resources.curve.fi)
O ano de 2022 foi turbulento para todo o mercado cripto. As criptomoedas upstream foram afetadas pelo incidente da UST e todo o valor de mercado despencou. Como o cata-vento de todo o mercado, o preço do BTC também caiu repetidamente. Podemos dizer que enfrenta o maior risco de venda a descoberto. Sob tais circunstâncias, a saída de capital e fundos em todo o mercado está se acelerando, e a tendência geral de queda do mercado levou a mais eventos de venda a descoberto.
O recente evento de venda a descoberto contra o CRV fez com que o preço do CRV caísse muito em dois ou três dias. O mais baixo quase tocou $ 0,4. Porém, a plataforma Curve puxou o mercado, e o preço do CRV se recuperou.
Curiosamente, a entrada e a saída de fundos para vender CRV vieram da mesma conta criptográfica. Porém, após analisar todo o incidente, constatou-se que já em novembro do ano passado, uma empresa de auditoria chamada BlockSec alegou que a Curve tinha uma brecha muito grande, ou seja, fundos bloqueados por mais de um determinado período seriam roubados por hackers. . Em retrospectiva, a empresa interpretou mal o mecanismo de retirada de fundos na plataforma Curve. Na verdade, isso não é roubar, mas ajudar outras pessoas a sacar fundos bloqueados no contrato para obter 1% da receita. É uma medida para promover a liquidez ecológica.
Essa informação ainda causou desconforto e pânico entre muitos usuários do Curve. Embora a plataforma tenha emitido uma declaração a tempo e a BlockSec tenha excluído os tweets relevantes, ela ainda não conseguiu aumentar a confiança dos usuários. O preço do CRV continuou caindo.
Nesse caso, o lado vendido encontrou uma oportunidade de vender. Uma conta que apostou dezenas de milhões de dólares em USDC tomou emprestado um grande montante de CRV, e continuou aumentando as posições, visando vender o preço do CRV.
Diante dessa situação, o fundador da plataforma Curve tomou medidas para vender constantemente outras criptomoedas que possuía, continuou aumentando a margem da plataforma e prontamente divulgou o white paper do projeto da plataforma Curve, o que aumentou a confiança de muitos usuários indecisos.
Depois que o preço do CRV atingiu $ 0,4, o lado vendido não conseguiu fechar a posição. Além disso, a festa do projeto continuou a convidar vários influenciadores para oferecer apoio e publicou informações relevantes em diferentes canais da comunidade. Como resultado, o lado curto falhou.
No geral, o evento de venda a descoberto do CRV não pareceu ser muito diferente de eventos semelhantes no mercado criptográfico anterior. O motivo do contra-ataque bem-sucedido foi aumentar ao máximo a margem da plataforma por meio da manipulação do capital. Enquanto isso, aproveitou a opinião pública para manter efetivamente o interesse e a confiança dos usuários no projeto. No final, controlou o impacto da venda a descoberto dentro de um determinado intervalo sob a pressão do crash. Em seguida, inaugurou uma nova rodada de alta no preço da moeda após o incidente.
A venda a descoberto em si é apenas um mecanismo de negociação sem orientação de valor ou emoções. O lado vendido ou a instituição de venda a descoberto desempenha um papel neutro no mercado. Eles podem obter lucros com base na premissa de que o projeto revela informações incompletas ou mesmo falsas. Portanto, diferentes partes vendidas também são tratadas como necrófagas do mercado de capitais. Eles descobrem problemas e trazem o preço de volta a um nível razoável por meio de vendas a descoberto.
É muito provável que os vendedores a descoberto obtenham grandes lucros na venda a descoberto. Seja para o mercado financeiro tradicional ou para o mercado criptográfico, os riscos da venda a descoberto costumam ser de longo prazo, extensos e abrangentes. Simplificando, os investidores ou instituições que buscam oportunidades de venda a descoberto estão por toda parte e observam cada movimento do mercado por um longo tempo.
No entanto, é inegável que a venda a descoberto também é um jogo. Para ganhar mais espaço para a venda a descoberto, o lado a descoberto se concentrará em liderar a opinião pública. Eles enganam o mercado e trazem pânico aos investidores. O processo custa muito. Uma vez que a venda a descoberto se mostre um fracasso, os indivíduos ou instituições envolvidos também terão que arcar com as perdas correspondentes.
Em uma palavra, vender a descoberto não é um comportamento sujo ou justo, mas parte do mecanismo do mercado de capitais. A natureza de expansão do capital determina a ocorrência de ganância e malícia. O lado vendido é mais parecido com os especuladores por trás do mercado financeiro e é inerente a todo o ecossistema.
No mercado financeiro, seja negociação tradicional de ações ou negociação de criptomoedas, a venda a descoberto é um comportamento claramente definido e onipresente. Basicamente, vender a descoberto e comprar são contrapartes nas operações de mercado. Ao contrário da venda longa, a venda curta geralmente se refere ao processo de primeiro tomar empréstimos e depois vender e depois comprar para pagar mais tarde.
Nas vendas a descoberto, geralmente existem formadores de mercado servindo como uma plataforma intermediária de empréstimo, semelhante às operações de crédito. Usando esse modo de negociação, os investidores geralmente podem lucrar quando os preços continuam caindo.
Vamos tomar ações como um exemplo. Os investidores tomam ações emprestadas de uma corretora quando o preço das ações está alto e depois as vendem. Quando o preço das ações continua caindo, os investidores podem comprar ações no mercado e reembolsar a corretora, durante a qual os investidores ganharão o spread.
Após a leitura deste artigo, você conhecerá alguns casos de venda a descoberto no mercado financeiro tradicional, bem como diversos eventos típicos de venda a descoberto no mercado de criptomoedas.
Em geral, cada 'venda a descoberto' que aparece no mercado revela que algumas pessoas estão felizes e outras preocupadas. Afinal, por trás de cada evento está a redistribuição violenta dos fundos do mercado. Agora vamos aos incidentes de atiradores criados por operadores experientes.µ
“Vender é como desenterrar o coração e engoli-lo antes que ele pare de bater.” Dick Fuld, CEO do Lehman Brothers, um banco de investimentos, certa vez usou essa analogia.
O mercado de capital financeiro tradicional está em funcionamento há centenas de anos, desde então, eventos de venda a descoberto surgiram aqui e ali em seu desenvolvimento de longo prazo. Especialmente quando o mercado de ações se tornou um grande negócio, os incidentes de venda a descoberto ocorreram um após o outro.
Talvez, por um lado, toda venda a descoberto bem-sucedida seja um carnaval para os especuladores; por outro lado, a venda a descoberto nada mais é do que um veneno para os praticantes ou detentores de ativos vendidos a descoberto no mercado financeiro.
Do ponto de vista dos especialistas da indústria, o lado mais baixo é um “abutre necrófago” que está fazendo uma “caça cruel”. Muitas vezes aparece inadvertidamente e geralmente deixa as pessoas chocadas depois que desaparece.
(Fonte: jesselivermore.com)
Jesse Livermore vendeu ações a descoberto com sucesso em 1929, o que foi um típico evento de venda a descoberto na crise financeira da década de 1920. Tornou-se um dos maiores negócios na história do comércio financeiro.
Sua venda a descoberto demonstrou plenamente a sabedoria, paciência, coragem e dificuldades necessárias para transações financeiras. Provavelmente, apenas o caso em que Soros vendeu a libra britânica em 1992 pode rivalizar com esse incidente. Durante toda a transação, Soros obteve um lucro de $ 100 milhões em 9 dias, tornando-se uma das dez pessoas mais ricas do mundo na época.
Mesmo que Livermor fosse um operador financeiro tão experiente, chamado de avô dos especuladores a descoberto, esse é o registro mais brilhante que ele poderia fazer. Já há 20 anos, em 1929, ocorreu um incidente de venda a descoberto, o primeiro caso na história do desenvolvimento financeiro moderno. Como foi o primeiro, o trader deve ter sido o pioneiro das vendas a descoberto - Livermore.
Durante o crash do mercado de ações causado pela falta de liquidez em 1906-1907, Livermore triunfou no mercado baixista. Naquela época, ele notou a notícia de que a Northern Pacific e a Northern Railway emitiram novas ações, mas os acionistas poderiam pagar em parcelas.
Foi a primeira vez que tal notícia chegou a Wall Street. Livermore julgou que o mercado estava com poucos fundos. Poucos dias depois, outra grande empresa, a São Paulo, anunciou a emissão de novas ações, mas estipulou que o prazo de pagamento deveria ser antecipado às duas empresas acima. Livermore estava convencido de que havia um problema de falta de dinheiro, então ele fez decisivamente um grande número de pedidos curtos.
A partir do final de setembro de 1907, os mercados monetários ficaram mais tensos. No início de outubro, quando Livermore soube que os corretores estavam acumulando dinheiro e ninguém estava disposto a emprestá-lo, ele previu que o mercado de ações estava prestes a quebrar. Em 24 de outubro do mesmo ano, os mercados monetários dos Estados Unidos congelaram e nenhum banco central se dispôs a conceder empréstimos. Como resultado, o mercado de ações quebrou - um crash que rendeu a Livermore $ 1 milhão.
Posteriormente, Livermore previu com sucesso uma quebra do mercado em 1929, vendendo a descoberto todo o mercado de ações.
Livermore se tornou uma lenda viva por causa desses casos. Desde então, os investidores seguiram o exemplo e imitaram seus métodos de venda a descoberto. Muitos deles fizeram conquistas maiores do que Livermore.
Quando se trata de saber se um caso de venda a descoberto é típico ou não, as pessoas geralmente se concentram nas reviravoltas de um determinado evento de venda a descoberto e julgam se seu impacto é grande ou não.
Vale ressaltar que os incidentes de venda a descoberto não afetam apenas o mercado financeiro de ações de forma adversa. Pelo contrário, é porque um grande número de indivíduos ou instituições está envolvido em negócios de venda a descoberto que a emissão e negociação de várias ações tornaram-se gradualmente mais padronizadas.
Afinal, ser favorecido por vendedores a descoberto significa que existem certos problemas com uma determinada ação em si. Os últimos anos testemunharam o fato de que os notórios incidentes de venda a descoberto ocorrem principalmente em países em desenvolvimento tardio, onde o mercado financeiro é relativamente novo, ou ocorrem em capitais emergentes listadas em ações dos EUA.
Entre eles, uma série de incidentes de atiradores iniciados por Soros na década de 1990 são casos famosos do primeiro. A maioria dos leitores já ouviu falar deles.
O caso que citamos aqui é um dos incidentes típicos operados pela Muddy Waters ocorridos de 2010 a 2011. Uma série de eventos de venda a descoberto da Muddy Waters Research Company tocou com sucesso os nervos dos usuários na China e nos Estados Unidos, dois grandes países econômicos. Enquanto isso, os dois países lutam ferozmente nos ataques de venda a descoberto lançados por diferentes capitais emergentes. Até certo ponto, os incidentes de venda a descoberto executados pela Muddy Waters Research são bastante típicos.
(Fonte: wikipedia.org)
O papel principal do incidente - Muddy Waters Research Corporation dos Estados Unidos, foi criado no início de 2010 por Carson Bullock. No início de sua criação, a empresa declarou publicamente que limparia as sociedades por ações relacionadas à China e algumas empresas relacionadas aos Estados Unidos que tentavam pescar em águas turbulentas.
Então, como a Muddy Waters poderia obter lucro? Ele realiza pesquisas sobre as informações das empresas listadas e coopera com os investidores para reduzir as ações das empresas listadas e, em seguida, divulga relatórios de pesquisa negativos para reduzir o preço das ações. Ela inicia uma ação coletiva em nome de pequenos e médios acionistas por meio de advogados para reduzir ainda mais o preço das ações. Como resultado, a Muddy Waters, os operadores a descoberto e os advogados compartilham os lucros, enquanto as empresas listadas sofrem perdas.
Podemos dizer que a Muddy Waters Research colocou seus esforços para derrotar o capital listado em relatórios financeiros, preços de ações, etc., e realiza sistematicamente vendas a descoberto em virtude de opiniões públicas e meios legais.
Em 22 de novembro de 2011, a Focus Media, uma ação relacionada à China listada nos Estados Unidos, divulgou um relatório financeiro do terceiro trimestre, registrando excelente desempenho e um lucro líquido de US$ 62,2 milhões. No entanto, a Muddy Waters Research emitiu um relatório de pesquisa questionando seus ganhos, o que resultou em uma queda de 39,49% no preço de suas ações.
Muddy Waters tinha dúvidas sobre o relatório da Focus Media e acreditava que ele fazia uma declaração falsa sobre questões financeiras e questões de informações privilegiadas. Além disso, Muddy Waters posicionou as ações da Focus Media como uma “venda forte”.
Diante das dúvidas de Muddy Waters, a Focus Media deu uma resposta oficial em tempo hábil e explicou as dúvidas detalhadamente, ganhando assim a oportunidade em tempo e ganhando o apoio do Morgan Stanley, CLSA e outras instituições.
Embora dois escritórios de advocacia americanos tenham anunciado posteriormente que iniciariam uma investigação sobre a empresa em nome de todos os acionistas que compraram ações da Focus Media entre 30 de junho de 2009 e 20 de novembro de 2011. No entanto, o poderoso contra-ataque da Focus Media perturbou a operação de venda a descoberto de Muddy Waters, o que foi um raro fracasso.
Podemos dizer que essa operação de venda a descoberto foi um fracasso raro porque a Muddy Waters Research Company é uma instituição profissional de venda a descoberto que publicou um relatório de pesquisa de 30 páginas no início de sua criação visando a RINO Technology listada nos Estados Unidos. No relatório, cita uma série de evidências que apontam para a fraude da RINO, trazendo à tona seu relacionamento falsificado com o cliente, receita exagerada e uso de recursos arrecadados pela listagem para comprar imóveis de luxo. O preço das ações da RINO Technology caiu 15,07% no dia seguinte. A empresa foi suspensa diretamente no 8º dia e foi forçada a sair do mercado no 23º dia.
Após este incidente, a Muddy Waters Research tornou-se conhecida dos investidores chineses e tornou-se uma famosa instituição de venda a descoberto. Na subsequente ação de venda a descoberto contra a Focus Media, a Muddy Waters Research Company adotou o mesmo método, mas acabou sendo uma busca inútil.
Podemos tratar os dois casos de venda a descoberto lançados pela Muddy Waters Research como uma série. Embora não seja honesto, de fato soou o alarme para muitas empresas de ações relacionadas à China listadas nos Estados Unidos de que deveriam adotar uma abordagem mais honesta ao lidar com o mercado e os investidores.
Posteriormente, a Muddy Waters Research Company lançou muitas outras ações de venda a descoberto. Existem muitas instituições de venda a descoberto semelhantes no mercado hoje. Eles servem como supervisão disfarçada do capital de todas as partes e ajudam voluntariamente a otimizar o mercado.
Depois de conhecer alguns eventos de venda a descoberto no mercado financeiro tradicional, vamos dar uma olhada em alguns casos de venda a descoberto no mercado de criptomoedas.
Antes de começarmos a trabalhar, você precisa saber que a venda a descoberto no mercado de criptomoedas não é essencialmente diferente daquela nos mercados financeiros tradicionais. Mas eles não são exatamente iguais. No mercado de criptomoedas, aplicativos que suportam negociação de alta frequência e contratos inteligentes são comuns. Além disso, todo o mercado não possui um sistema regulatório padronizado semelhante ao mercado financeiro tradicional. Portanto, os investidores em criptomoedas são mais suscetíveis às mudanças de preço de várias criptomoedas e à influência da opinião pública. Além disso, os formadores de mercado, que existem há muito tempo no mercado, parecem tornar as vendas a descoberto mais frequentes no mercado de criptomoedas.
Após mais de dez anos de crescimento, o mercado de criptomoedas está inundado com uma grande quantidade de hot money, diversos investimentos e instituições de fundos no mercado financeiro tradicional, o que pode trazer algumas mudanças surpreendentes. Ao longo desses anos, os investidores também testemunharam tudo o que aconteceu no mercado de criptomoedas, desde a barbárie até um estado incivilizado.
Existem várias moedas tradicionais e altcoins no mercado. No entanto, é fácil entender que apenas as moedas mais bem classificadas podem ser vendidas. Afinal, a venda a descoberto de uma moeda sem uma grande quantidade de fundos de apoio não fará sentido.
Venda a descoberto nos primeiros dias
(Fonte: coindesk.com)
No início do mercado de criptomoedas, as pessoas ainda não haviam desenvolvido um consenso sobre o blockchain. A venda a descoberto foi voltada principalmente para o BTC. Além disso, o tamanho do mercado era pequeno. Não era grande e valioso o suficiente para sustentar a venda a descoberto.
Olhando para trás, o primeiro evento de venda a descoberto no mercado de criptomoedas ocorreu entre 2018 e 2020. As partes vendidas visavam o BTC, cujo preço estava subindo muito naquele momento.
O preço do BTC subiu de US$ 15.000 em três anos para um novo recorde histórico perto de US$ 30.000 em 2020. O mercado de criptomoedas era relativamente grande e o mercado de negociação de derivativos estava totalmente desenvolvido. Houve alguns eventos de venda a descoberto.
No entanto, devido ao anonimato da tecnologia blockchain, os operadores de venda a descoberto permaneceram desconhecidos e o paradeiro dos fundos não era tão aberto e claro quanto os eventos de venda a descoberto no mercado financeiro tradicional. A queda acentuada nos preços do BTC em fevereiro e novembro de 2018 foram raras oportunidades para os vendedores a descoberto. Alguns se beneficiaram generosamente no processo.
Muitos usuários de criptomoedas fizeram pedidos com alavancagem de 20x e até usaram ETH, EOS, BCH e outras moedas que eram mais voláteis na época. Mas os usuários em busca de emoção já haviam tentado várias alavancagens de 100 vezes.
Se analisarmos essa situação hoje, muitos usuários precisaram usar ações à vista para abrir posições vendidas. Grandes posições eram fáceis de liquidar. Pequenas posições pareciam render dinheiro, mas o valor líquido continuaria diminuindo. Neste caso, também foi necessário considerar a flutuação da taxa de câmbio da moeda legal. Afinal, quando diferentes moedas forem finalmente convertidas em diferentes moedas legais, isso acabaria sendo um déficit. Portanto, mesmo que fosse um mercado curto unilateral em andamento, os usuários precisavam continuar a cobrir suas posições, caso contrário ocorreriam situações semelhantes. Simplificando, se os usuários não calcularem claramente suas próprias posições e venderem a descoberto cegamente, é fácil sofrer perdas.
A tendência geral de alta de várias moedas tradicionais em todo o mercado de criptomoedas continuou até o primeiro semestre de 2022. Quando o mercado em geral estava passando por um processo de superaquecimento por um longo período, a maioria das partes vendidas não participava realmente da venda a descoberto. Pelo contrário, depois que todo o mercado estava em um estado frio em 2022, eventos de venda a descoberto visando diferentes moedas no mercado de criptografia surgiram um após o outro. Esse também é o estado normal do mercado em um inverno frio.
(Fonte: cybavo.com)
Nos últimos dois anos, o valor do mercado criptográfico atingiu trilhões de dólares após o grande desenvolvimento de todo o ecossistema criptográfico. O mercado agora é como um gigante. Imediatamente, subiu todo o caminho, mas rapidamente se transformou no mercado de baixa em que estamos hoje.
No primeiro e segundo trimestres de 2022, vários mercados financeiros foram de certa forma afetados pela subida das taxas de juro da Fed. Como resultado, o pânico dos investimentos envolveu o mercado. Certamente, o mercado criptográfico não foi exceção.
A tendência geral de queda atingiu fortemente a confiança do investidor no mercado de criptomoedas, e comentários pessimistas foram gradualmente galopantes. Os preços de várias moedas tradicionais começaram a cair ligeiramente. Depois disso, a batalha entre o mercado longo e o curto levou a uma queda no preço da UST que pode ser chamada de evento do cisne negro.
O núcleo do incidente gira em torno de LUNA e UST. Antes do início do incidente, a UST havia sido considerada uma bolha séria por muitos investidores devido a um grande número de emissões adicionais. Embora o modelo de token de dupla hélice fornecesse uma garantia para o mecanismo de ancoragem da UST ao dólar americano no estágio inicial, e os dois tokens pudessem ser consumidos e circulados em uma direção, a emissão contínua da UST enfraqueceu cada vez mais o valor de mercado da LUNA em o ecossistema Terra a um nível que não era suficiente para suprir toda a UST para manter o papel de stablecoin USD. Portanto, os usuários do ecossistema começaram a retirar seus fundos e a sair do mercado após um determinado nó de tempo, o que causou uma corrida e foi o início do colapso como um todo.
A UST precisa manter seu valor no papel, ou seja, ancorar um preço fixo de US$ 1. A avaliação do ecossistema Terra já ultrapassou dezenas de bilhões de dólares americanos no mercado, que é a falsa prosperidade causada pela emissão adicional de UST de longo prazo. Um grande número de investidores espera obter mais lucros mantendo a UST, o que gradualmente reduz a proporção de UST usada para queimar e moldar o LUNA. Com isso, o mercado mostra uma tendência de desconfiança no preço da UST.
Para mitigar esse declínio, a LFG introduziu o BTC para reservas ecológicas. No entanto, a LFG extraiu US$ 150 milhões de liquidez da UST do pool UST-3Crv para construir o pool 4Crv subsequente, o que reduziu a profundidade de capital do pool UST-3Crv para apenas cerca de US$ 700 milhões. Ou seja, os fundos preparados para lidar com os riscos de venda a descoberto diminuíram.
O lado baixinho que aproveitou esse momento para lucrar também aproveitou a chance. O bug apareceu no final de março de 2022, quando a LFG anunciou que começaria a comprar BTC e colocá-lo no cofre para ajudar a apoiar o UST. Então, a LFG começou a aumentar suas participações em BTC em 22 de março e, em 26 de março, tinha uma posição em BTC de mais de US$ 1 bilhão. Isso prenunciou o colapso subsequente da UST.
Em 1º de abril, a 4Crv anunciou a adição da UST. O lado vendido começou a aproveitar as brechas e começou a vender a descoberto. Primeiro, eles pegaram emprestado 100.000 BTC e trocaram 25% por UST. Ainda existem muitas especulações sobre o preço pelo qual os outros 75.000 BTC foram vendidos a descoberto, e sabe-se apenas que eles foram vendidos posteriormente. A LFG comprou 150.000 BTC entre 27 de março e 11 de abril, período em que o preço médio do BTC foi de US$ 42.000.
Imediatamente, o lado vendido aproveitou a oportunidade de 4Crv para movimentar a liquidez e usou uma certa quantidade de UST no pool UST-3Crv para consumir a liquidez do pool, causando uma certa proporção de desacoplamento (o ponto mais baixo foi 0,972). Eles criaram pânico no mercado. Então, a LFG começou a vender o BTC que possuía para defender a taxa de câmbio atrelada, o que colocou uma certa pressão de venda no BTC. Posteriormente, a ação do lado curto contra a UST começou oficialmente.
A Curve esgotou sua liquidez. Os Bears usaram parte de seus fundos restantes (cerca de US$ 650 milhões) para começar a vender na Binance. O pânico invadiu a mente de todos, o que causou uma verdadeira dissociação. Como resultado, os investidores se retiraram do mercado e a corrida começou a se espalhar.
Tanto o LFG quanto os shorts estavam vendendo BTC, o que acabou tornando a cadeia congestionada. Depois que a CEX suspendeu as retiradas da UST, os usuários entraram em pânico ainda mais ao se perguntarem quanto BTC teriam que vender para manter a paridade.
Por fim, o preço do BTC caiu 25% para US$ 31.300, de US$ 42.000 em 11 de abril. No final, o declínio do BTC acelerou, a UST quebrou completamente sua âncora e o lado vendido quebrou uma perna.
Nesse evento típico de venda a descoberto, ninguém pode prever com precisão o lucro final do lado vendido porque é provável que eles vendam LUNA a descoberto ao mesmo tempo. No entanto, se eles fechassem suas posições a um preço médio de $ 32.000, eles teriam ganho pelo menos $ 952 milhões com essa venda, enquanto o lado vendido não teria perdido mais de $ 20 milhões no contra-ataque de dumping da Curve. A séria dissociação da UST na Binance custou mais de US$ 100 milhões. Visto que isso não impede que o lado vendido finalmente obtenha um lucro total de cerca de US$ 800 milhões.
Olhando para todo o processo, podemos descobrir que o BTC é o núcleo desse incidente. Quando a LFG anunciou sua entrada no BTC, era fácil prever que eles continuariam a vender o BTC em troca da peg da UST para evitar a queda do preço do LUNA.
Antes da construção do 4Crv, a liquidez do 3Crv era muito baixa, o que fez com que o lado vendido esgotasse a liquidez com apenas US$ 350 milhões. Como resultado, o pânico em BTC e UST surgiu na mente dos usuários.
Esse incidente de venda a descoberto impactou diretamente todo o mercado de criptomoedas. Para manter o preço da UST, a LFG vendeu quase todos os seus ativos ao mercado à vista. Isso fez com que o preço do BTC caísse, o que, por sua vez, fez com que todas as outras moedas do mercado caíssem. E despertou pânico entre todos os investidores.
No geral, a campanha de venda a descoberto contra a LUNA e a UST foi uma venda a descoberto maliciosa e premeditada. Claro, isso tem muito a ver com o próprio projeto econômico do LFG. O sistema de token de dupla hélice parece estável e a âncora de preço também é baseada na moeda principal do BTC. No entanto, sob a premissa de que o mercado ainda não foi regulamentado e associado aos atributos criptográficos exclusivos dos investidores em blockchain, o projeto com tal design só pode adotar uma medida defensiva passiva em face do lado curto que finalmente levaria a vantagem da fraqueza da liquidez. Isso levaria a uma reação em cadeia que acabou causando uma queda que afetou todo o mercado de criptomoedas.
Muitos investidores se juntaram ao exército de vendas a descoberto e obtiveram lucros no incidente. Não podemos comentar sobre seu comportamento porque a venda a descoberto é um método de investimento razoável no mercado. O que é inegável é que este incidente tem um impacto significativo e é de fato um golpe frontal para todo o mercado de criptomoedas.
(Fonte: resources.curve.fi)
O ano de 2022 foi turbulento para todo o mercado cripto. As criptomoedas upstream foram afetadas pelo incidente da UST e todo o valor de mercado despencou. Como o cata-vento de todo o mercado, o preço do BTC também caiu repetidamente. Podemos dizer que enfrenta o maior risco de venda a descoberto. Sob tais circunstâncias, a saída de capital e fundos em todo o mercado está se acelerando, e a tendência geral de queda do mercado levou a mais eventos de venda a descoberto.
O recente evento de venda a descoberto contra o CRV fez com que o preço do CRV caísse muito em dois ou três dias. O mais baixo quase tocou $ 0,4. Porém, a plataforma Curve puxou o mercado, e o preço do CRV se recuperou.
Curiosamente, a entrada e a saída de fundos para vender CRV vieram da mesma conta criptográfica. Porém, após analisar todo o incidente, constatou-se que já em novembro do ano passado, uma empresa de auditoria chamada BlockSec alegou que a Curve tinha uma brecha muito grande, ou seja, fundos bloqueados por mais de um determinado período seriam roubados por hackers. . Em retrospectiva, a empresa interpretou mal o mecanismo de retirada de fundos na plataforma Curve. Na verdade, isso não é roubar, mas ajudar outras pessoas a sacar fundos bloqueados no contrato para obter 1% da receita. É uma medida para promover a liquidez ecológica.
Essa informação ainda causou desconforto e pânico entre muitos usuários do Curve. Embora a plataforma tenha emitido uma declaração a tempo e a BlockSec tenha excluído os tweets relevantes, ela ainda não conseguiu aumentar a confiança dos usuários. O preço do CRV continuou caindo.
Nesse caso, o lado vendido encontrou uma oportunidade de vender. Uma conta que apostou dezenas de milhões de dólares em USDC tomou emprestado um grande montante de CRV, e continuou aumentando as posições, visando vender o preço do CRV.
Diante dessa situação, o fundador da plataforma Curve tomou medidas para vender constantemente outras criptomoedas que possuía, continuou aumentando a margem da plataforma e prontamente divulgou o white paper do projeto da plataforma Curve, o que aumentou a confiança de muitos usuários indecisos.
Depois que o preço do CRV atingiu $ 0,4, o lado vendido não conseguiu fechar a posição. Além disso, a festa do projeto continuou a convidar vários influenciadores para oferecer apoio e publicou informações relevantes em diferentes canais da comunidade. Como resultado, o lado curto falhou.
No geral, o evento de venda a descoberto do CRV não pareceu ser muito diferente de eventos semelhantes no mercado criptográfico anterior. O motivo do contra-ataque bem-sucedido foi aumentar ao máximo a margem da plataforma por meio da manipulação do capital. Enquanto isso, aproveitou a opinião pública para manter efetivamente o interesse e a confiança dos usuários no projeto. No final, controlou o impacto da venda a descoberto dentro de um determinado intervalo sob a pressão do crash. Em seguida, inaugurou uma nova rodada de alta no preço da moeda após o incidente.
A venda a descoberto em si é apenas um mecanismo de negociação sem orientação de valor ou emoções. O lado vendido ou a instituição de venda a descoberto desempenha um papel neutro no mercado. Eles podem obter lucros com base na premissa de que o projeto revela informações incompletas ou mesmo falsas. Portanto, diferentes partes vendidas também são tratadas como necrófagas do mercado de capitais. Eles descobrem problemas e trazem o preço de volta a um nível razoável por meio de vendas a descoberto.
É muito provável que os vendedores a descoberto obtenham grandes lucros na venda a descoberto. Seja para o mercado financeiro tradicional ou para o mercado criptográfico, os riscos da venda a descoberto costumam ser de longo prazo, extensos e abrangentes. Simplificando, os investidores ou instituições que buscam oportunidades de venda a descoberto estão por toda parte e observam cada movimento do mercado por um longo tempo.
No entanto, é inegável que a venda a descoberto também é um jogo. Para ganhar mais espaço para a venda a descoberto, o lado a descoberto se concentrará em liderar a opinião pública. Eles enganam o mercado e trazem pânico aos investidores. O processo custa muito. Uma vez que a venda a descoberto se mostre um fracasso, os indivíduos ou instituições envolvidos também terão que arcar com as perdas correspondentes.
Em uma palavra, vender a descoberto não é um comportamento sujo ou justo, mas parte do mecanismo do mercado de capitais. A natureza de expansão do capital determina a ocorrência de ganância e malícia. O lado vendido é mais parecido com os especuladores por trás do mercado financeiro e é inerente a todo o ecossistema.