Alertas de Baleias: São Negociáveis?

Intermediário1/16/2025, 7:08:36 AM
O presente relatório avalia a validade destes pressupostos comummente defendidos. Depois de fornecer uma breve visão geral dos populares serviços de alerta de baleias disponíveis no mercado, explicamos como analisamos a relação entre grandes depósitos cambiais e os preços do BTC, ETH e SOL. Em seguida, apresentamos os resultados da análise, seguidos das principais conclusões e conclusões.

Resumo

  • Alertas de Baleia são populares porque grandes transações em cadeia são frequentemente vistas como precursores de atividade de venda iminente e como sinais de venda. Para avaliar essas alegações, analisamos a relação entre grandes depósitos de BTC, ETH e SOL na Binance e suas ações de preço.
  • Nossa análise de regressão mostrou valores baixos de R-quadrado (0,0017 a 0,0537) entre grandes depósitos em exchanges e ações subsequentes de preços. A redução dos dados para depósitos de VCs e MMs melhorou ligeiramente os valores de R-quadrado, mas sua utilidade prática como sinais de negociação permanece limitada. Os resultados sugerem fortemente que os depósitos de baleias em exchanges não possuem o poder preditivo para servir como sinais de negociação confiáveis.
  • As métricas on-chain são eficazes para outros fins, como analisar os fundamentos da blockchain, rastrear fluxos de fundos ilícitos ou explicar os movimentos de preços ex post. Elas irão atender melhor à indústria quando os investidores adotarem expectativas realistas sobre suas capacidades e limitações.

1. Introdução

Uma das características-chave que distinguem os ativos criptográficos dos outros é a disponibilidade pública dos seus registos de transações, armazenados num livro-razão distribuído. Esta transparência permitiu o desenvolvimento de várias ferramentas que tiram partido deste atributo único, conhecidas coletivamente como 'dados on-chain'. Uma dessas ferramentas são os 'alertas de baleias', serviços automatizados que notificam grandes transações criptográficas on-chain. São populares porque grandes transações são frequentemente interpretadas como um precursor de uma atividade de venda iminente e, assim, consideradas como 'sinais de venda' pelos negociadores.

Este relatório avalia a validade dessas suposições comumente aceitas. Após fornecer uma breve visão geral dos serviços populares de alerta de baleias disponíveis no mercado, explicamos como analisamos a relação entre grandes depósitos em exchanges e os preços de BTC, ETH e SOL. Em seguida, apresentamos os resultados da análise, seguidos das principais conclusões e pontos importantes.

2. Visão geral dos Alertas de Baleias

Whale alert refere-se a um serviço que acompanha e relata grandes transações de criptomoedas. Esses serviços surgiram com o crescimento do ecossistema de criptomoedas, destacando a apreciação dos participantes do mercado pela transparência possibilitada pela natureza sem permissão do blockchain.

2.1. História

O termo 'baleia' ganhou destaque com os primeiros adotantes, mineradores e investidores de Bitcoin (por exemplo, Satoshi Nakamoto, os gêmeos Winklevoss, F2Pool, Mt. Gox) acumulando grandes quantidades. Inicialmente, entusiastas que monitoravam exploradores de blockchain como o Blockchain.info notaram grandes transações e frequentemente as compartilhavam em fóruns como o Bitcointalk ou Reddit. Esses dados muitas vezes eram tecidos em narrativas que explicavam movimentos significativos no preço do BTC.

O crescente número de transações e baleias durante o mercado em alta de 2017 necessitou de soluções automatizadas para monitorização. Em 2018, uma equipa de desenvolvimento europeia lançou uma ferramenta chamada Whale Alert (com maiúscula para se distinguir do termo genérico para serviços semelhantes), que fornece rastreamento em tempo real de grandes transações de criptomoedas em várias blockchains e envia alertas via X, Telegram e plataformas web. Rapidamente se tornou popular entre os participantes do mercado em busca de sinais de negociação acionáveis.

Figura 1: Procurando Grandes Movimentos

Fonte: Whale Alert (@whale_alert)

2.2. Pressuposto Subjacente

Após o sucesso do Whale Alert, surgiram ao longo dos anos numerosas plataformas que oferecem serviços semelhantes, como resumido na Figura 2. Embora muitas plataformas mais recentes tenham adicionado recursos para contextualizar os alertas, o Whale Alert original continua focado em notificações simples e em tempo real e continua sendo o serviço mais popular, como evidenciado pelo grande número de seguidores no X. Uma característica comum entre todos esses serviços é a sua dependência da suposição de que transações grandes na cadeia, especialmente depósitos em exchanges, sinalizam uma atividade de venda iminente.

Figura 2: Serviços Populares de Alerta de Baleias

Fonte: Whale Alert, Lookonchain, Glassnode, Santiment, X, Presto Research

3. Avaliando a Eficácia do Signal

Os defensores dos serviços de alerta de baleias argumentam que as transferências de ativos on-chain para as bolsas muitas vezes precedem a liquidação, tornando-as um sinal de venda válido. Para verificar essa afirmação, analisamos como os preços dos criptoativos se comportaram imediatamente após grandes depósitos serem feitos em uma grande bolsa. Os parâmetros-chave da análise estão resumidos na Figura 3. Nossa hipótese é que, para que grandes depósitos cambiais sirvam como um sinal de negociação confiável, relações significativas devem ser observadas com os preços dos ativos correspondentes.

Figura 3: Parâmetros Chave Para Análise

Origem: Pesquisa Presto

3.1. Ativos, Exchanges, Período e Limite de Depósito

Nossa análise focou em três ativos criptográficos principais - BTC, ETH e SOL - e seus preços em USDT na Binance durante o período de 1 de janeiro de 2021 a 27 de dezembro de 2024. Este período foi escolhido para se alinhar com a duração operacional dos endereços de carteira atuais da Binance usados para agregar depósitos.

O limite de depósito é definido para refletir o fato de que a análise é, por razões práticas, baseada em dados de uma única exchange. Especificamente, usando os valores limites de $50M/$50M/$20M do Whale Alert para as baleias de BTC/ETH/SOL como referência, ajustamos para baixo os limites de depósito para $20M/$20M/$8M, aplicando a participação de 40% da Binance no volume global de negociações à vista.

3.2. Tipos de Entidades

Também isolámos depósitos feitos por entidades conhecidas e realizámos a mesma análise para a amostra de dados mais restrita para examinar se os depósitos de tipos específicos de entidades apresentam uma relação mais forte com os movimentos de preços. As entidades foram identificadas através da Arkham Intelligence e complementadas pela nossa própria investigação (Figura 4).

Figura 4: Entidades com Endereços Conhecidos

Fonte: Arkham Intelligence, Presto Research

3.3. Medindo Impactos no Mercado

Para avaliar a pressão de venda potencial proveniente de depósitos de baleias, fizemos as seguintes suposições:

  • A pressão de venda manifesta-se dentro de um período de tempo específico após um depósito superior ao limiar ser confirmado on-chain. Analisamos dois períodos de tempo: uma hora e seis horas.
  • O Rebaixamento Máximo (MDD) durante o intervalo designado serve como métrica para capturar o impacto no preço do depósito, se houver, filtrando efetivamente o ruído durante esse período.

3.4. Resultados

Os resultados da análise são mostrados da Figura 5 a 10.

Figura 5: Impacto do Depósito de BTC de Baleias (Todos)

Fonte: Binance, Dune Analytics, Presto Research

Figura 6: Impacto do Depósito de Baleias BTC (VCs & MMs Apenas)

Fonte: Binance, Dune Analytics, Presto Research

Figura 7: Impacto do Depósito de Baleias ETH (Todos)

Origem: Binance, Dune Analytics, Presto Research

Figura 8: Impacto do Depósito de WHALE de ETH (VCs & MMs Apenas)

Fonte: Binance, Dune Analytics, Presto Research

Figura 9: Impacto do Depósito de Baleia SOL (Todos)

Fonte: Binance, Dune Analytics, Presto Research

Figura 10: Impacto do Depósito de Baleia SOL (APENAS VCs e MMs)

Fonte: Binance, Dune Analytics, Presto Research

4. Takeaways

Os resultados, resumidos na Figura 11, fornecem três pontos-chave a serem destacados.

Em primeiro lugar, grandes depósitos em exchanges não são indicadores precisos de quedas de preço. Nenhum dos 12 cenários analisados apresentou um valor de R-quadrado significativo, que variou de 0,0017 a 0,0537.

Em segundo lugar, os depósitos por VCs e MMs podem ser ligeiramente melhores preditores, como evidenciado pela melhoria no R-quadrado para este subgrupo. Dito isto, a melhoria pode simplesmente refletir um ruído específico da amostra reduzido em vez de uma relação mais forte com a variável dependente. Além disso, os valores absolutos ainda são baixos, sugerindo que sua utilidade prática como sinais de negociação é limitada.

Em terceiro lugar, VCs e MMs dominaram os depósitos de baleias ETH. Eles representaram 61% dos depósitos de ETH (538 de 879), em comparação com 13% para BTC e 32% para SOL. Isso provavelmente reflete as características diferentes dos ativos: ETH, com sua utilidade Web3 versátil (por exemplo, taxas de gás, staking, colateral DeFi e meio de troca), é um ativo de alto volume de negociação, enquanto BTC, como reserva de valor, é mais estático.

Figura 11: Resumo dos Resultados

Fonte: Binance, Dune Analytics, Presto Research

5. Conclusão

Admitidamente, a nossa análise não está isenta de ressalvas. Embora tenhamos selecionado parâmetros que acreditamos melhor refletir a realidade, eles ainda podem parecer arbitrários. A análise de regressão tem limitações inerentes e depender exclusivamente de valores de R-quadrado para tirar conclusões firmes pode ser enganador por vezes.

Dito isto, a análise, apoiada pelo contexto e observações anedóticas, indica fortemente que os depósitos de baleias nas exchanges não têm poder preditivo suficiente para ser um sinal de negociação confiável. E aí reside uma visão importante sobre o uso mais amplo de métricas on-chain.

As métricas on-chain são sem dúvida ferramentas valiosas, especialmente para analisar fundamentos de blockchain ou rastrear fluxos de fundos ilícitos. Elas também podem ser úteis ao explicar movimentos de preços ex-post. No entanto, usá-las para prever mudanças de preço de curto prazo ex-ante é uma questão completamente diferente. O preço é uma função tanto da oferta quanto da demanda, enquanto os depósitos em exchanges representam apenas um dos muitos fatores que influenciam apenas o lado da oferta, se é que influenciam. A descoberta de preço é um processo complexo moldado por fundamentos, estrutura de mercado, fatores comportamentais (por exemplo, sentimento, expectativas) e ruído aleatório.

Em mercados de criptomoedas voláteis, onde os participantes constantemente buscam estratégias de negociação “à prova de falhas” e ilusórias, sempre haverá uma audiência cativada pela perceção de “magia” das métricas on-chain. Quando associadas a alguns fornecedores de dados excessivamente entusiastas ansiosos para exagerar a promessa de suas plataformas, a eficácia das métricas on-chain como sinal de negociação muitas vezes é exagerada. As métricas on-chain servirão muito melhor à indústria quando os investidores formarem expectativas realistas sobre suas capacidades e limitações.

Figura 12: Compreender a sua Capacidade e Limitações

Origem: New England Inns & Resorts

Aviso Legal:

  1. Este artigo foi reproduzido a partir de [Presto Research]. Todos os direitos autorais pertencem ao autor original [Peter Chung e Jaehyun Ha]. Se houver objeções a esta reedição, entre em contato com o Gate Aprenderequipa, e eles tratarão disso prontamente.
  2. Isenção de Responsabilidade: Os pontos de vista e opiniões expressos neste artigo são exclusivamente do autor e não constituem qualquer conselho de investimento.
  3. As traduções do artigo para outras línguas são feitas pela equipe de aprendizagem da Gate. A menos que mencionado, copiar, distribuir ou plagiar os artigos traduzidos é proibido.

Alertas de Baleias: São Negociáveis?

Intermediário1/16/2025, 7:08:36 AM
O presente relatório avalia a validade destes pressupostos comummente defendidos. Depois de fornecer uma breve visão geral dos populares serviços de alerta de baleias disponíveis no mercado, explicamos como analisamos a relação entre grandes depósitos cambiais e os preços do BTC, ETH e SOL. Em seguida, apresentamos os resultados da análise, seguidos das principais conclusões e conclusões.

Resumo

  • Alertas de Baleia são populares porque grandes transações em cadeia são frequentemente vistas como precursores de atividade de venda iminente e como sinais de venda. Para avaliar essas alegações, analisamos a relação entre grandes depósitos de BTC, ETH e SOL na Binance e suas ações de preço.
  • Nossa análise de regressão mostrou valores baixos de R-quadrado (0,0017 a 0,0537) entre grandes depósitos em exchanges e ações subsequentes de preços. A redução dos dados para depósitos de VCs e MMs melhorou ligeiramente os valores de R-quadrado, mas sua utilidade prática como sinais de negociação permanece limitada. Os resultados sugerem fortemente que os depósitos de baleias em exchanges não possuem o poder preditivo para servir como sinais de negociação confiáveis.
  • As métricas on-chain são eficazes para outros fins, como analisar os fundamentos da blockchain, rastrear fluxos de fundos ilícitos ou explicar os movimentos de preços ex post. Elas irão atender melhor à indústria quando os investidores adotarem expectativas realistas sobre suas capacidades e limitações.

1. Introdução

Uma das características-chave que distinguem os ativos criptográficos dos outros é a disponibilidade pública dos seus registos de transações, armazenados num livro-razão distribuído. Esta transparência permitiu o desenvolvimento de várias ferramentas que tiram partido deste atributo único, conhecidas coletivamente como 'dados on-chain'. Uma dessas ferramentas são os 'alertas de baleias', serviços automatizados que notificam grandes transações criptográficas on-chain. São populares porque grandes transações são frequentemente interpretadas como um precursor de uma atividade de venda iminente e, assim, consideradas como 'sinais de venda' pelos negociadores.

Este relatório avalia a validade dessas suposições comumente aceitas. Após fornecer uma breve visão geral dos serviços populares de alerta de baleias disponíveis no mercado, explicamos como analisamos a relação entre grandes depósitos em exchanges e os preços de BTC, ETH e SOL. Em seguida, apresentamos os resultados da análise, seguidos das principais conclusões e pontos importantes.

2. Visão geral dos Alertas de Baleias

Whale alert refere-se a um serviço que acompanha e relata grandes transações de criptomoedas. Esses serviços surgiram com o crescimento do ecossistema de criptomoedas, destacando a apreciação dos participantes do mercado pela transparência possibilitada pela natureza sem permissão do blockchain.

2.1. História

O termo 'baleia' ganhou destaque com os primeiros adotantes, mineradores e investidores de Bitcoin (por exemplo, Satoshi Nakamoto, os gêmeos Winklevoss, F2Pool, Mt. Gox) acumulando grandes quantidades. Inicialmente, entusiastas que monitoravam exploradores de blockchain como o Blockchain.info notaram grandes transações e frequentemente as compartilhavam em fóruns como o Bitcointalk ou Reddit. Esses dados muitas vezes eram tecidos em narrativas que explicavam movimentos significativos no preço do BTC.

O crescente número de transações e baleias durante o mercado em alta de 2017 necessitou de soluções automatizadas para monitorização. Em 2018, uma equipa de desenvolvimento europeia lançou uma ferramenta chamada Whale Alert (com maiúscula para se distinguir do termo genérico para serviços semelhantes), que fornece rastreamento em tempo real de grandes transações de criptomoedas em várias blockchains e envia alertas via X, Telegram e plataformas web. Rapidamente se tornou popular entre os participantes do mercado em busca de sinais de negociação acionáveis.

Figura 1: Procurando Grandes Movimentos

Fonte: Whale Alert (@whale_alert)

2.2. Pressuposto Subjacente

Após o sucesso do Whale Alert, surgiram ao longo dos anos numerosas plataformas que oferecem serviços semelhantes, como resumido na Figura 2. Embora muitas plataformas mais recentes tenham adicionado recursos para contextualizar os alertas, o Whale Alert original continua focado em notificações simples e em tempo real e continua sendo o serviço mais popular, como evidenciado pelo grande número de seguidores no X. Uma característica comum entre todos esses serviços é a sua dependência da suposição de que transações grandes na cadeia, especialmente depósitos em exchanges, sinalizam uma atividade de venda iminente.

Figura 2: Serviços Populares de Alerta de Baleias

Fonte: Whale Alert, Lookonchain, Glassnode, Santiment, X, Presto Research

3. Avaliando a Eficácia do Signal

Os defensores dos serviços de alerta de baleias argumentam que as transferências de ativos on-chain para as bolsas muitas vezes precedem a liquidação, tornando-as um sinal de venda válido. Para verificar essa afirmação, analisamos como os preços dos criptoativos se comportaram imediatamente após grandes depósitos serem feitos em uma grande bolsa. Os parâmetros-chave da análise estão resumidos na Figura 3. Nossa hipótese é que, para que grandes depósitos cambiais sirvam como um sinal de negociação confiável, relações significativas devem ser observadas com os preços dos ativos correspondentes.

Figura 3: Parâmetros Chave Para Análise

Origem: Pesquisa Presto

3.1. Ativos, Exchanges, Período e Limite de Depósito

Nossa análise focou em três ativos criptográficos principais - BTC, ETH e SOL - e seus preços em USDT na Binance durante o período de 1 de janeiro de 2021 a 27 de dezembro de 2024. Este período foi escolhido para se alinhar com a duração operacional dos endereços de carteira atuais da Binance usados para agregar depósitos.

O limite de depósito é definido para refletir o fato de que a análise é, por razões práticas, baseada em dados de uma única exchange. Especificamente, usando os valores limites de $50M/$50M/$20M do Whale Alert para as baleias de BTC/ETH/SOL como referência, ajustamos para baixo os limites de depósito para $20M/$20M/$8M, aplicando a participação de 40% da Binance no volume global de negociações à vista.

3.2. Tipos de Entidades

Também isolámos depósitos feitos por entidades conhecidas e realizámos a mesma análise para a amostra de dados mais restrita para examinar se os depósitos de tipos específicos de entidades apresentam uma relação mais forte com os movimentos de preços. As entidades foram identificadas através da Arkham Intelligence e complementadas pela nossa própria investigação (Figura 4).

Figura 4: Entidades com Endereços Conhecidos

Fonte: Arkham Intelligence, Presto Research

3.3. Medindo Impactos no Mercado

Para avaliar a pressão de venda potencial proveniente de depósitos de baleias, fizemos as seguintes suposições:

  • A pressão de venda manifesta-se dentro de um período de tempo específico após um depósito superior ao limiar ser confirmado on-chain. Analisamos dois períodos de tempo: uma hora e seis horas.
  • O Rebaixamento Máximo (MDD) durante o intervalo designado serve como métrica para capturar o impacto no preço do depósito, se houver, filtrando efetivamente o ruído durante esse período.

3.4. Resultados

Os resultados da análise são mostrados da Figura 5 a 10.

Figura 5: Impacto do Depósito de BTC de Baleias (Todos)

Fonte: Binance, Dune Analytics, Presto Research

Figura 6: Impacto do Depósito de Baleias BTC (VCs & MMs Apenas)

Fonte: Binance, Dune Analytics, Presto Research

Figura 7: Impacto do Depósito de Baleias ETH (Todos)

Origem: Binance, Dune Analytics, Presto Research

Figura 8: Impacto do Depósito de WHALE de ETH (VCs & MMs Apenas)

Fonte: Binance, Dune Analytics, Presto Research

Figura 9: Impacto do Depósito de Baleia SOL (Todos)

Fonte: Binance, Dune Analytics, Presto Research

Figura 10: Impacto do Depósito de Baleia SOL (APENAS VCs e MMs)

Fonte: Binance, Dune Analytics, Presto Research

4. Takeaways

Os resultados, resumidos na Figura 11, fornecem três pontos-chave a serem destacados.

Em primeiro lugar, grandes depósitos em exchanges não são indicadores precisos de quedas de preço. Nenhum dos 12 cenários analisados apresentou um valor de R-quadrado significativo, que variou de 0,0017 a 0,0537.

Em segundo lugar, os depósitos por VCs e MMs podem ser ligeiramente melhores preditores, como evidenciado pela melhoria no R-quadrado para este subgrupo. Dito isto, a melhoria pode simplesmente refletir um ruído específico da amostra reduzido em vez de uma relação mais forte com a variável dependente. Além disso, os valores absolutos ainda são baixos, sugerindo que sua utilidade prática como sinais de negociação é limitada.

Em terceiro lugar, VCs e MMs dominaram os depósitos de baleias ETH. Eles representaram 61% dos depósitos de ETH (538 de 879), em comparação com 13% para BTC e 32% para SOL. Isso provavelmente reflete as características diferentes dos ativos: ETH, com sua utilidade Web3 versátil (por exemplo, taxas de gás, staking, colateral DeFi e meio de troca), é um ativo de alto volume de negociação, enquanto BTC, como reserva de valor, é mais estático.

Figura 11: Resumo dos Resultados

Fonte: Binance, Dune Analytics, Presto Research

5. Conclusão

Admitidamente, a nossa análise não está isenta de ressalvas. Embora tenhamos selecionado parâmetros que acreditamos melhor refletir a realidade, eles ainda podem parecer arbitrários. A análise de regressão tem limitações inerentes e depender exclusivamente de valores de R-quadrado para tirar conclusões firmes pode ser enganador por vezes.

Dito isto, a análise, apoiada pelo contexto e observações anedóticas, indica fortemente que os depósitos de baleias nas exchanges não têm poder preditivo suficiente para ser um sinal de negociação confiável. E aí reside uma visão importante sobre o uso mais amplo de métricas on-chain.

As métricas on-chain são sem dúvida ferramentas valiosas, especialmente para analisar fundamentos de blockchain ou rastrear fluxos de fundos ilícitos. Elas também podem ser úteis ao explicar movimentos de preços ex-post. No entanto, usá-las para prever mudanças de preço de curto prazo ex-ante é uma questão completamente diferente. O preço é uma função tanto da oferta quanto da demanda, enquanto os depósitos em exchanges representam apenas um dos muitos fatores que influenciam apenas o lado da oferta, se é que influenciam. A descoberta de preço é um processo complexo moldado por fundamentos, estrutura de mercado, fatores comportamentais (por exemplo, sentimento, expectativas) e ruído aleatório.

Em mercados de criptomoedas voláteis, onde os participantes constantemente buscam estratégias de negociação “à prova de falhas” e ilusórias, sempre haverá uma audiência cativada pela perceção de “magia” das métricas on-chain. Quando associadas a alguns fornecedores de dados excessivamente entusiastas ansiosos para exagerar a promessa de suas plataformas, a eficácia das métricas on-chain como sinal de negociação muitas vezes é exagerada. As métricas on-chain servirão muito melhor à indústria quando os investidores formarem expectativas realistas sobre suas capacidades e limitações.

Figura 12: Compreender a sua Capacidade e Limitações

Origem: New England Inns & Resorts

Aviso Legal:

  1. Este artigo foi reproduzido a partir de [Presto Research]. Todos os direitos autorais pertencem ao autor original [Peter Chung e Jaehyun Ha]. Se houver objeções a esta reedição, entre em contato com o Gate Aprenderequipa, e eles tratarão disso prontamente.
  2. Isenção de Responsabilidade: Os pontos de vista e opiniões expressos neste artigo são exclusivamente do autor e não constituem qualquer conselho de investimento.
  3. As traduções do artigo para outras línguas são feitas pela equipe de aprendizagem da Gate. A menos que mencionado, copiar, distribuir ou plagiar os artigos traduzidos é proibido.
即刻開始交易
註冊並交易即可獲得
$100
和價值
$5500
理財體驗金獎勵!