falha de negociação estratégia: guia completo para transformar falhas de mercado em lucro

falha (gap de preço) o que é?

No gráfico de velas, a falha é um padrão muito importante que aparece em mercados de câmbio, futuros e ações. No mais antigo livro de investimento em análise técnica, "A Técnica das Velas Japonesas", é chamado de janela. A janela refere-se à existência de uma área onde quase não houve transações entre duas velas adjacentes no gráfico de um determinado intervalo de tempo, e na análise técnica ocidental é chamada de falha (GAP). A ocorrência de uma falha indica que a situação enfrentada pelos participantes do mercado está mudando, e que eventos significativos estão a impactar o mercado.

Em geral, as falhas que são alvo de análise são principalmente aquelas nos gráficos diários. Apenas as falhas que aparecem em gráficos de períodos superiores ao diário têm valor para análise e orientação de negociação, enquanto as falhas em gráficos intradiários, horários ou de minutos têm pouco valor de referência.

Em que situações as falhas tendem a ocorrer?

Caso 1: Falha na pausa e reinício do mercado

Enquanto o mercado está em pausa, os gráficos estão parados, mas os fundamentos podem mudar. Por exemplo, podem ocorrer conflitos geopolíticos ou eventos inesperados de "cisne negro". Essas mudanças podem afetar o sentimento do mercado e alterar o julgamento dos traders sobre a direção do mercado. Quando o mercado abre, forma-se uma falha.

O mercado de câmbio opera 24 horas por dia, exceto aos fins de semana, portanto, a falha de câmbio ocorre principalmente no início das negociações de segunda-feira. Por outro lado, os mercados de ações, futuros de índices e futuros de commodities têm horários de abertura e fechamento diários, e falhas ocorrem com frequência no início do mercado diariamente.

O mercado de criptoativos é negociado 24 horas por dia, 365 dias por ano, mas padrões semelhantes de falha podem ser observados após notícias significativas ou grandes eventos de mercado.

Caso 2: Falha devido à apresentação de dados

Os movimentos do câmbio são facilmente influenciados pelos indicadores econômicos de cada país, e especialmente durante a divulgação de dados econômicos importantes, eles podem sofrer grandes oscilações. Os dados dos Estados Unidos são os mais frequentes e os mais importantes. Por exemplo, o Produto Interno Bruto (PIB), a taxa de desemprego e as vendas no varejo, que os Estados Unidos divulgam regularmente. Como muitos desses dados são divulgados durante o horário de negociação, esse tipo de falha ocorre principalmente durante o dia de negociação.

No mercado de ativos digitais, também podem ocorrer falhas similares após anúncios regulatórios e eventos importantes, como atualizações de protocolos principais.

4 tipos de falha padrões explicados (classificação e significado)

Todas as tendências de gráficos em todos os intervalos de tempo podem ser divididas em duas categorias: tendência e consolidação (faixa), e a tendência pode ser ainda classificada em duas: alta e baixa. Após a formação de uma falha, existem quatro tipos:

1. Breakout falha

Normalmente, ocorre na posição de breakout de uma faixa de preço organizada, indicando o início de uma tendência. Um breakout para cima com uma linha de alta média ou uma linha de alta grande, ou um breakout para baixo com uma linha de baixa média ou uma linha de baixa grande, muitas vezes acompanhado de um volume de negociação significativo.

  • Acontece durante a quebra ou queda da zona de organização
  • Formar o início da tendência
  • Acompanhado de um aumento repentino no volume de transações

Abordagem de Negociação

Entre os quatro tipos de falha, esta falha de rompimento possui o maior valor analítico e valor de operação. Como método de posição experimental, entraremos com uma pequena posição ao final do dia de negociação. Se o mercado não preencher a falha e fizer uma leve consolidação na posição da falha por 2 a 3 dias, e se estabilizar na posição da média móvel de 5 dias, podemos aumentar a posição.

Aplicação no mercado de ativos digitais

No mercado de ativos digitais, como as transações estão disponíveis 24 horas por dia, as falhas de breakout são observadas principalmente após notícias de mercado importantes ou eventos de liquidez em grande escala. Os traders devem aplicar uma gestão de capital mais conservadora após esse tipo de falha e geralmente devem limitar-se a menos de 1-2% do capital de risco.

2. Runaway (fuga) falha

Normalmente ocorre durante a continuação da tendência após uma quebra. A probabilidade de a falha ser preenchida é de cerca de 50%, mas sempre atualiza novos máximos ou novos mínimos. Este tipo de falha torna-se uma área de suporte importante.

  • Ocorre durante uma tendência de alta ou baixa após uma quebra
  • Normalmente não se preenchem rapidamente
  • Continuar as tendências existentes

Abordagem de Negociação

A falha de runaway não é recomendada para iniciantes. Neste ponto, está um pouco longe do ponto de início da tendência, e há uma possibilidade de que as perdas sejam grandes caso ocorram julgamentos errados.

Usando as ferramentas de gráfico em plataformas de negociação populares, você pode identificar com precisão os níveis de falha e usá-los como suporte/resistência, melhorando assim a gestão de risco.

3. Exaustivo (depleção) falha

Após o preenchimento da falha durante a extensão da tendência, se o gráfico não atualizar novos máximos ou mínimos, isso significa que a tendência original se inverteu. Esta é a sua característica típica. Em seguida, espera-se pelo menos um ajuste em um nível superior. O volume de negociação no dia da formação da falha de exaustão é geralmente máximo, e espera-se uma redução do volume de negociação a seguir.

  • Aparece no final de uma tendência contínua, após a falha ter sido preenchida.
  • A falha no dia da negociação teve um volume muito alto, que claramente diminuiu depois.
  • Significa o fim da tendência

Abordagem de Negociação

A falha de escassez tem um nível de dificuldade técnica muito alto, e não recomendamos que investidores individuais tentem prever os mínimos ou máximos. Recomendamos entrar no mercado apenas depois que a tendência estiver clara.

No mercado de ativos digitais de alta volatilidade, ao negociar uma reversão após uma falha exaustiva, é necessário definir ordens de stop-loss mais rigorosas do que o habitual. Também é importante usar indicadores técnicos (como RSI e MACD) para verificar a natureza da falha.

4. Falha normal

Geralmente ocorre em mercados de faixa e é visto especialmente em mercados que variam intensamente em uma ampla faixa. Uma característica notável deste tipo de falha é que a falha é rapidamente preenchida e não tem um significado especial na análise.

Abordagem de Negociação

O principal papel da falha normal é que, para os traders que preferem a ação de preço de alta venda e baixa compra durante mercados em faixa, após a ocorrência de uma falha normal no mercado em faixa, a falha será sempre preenchida, permitindo que se saiba antecipadamente o preço-alvo.

No mercado de ativos digitais, este tipo de falha é frequentemente observado, especialmente em altcoins e tokens de pequena capitalização. Em mercados com baixa liquidez, é importante definir um stop loss adequado antes que a falha seja preenchida.

falha está preenchida o que significa?

A expressão "preencher a falha" refere-se ao fato de que, após a ocorrência de uma falha, em um período específico (geralmente três velas de tempo iguais ou mais), o intervalo de negociações entra na área da falha. Para falar de maneira figurativa: se compararmos a falha com uma janela, preencher a falha significa que uma vela aparece e fecha a janela.

Por que a falha é preenchida? Isso se deve ao fato de que a falha reflete o comportamento de compra ou venda impulsivo dos traders. Quando as emoções se acalmam e o volume de negociações diminui, a falha é preenchida.

A falha será necessariamente preenchida?

Teoricamente, todas as falhas de velas são preenchidas, mas esse fenômeno é frequentemente observado no comércio de ações. A falha reflete a relação de forças de compra e venda, e após a ocorrência de uma falha de rompimento, quando os fatores de estímulo do mercado são gradualmente digeridos, a falha é preenchida.

Geralmente, diz-se que o mercado é mais estável após a falha ser preenchida, mas existem mercados, como o índice Nasdaq do mercado de ações dos EUA, que continuaram a subir por 10 anos, subindo várias vezes sem que a falha fosse preenchida.

falha de estratégia de negociação

  1. Escanear todas as falha de ações que aumentaram ou diminuíram mais de 4% e adicioná-las à lista de observação. Estas ações têm uma alta probabilidade de apresentar grandes variações após o início do mercado, representando oportunidades de negociação.

  2. Preste atenção às flutuações após o início do mercado: Identifique os catalisadores que causaram a falha (receitas, notícias, dados divulgados, etc.).

  3. Verifique a continuidade da tendência: verifique se a tendência do mercado está alinhada com a direção da falha, aumentando a confiabilidade do comércio de falhas. Utilize ferramentas e indicadores de análise técnica para determinar a tendência do mercado. Por exemplo, você pode identificar níveis de suporte e resistência em múltiplos períodos.

  4. Uso de Ordens de Stop Loss: Em uma negociação de falha, é comum haver grandes variações de preço, portanto, é extremamente importante definir ordens de stop loss adequadas. As ordens de stop loss ajudam na gestão de riscos, limitando perdas potenciais e protegendo os fundos.

  5. Observação do volume de transações: O volume de transações da falha também é um indicador importante. Um alto volume de transações indica uma maior participação no mercado e pode aumentar a probabilidade de a falha ser preenchida.

Ao implementar a estratégia de falha, você pode verificar o calendário das empresas que divulgam relatórios de desempenho após o fechamento do mercado e configurar algumas ordens antes do fechamento do mercado.

Conclusão

A estratégia de trading de falha é um sistema de negociação estritamente definido que segue critérios específicos de entrada e saída. O objetivo do trailing stop é limitar as perdas e proteger os lucros.

Compreender a classificação das falhas acima e as possíveis tendências de preços subsequentes servirá como um guia sobre como aproveitar as falhas para obter lucros nas negociações de câmbio, futuros, ações e ativos criptográficos.

A negociação de falha é mais eficaz quando há uma gestão de risco adequada e uma estratégia clara. Especialmente em ambientes de alta volatilidade, como o mercado de criptoativos, uma gestão de capital adequada é essencial. Muitos traders profissionais garantem a sustentabilidade a longo prazo limitando o tamanho das posições a menos de 2-3% do capital de negociação.

Ver original
Esta página pode conter conteúdos de terceiros, que são fornecidos apenas para fins informativos (sem representações/garantias) e não devem ser considerados como uma aprovação dos seus pontos de vista pela Gate, nem como aconselhamento financeiro ou profissional. Consulte a Declaração de exoneração de responsabilidade para obter mais informações.
  • Recompensa
  • Comentar
  • Republicar
  • Partilhar
Comentar
0/400
Nenhum comentário
  • Fixar
Negocie cripto em qualquer lugar e a qualquer hora
qrCode
Digitalizar para transferir a aplicação Gate
Novidades
Português (Portugal)
  • 简体中文
  • English
  • Tiếng Việt
  • 繁體中文
  • Español
  • Русский
  • Français (Afrique)
  • Português (Portugal)
  • Bahasa Indonesia
  • 日本語
  • بالعربية
  • Українська
  • Português (Brasil)