Em termos de dados de utilizadores ativos, os utilizadores ativos diários da mainnet do Ethereum geralmente variam entre 400.000 e 500.000.
Origem: Etherscan
Para a camada 2, o Base domina com aproximadamente 1,5 milhão de usuários ativos diários. O Immutable tem cerca de 300.000, o Arbitrum cerca de 260.000 e o OP cerca de 90.000. Quando combinados com os dados da mainnet, o total é de menos de 3 milhões de usuários ativos diários.
Fonte: TokenTerminal
Os dados da Solana mostram um crescimento significativo a partir de 2024, seguindo um padrão clássico de crescimento em forma de S. Seus usuários ativos diários agora se estabilizam em torno de 5 milhões.
Origem: TokenTerminal
A partir dos dados de usuários ativos diários, Solana já ultrapassou o ecossistema Ethereum, com 5 milhões em comparação com 3 milhões.
Isso difere do boom anterior de dados da BSC, que ainda dependia da arquitetura EVM do Ethereum e foi fundamentalmente influenciado pelo design do Ethereum, assim não impactando significativamente a dominância do Ethereum. No entanto, a Solana emprega uma arquitetura completamente diferente, semelhante ao que a Chimpanzee Inc. pretende, tentando estabelecer seu próprio padrão. Se um grande influxo de usuários migrar para o ecossistema da Solana, isso poderia impulsionar a migração de projetos para a Solana.
Recentemente, exemplos como PENGU lançando tokens na Solana, juntamente com projetos DePin e o AI Agent favorecendo a emissão de ativos na Solana, destacam essa tendência. A emissão de ativos estimula ainda mais o volume de negociação em DEX. Isso pode ser ilustrado ao comparar os dados das DEXs mainstream.
Fonte: DeFillama
Existem ligeiras diferenças entre várias plataformas estatísticas relativamente a estes dados, mas isso não afeta a análise. Usando DefiLlama como exemplo, o volume de negociação dos ecossistemas Ethereum e Solana está aproximadamente no mesmo nível.
No entanto, em termos de taxas, Solana tem uma clara vantagem, principalmente porque os utilizadores de negociação de memes são menos sensíveis a taxas de transação elevadas.
As recentes classificações de receitas nas últimas 24 horas mostram que, além das stablecoins Tether e Circle, a maioria dos principais projetos pertence ao ecossistema Solana. Esses dados servem como um sinal valioso, refletindo a disposição dos usuários em pagar por produtos. Isso demonstra claramente que os projetos do ecossistema Solana são significativamente mais populares.
Outro ponto digno de nota é que a receita das próprias blockchains não é a mais alta. Por exemplo, Solana, Ethereum e Tron geram menos receita do que as aplicações mainstream em suas redes. Isso remete ao debate entre “protocolos robustos” e “aplicações robustas”. Atualmente, parece que as aplicações capturam mais valor.
Uma possível razão é que as aplicações em cada cadeia são amplamente dominadas por alguns grandes intervenientes. À medida que os ecossistemas se tornam mais extensos, este fenómeno deverá enfraquecer.
Fonte: DeFillama
O Relatório de Perspectivas da Fidelity Digital Assets 2025 [ FDA-2025-Look-Ahead-Report-V6.pdf] também compara Ethereum e Solana.
O relatório indica que o roadmap centrado em Rollup visa escalar o Ethereum enquanto mantém a usabilidade da blockchain da Camada 1. Apesar das taxas significativamente menores da Camada 1 após a atualização Deneb-Cancun, a equipe acredita que, embora a receita proveniente do mercado Blob possa não compensar imediatamente a queda de receita, essa mudança impulsionará efeitos de rede positivos a longo prazo.
A relação entre a Camada 2 e o Ethereum é mutuamente benéfica. A Camada 2 beneficia-se do Ethereum ao fornecer execução de transações de baixo custo e expandir ainda mais o ETH.
O gráfico a seguir ilustra a tendência no volume de Blob e nas taxas de Blob.
As taxas de Blob são vistas como um impulsionador positivo a longo prazo dos efeitos de rede do Ethereum, especialmente ao ajudar a Camada 2 a atrair mais usuários para interagir com o ETH. Isso não significa que o Ethereum está abrindo mão completamente de fluxos de caixa futuros. Os desenvolvedores sugerem que o objetivo final mais provável é que, com um crescimento significativo nos efeitos de rede, os fluxos de caixa se desenvolverão naturalmente.
Fonte: Relatório da Fidelity
Os desenvolvedores principais do Ethereum destacaram que as baixas taxas são um fator-chave impulsionando o crescimento dos usuários da Camada 2. Espera-se que até 2025, mais soluções da Camada 2 focadas em casos de uso específicos surjam. Embora Solana pareça ter uma vantagem a curto prazo, a força fundamental do Ethereum pode se mostrar mais sólida a longo prazo.
O token da Ethereum deve permanecer estável após a atualização Deneb-Cancun, com uma taxa de inflação anual estimada de 0,22% em 2024. O plano de escala da Ethereum visa aumentar gradualmente o número de blocos. O crescente número de blocos, combinado com a demanda do usuário da Camada 2, pode fazer com que as taxas totais da Ethereum ultrapassem a emissão anual de ETH.
O gráfico a seguir ilustra as taxas e o volume de transações para a Camada 1. Os dados mostram que, embora mais transações estejam ocorrendo na Camada 2, o volume de transações em Ethereum
A Camada 1 não diminuiu em comparação com antes da atualização, mesmo que as taxas de transação da Camada 1 tenham diminuído significativamente. Isso indica que, mesmo com o Ethereum priorizando melhorias na Camada 2, um grande número de usuários continua a escolher a Camada 1 para transações.
Origem: Relatório da Fidelity
A análise acima é baseada no cenário com 5 milhões de usuários ativos diários. No entanto, e se o número de usuários ativos diários aumentar para 50 milhões ou 500 milhões? Dadas as diferentes características de ambos os ecossistemas, em uma escala de 500 milhões de usuários ativos diários, os dois ecossistemas podem apresentar um cenário de “divisão de trabalho e cooperação”:
Solana tem maior probabilidade de se tornar a camada principal para aplicações de consumo, especialmente em cenários de transações de alta frequência e baixo valor, como jogos, mídia social e pagamentos.
Ethereum (e seu ecossistema Layer 2), por outro lado, poderia dominar os serviços institucionais e aplicações financeiras complexas, que envolvem transações de alto valor.
Em resumo, Solana tem uma vantagem maior em cenários de consumo puro devido à sua experiência do usuário semelhante à Web2 e recursos de alto desempenho.
No entanto, do ponto de vista da saúde e segurança do ecossistema a longo prazo, o ecossistema do Ethereum, com sua arquitetura modular e infraestrutura madura, é mais sustentável no suporte à adoção em larga escala. O caminho de desenvolvimento ideal pode ser para ambos os ecossistemas se desenvolverem em suas respectivas áreas de vantagem e promoverem em conjunto a adoção em larga escala da Web3. Claro, se o mercado crescer 100 vezes, o valor capturado pelo ETH pode não aumentar 100 vezes, com grande parte desse valor sendo capturado pela Camada 2 e pelas aplicações de camada superior.
Perspetiva do fundador da Solana
Embora a base de usuários do Ethereum seja menor do que a do Solana, é semelhante à forma como os telefones da Apple, com baixa quota de mercado, ainda geram a maior receita. O Ethereum está numa situação semelhante? Ainda não. Como a análise anterior mostra, o Ethereum está capturando muito pouco valor através da Camada 2, enquanto as aplicações na cadeia estão capturando uma quantidade significativa de valor.
Olhando de uma perspectiva de longo prazo, em um mercado de 500 milhões de usuários, Ethereum poderia dominar os serviços institucionais e aplicações financeiras complexas, semelhante ao modelo de negócios da Apple. Um número menor de transações de alto valor poderia gerar um valor econômico mais significativo. Com a maturidade do ecossistema Layer 2, Ethereum expandirá ainda mais sua competitividade em várias camadas de valor. A receita da cadeia pública é mais semelhante a pagar pelo espaço ou tamanho em bytes, em vez de valor do ativo, o que resulta em menor lucratividade. No entanto, as aplicações de camada superior têm mecanismos de cobrança mais flexíveis e podem capturar um valor mais alto. Ainda assim, por meio da abordagem de dimensionamento do Ethereum, se um ecossistema próspero da Camada 2 surgir, poderia reverter o problema atual de baixa captura de valor.
Refere-se à analogia do "Jogo dos Chimpanzés", a Solana assemelha-se ao modelo "Chimpanzee Inc.", onde a empresa precisa encontrar seu nicho de mercado. Atualmente, parece ser o mercado de negociação de tokens de meme e, posteriormente, pode visar expandir para novos mercados voláteis como agentes de IA. A captura de valor da Solana pode não ser tão significativa mesmo se tiver sucesso, pois os mercados de moedas de meme não dependem muito de arquitetura proprietária e têm baixos custos de mudança.
Com o desenvolvimento de carteiras que suportam funcionalidade multi-chain, o mercado de memes não está fortemente ligado à arquitetura subjacente do blockchain. O Ethereum estabeleceu uma base na indústria DeFi, que é a sua 'pista de boliche', uma vez que os custos de migração na DeFi são altos. Aqui é onde o Ethereum tem uma vantagem. O mercado de stablecoins tem altos custos de conversão, mas sua arquitetura não está ligada a blockchains específicos. Os altos custos de conversão do Bitcoin representam uma arquitetura não proprietária, indicando que os padrões da indústria blockchain não podem replicar a abordagem do 'Jogo do Chimpanzé'. O consenso parece ser um fator mais importante, com fortes efeitos de rede.
Os utilizadores não têm de estar limitados a um único ecossistema; podem negociar tokens meme na Solana e envolver-se em DeFi na Ethereum. As carteiras de cadeia completa ou abstração de cadeia podem tornar-se o novo ponto de competição, uma vez que as carteiras de cadeia completa são a aplicação mais próxima dos utilizadores, gerindo as soluções das suas chaves privadas, dados do utilizador, sistemas de identidade e as redes sociais resultantes, podendo potencialmente servir como o fosso da carteira.
CM: Solana é um investimento que vale a pena nesta rodada, semelhante ao Ethereum no ciclo anterior. Solana precisa fazer parte do mercado de memes desta vez. Solana ainda não considerou a importância da descentralização. Remover a descentralização do “trilema impossível” não dá a Solana uma clara vantagem. A longo prazo, ambas as ecossistemas têm suas respectivas vantagens no mercado, mas a irreplaceabilidade do Ethereum é mais forte. O próximo Solana pode aparecer, mas é difícil replicar o próximo Ethereum.
dz: Bitcoin, como reserva de valor, não tem concorrentes. Ethereum não requer permissão para o mercado financeiro global ou para servir como suporte da Camada 2. Solana, por outro lado, ainda é um meme casino com baixa substituibilidade.
[Sobre a E2M Research]
A pesquisa E2M From the Earth to the Moon concentra-se na pesquisa e aprendizagem nos setores de investimento e moeda digital.
Em termos de dados de utilizadores ativos, os utilizadores ativos diários da mainnet do Ethereum geralmente variam entre 400.000 e 500.000.
Origem: Etherscan
Para a camada 2, o Base domina com aproximadamente 1,5 milhão de usuários ativos diários. O Immutable tem cerca de 300.000, o Arbitrum cerca de 260.000 e o OP cerca de 90.000. Quando combinados com os dados da mainnet, o total é de menos de 3 milhões de usuários ativos diários.
Fonte: TokenTerminal
Os dados da Solana mostram um crescimento significativo a partir de 2024, seguindo um padrão clássico de crescimento em forma de S. Seus usuários ativos diários agora se estabilizam em torno de 5 milhões.
Origem: TokenTerminal
A partir dos dados de usuários ativos diários, Solana já ultrapassou o ecossistema Ethereum, com 5 milhões em comparação com 3 milhões.
Isso difere do boom anterior de dados da BSC, que ainda dependia da arquitetura EVM do Ethereum e foi fundamentalmente influenciado pelo design do Ethereum, assim não impactando significativamente a dominância do Ethereum. No entanto, a Solana emprega uma arquitetura completamente diferente, semelhante ao que a Chimpanzee Inc. pretende, tentando estabelecer seu próprio padrão. Se um grande influxo de usuários migrar para o ecossistema da Solana, isso poderia impulsionar a migração de projetos para a Solana.
Recentemente, exemplos como PENGU lançando tokens na Solana, juntamente com projetos DePin e o AI Agent favorecendo a emissão de ativos na Solana, destacam essa tendência. A emissão de ativos estimula ainda mais o volume de negociação em DEX. Isso pode ser ilustrado ao comparar os dados das DEXs mainstream.
Fonte: DeFillama
Existem ligeiras diferenças entre várias plataformas estatísticas relativamente a estes dados, mas isso não afeta a análise. Usando DefiLlama como exemplo, o volume de negociação dos ecossistemas Ethereum e Solana está aproximadamente no mesmo nível.
No entanto, em termos de taxas, Solana tem uma clara vantagem, principalmente porque os utilizadores de negociação de memes são menos sensíveis a taxas de transação elevadas.
As recentes classificações de receitas nas últimas 24 horas mostram que, além das stablecoins Tether e Circle, a maioria dos principais projetos pertence ao ecossistema Solana. Esses dados servem como um sinal valioso, refletindo a disposição dos usuários em pagar por produtos. Isso demonstra claramente que os projetos do ecossistema Solana são significativamente mais populares.
Outro ponto digno de nota é que a receita das próprias blockchains não é a mais alta. Por exemplo, Solana, Ethereum e Tron geram menos receita do que as aplicações mainstream em suas redes. Isso remete ao debate entre “protocolos robustos” e “aplicações robustas”. Atualmente, parece que as aplicações capturam mais valor.
Uma possível razão é que as aplicações em cada cadeia são amplamente dominadas por alguns grandes intervenientes. À medida que os ecossistemas se tornam mais extensos, este fenómeno deverá enfraquecer.
Fonte: DeFillama
O Relatório de Perspectivas da Fidelity Digital Assets 2025 [ FDA-2025-Look-Ahead-Report-V6.pdf] também compara Ethereum e Solana.
O relatório indica que o roadmap centrado em Rollup visa escalar o Ethereum enquanto mantém a usabilidade da blockchain da Camada 1. Apesar das taxas significativamente menores da Camada 1 após a atualização Deneb-Cancun, a equipe acredita que, embora a receita proveniente do mercado Blob possa não compensar imediatamente a queda de receita, essa mudança impulsionará efeitos de rede positivos a longo prazo.
A relação entre a Camada 2 e o Ethereum é mutuamente benéfica. A Camada 2 beneficia-se do Ethereum ao fornecer execução de transações de baixo custo e expandir ainda mais o ETH.
O gráfico a seguir ilustra a tendência no volume de Blob e nas taxas de Blob.
As taxas de Blob são vistas como um impulsionador positivo a longo prazo dos efeitos de rede do Ethereum, especialmente ao ajudar a Camada 2 a atrair mais usuários para interagir com o ETH. Isso não significa que o Ethereum está abrindo mão completamente de fluxos de caixa futuros. Os desenvolvedores sugerem que o objetivo final mais provável é que, com um crescimento significativo nos efeitos de rede, os fluxos de caixa se desenvolverão naturalmente.
Fonte: Relatório da Fidelity
Os desenvolvedores principais do Ethereum destacaram que as baixas taxas são um fator-chave impulsionando o crescimento dos usuários da Camada 2. Espera-se que até 2025, mais soluções da Camada 2 focadas em casos de uso específicos surjam. Embora Solana pareça ter uma vantagem a curto prazo, a força fundamental do Ethereum pode se mostrar mais sólida a longo prazo.
O token da Ethereum deve permanecer estável após a atualização Deneb-Cancun, com uma taxa de inflação anual estimada de 0,22% em 2024. O plano de escala da Ethereum visa aumentar gradualmente o número de blocos. O crescente número de blocos, combinado com a demanda do usuário da Camada 2, pode fazer com que as taxas totais da Ethereum ultrapassem a emissão anual de ETH.
O gráfico a seguir ilustra as taxas e o volume de transações para a Camada 1. Os dados mostram que, embora mais transações estejam ocorrendo na Camada 2, o volume de transações em Ethereum
A Camada 1 não diminuiu em comparação com antes da atualização, mesmo que as taxas de transação da Camada 1 tenham diminuído significativamente. Isso indica que, mesmo com o Ethereum priorizando melhorias na Camada 2, um grande número de usuários continua a escolher a Camada 1 para transações.
Origem: Relatório da Fidelity
A análise acima é baseada no cenário com 5 milhões de usuários ativos diários. No entanto, e se o número de usuários ativos diários aumentar para 50 milhões ou 500 milhões? Dadas as diferentes características de ambos os ecossistemas, em uma escala de 500 milhões de usuários ativos diários, os dois ecossistemas podem apresentar um cenário de “divisão de trabalho e cooperação”:
Solana tem maior probabilidade de se tornar a camada principal para aplicações de consumo, especialmente em cenários de transações de alta frequência e baixo valor, como jogos, mídia social e pagamentos.
Ethereum (e seu ecossistema Layer 2), por outro lado, poderia dominar os serviços institucionais e aplicações financeiras complexas, que envolvem transações de alto valor.
Em resumo, Solana tem uma vantagem maior em cenários de consumo puro devido à sua experiência do usuário semelhante à Web2 e recursos de alto desempenho.
No entanto, do ponto de vista da saúde e segurança do ecossistema a longo prazo, o ecossistema do Ethereum, com sua arquitetura modular e infraestrutura madura, é mais sustentável no suporte à adoção em larga escala. O caminho de desenvolvimento ideal pode ser para ambos os ecossistemas se desenvolverem em suas respectivas áreas de vantagem e promoverem em conjunto a adoção em larga escala da Web3. Claro, se o mercado crescer 100 vezes, o valor capturado pelo ETH pode não aumentar 100 vezes, com grande parte desse valor sendo capturado pela Camada 2 e pelas aplicações de camada superior.
Perspetiva do fundador da Solana
Embora a base de usuários do Ethereum seja menor do que a do Solana, é semelhante à forma como os telefones da Apple, com baixa quota de mercado, ainda geram a maior receita. O Ethereum está numa situação semelhante? Ainda não. Como a análise anterior mostra, o Ethereum está capturando muito pouco valor através da Camada 2, enquanto as aplicações na cadeia estão capturando uma quantidade significativa de valor.
Olhando de uma perspectiva de longo prazo, em um mercado de 500 milhões de usuários, Ethereum poderia dominar os serviços institucionais e aplicações financeiras complexas, semelhante ao modelo de negócios da Apple. Um número menor de transações de alto valor poderia gerar um valor econômico mais significativo. Com a maturidade do ecossistema Layer 2, Ethereum expandirá ainda mais sua competitividade em várias camadas de valor. A receita da cadeia pública é mais semelhante a pagar pelo espaço ou tamanho em bytes, em vez de valor do ativo, o que resulta em menor lucratividade. No entanto, as aplicações de camada superior têm mecanismos de cobrança mais flexíveis e podem capturar um valor mais alto. Ainda assim, por meio da abordagem de dimensionamento do Ethereum, se um ecossistema próspero da Camada 2 surgir, poderia reverter o problema atual de baixa captura de valor.
Refere-se à analogia do "Jogo dos Chimpanzés", a Solana assemelha-se ao modelo "Chimpanzee Inc.", onde a empresa precisa encontrar seu nicho de mercado. Atualmente, parece ser o mercado de negociação de tokens de meme e, posteriormente, pode visar expandir para novos mercados voláteis como agentes de IA. A captura de valor da Solana pode não ser tão significativa mesmo se tiver sucesso, pois os mercados de moedas de meme não dependem muito de arquitetura proprietária e têm baixos custos de mudança.
Com o desenvolvimento de carteiras que suportam funcionalidade multi-chain, o mercado de memes não está fortemente ligado à arquitetura subjacente do blockchain. O Ethereum estabeleceu uma base na indústria DeFi, que é a sua 'pista de boliche', uma vez que os custos de migração na DeFi são altos. Aqui é onde o Ethereum tem uma vantagem. O mercado de stablecoins tem altos custos de conversão, mas sua arquitetura não está ligada a blockchains específicos. Os altos custos de conversão do Bitcoin representam uma arquitetura não proprietária, indicando que os padrões da indústria blockchain não podem replicar a abordagem do 'Jogo do Chimpanzé'. O consenso parece ser um fator mais importante, com fortes efeitos de rede.
Os utilizadores não têm de estar limitados a um único ecossistema; podem negociar tokens meme na Solana e envolver-se em DeFi na Ethereum. As carteiras de cadeia completa ou abstração de cadeia podem tornar-se o novo ponto de competição, uma vez que as carteiras de cadeia completa são a aplicação mais próxima dos utilizadores, gerindo as soluções das suas chaves privadas, dados do utilizador, sistemas de identidade e as redes sociais resultantes, podendo potencialmente servir como o fosso da carteira.
CM: Solana é um investimento que vale a pena nesta rodada, semelhante ao Ethereum no ciclo anterior. Solana precisa fazer parte do mercado de memes desta vez. Solana ainda não considerou a importância da descentralização. Remover a descentralização do “trilema impossível” não dá a Solana uma clara vantagem. A longo prazo, ambas as ecossistemas têm suas respectivas vantagens no mercado, mas a irreplaceabilidade do Ethereum é mais forte. O próximo Solana pode aparecer, mas é difícil replicar o próximo Ethereum.
dz: Bitcoin, como reserva de valor, não tem concorrentes. Ethereum não requer permissão para o mercado financeiro global ou para servir como suporte da Camada 2. Solana, por outro lado, ainda é um meme casino com baixa substituibilidade.
[Sobre a E2M Research]
A pesquisa E2M From the Earth to the Moon concentra-se na pesquisa e aprendizagem nos setores de investimento e moeda digital.